Graduação e cursos

Conheça as graduações na área de Humanas

As graduações de Humanas são fundamentais para a construção da sociedade. Saiba mais sobre 5 delas a seguir!

5
minutos de leitura

As graduações de Humanas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais informada e reflexiva, pois trazem as relações entre as pessoas para o cerne de todas as suas teorias e embates. São elas as responsáveis por analisar intimamente o pensamento e intervir de certa forma sobre o comportamento humano dentro de diferentes contextos, como a fusão de empresas, o avanço da educação e até a guerra.

Ao escolher um curso dessa área, você terá a oportunidade de explorar uma variedade de perspectivas sobre questões sociais, éticas e culturais. Além de aprender muito mais sobre os outros e si mesmo ao longo do caminho.

Sente que está preparado para tal jornada? Então, veja abaixo sobre quais graduações de Humanas nós falaremos melhor nas próximas linhas.

Administração

Esse é o curso feito para pessoas que gostam de tomar decisões, negociar e desenvolver estratégias para empresas de todo e qualquer setor e tamanho, inclusive, startups. Afinal, o trabalho de um administrador é interligar departamentos e gerenciar o conjunto de atividades executadas de uma forma que seja sustentável e lucrativa a longo prazo.

Sua formação dentro da faculdade será conduzida de forma integrada, com foco em visão de negócios, para que você compreenda o ambiente em que atua e busque identificar as habilidades de um bom líder. Isso levando em conta que estamos em um mundo diversificado, superconectado e em constante mudança.

Os estudos abrirão portas para que você atue com finanças, negócios nacionais e internacionais, gestão de pessoas e logística e produção. A medida em que fizer estágios e conhecer o funcionamento do seu mercado de trabalho, você poderá avaliar melhor qual dessas carreiras pretende seguir.

Leia também:  Saiba direcionar sua formação em Administração à sustentabilidade

Direito

Desde os períodos iniciais você terá contato com disciplinas diretamente ligadas às ciências políticas. Haverá também a introdução a práticas interdisciplinares, mas, apesar disso, vale ressaltar que a leitura será uma habilidade da qual o seu desempenho como estudante e profissional dependerá diretamente.

O Direito é um curso para quem possui olhar crítico, facilidade para introspecção, interesse por causas sociais e disposição para compreender o funcionamento da sociedade como um todo. Você encontrará na sua grade curricular, por exemplo, matérias como hermenêutica, economia, antropologia e filosofia.

A partir do seu primeiro estágio, seus deveres e comportamentos éticos começarão a ser testados para que você se torne um bom profissional, que conhece a Lei e que também a respeita em sua integridade. Depois, com a aquisição da carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), você poderá trilhar diferentes caminhos.

Três deles são:

  • Atuar como autônomo;
  • Abrir um escritório de advocacia com parceiros;
  • Prestar concurso público.

Por dentro do debate: Aborto legal e o papel do Direito na proteção à infância

Publicidade e Propaganda

Gosta de criatividade, mas não quer ser artista? A graduação em Publicidade de Propaganda será um prato cheio para você. Ela é volta à aplicação de técnicas de comunicação para o desenvolvimento de campanhas com objetivos ideológicos ou comerciais.

Sua formação terá muitas vezes influência da psicologia, afinal, o consumo seja de produtos, serviços ou ideias é totalmente vinculado à influência de algo ou alguém sobre o comportamento humano. Normalmente, as empresas trabalham com times internos, chamados “in house”, ou contratam agências externas para atendê-los.

Os conteúdos lecionados possuem o intuito de habilitar o estudante para:

  • Fazer o planejamento e a divulgação de conteúdos;
  • Atender diferentes perfis de clientes;
  • Redigir textos publicitários;
  • Executar programas de edição de imagem e vídeo;
  • Ter ideias criativas;
  • Criar campanhas de qualquer área e em diferentes mídias.

Para tanto, a grade curricular conta com conteúdos específicos como, por exemplo: Língua Portuguesa, Fotografia Publicitária e Pesquisa de Mercado. Lembrando que ser criativo não é um trabalho baseado em inspiração, mas em transpiração conquistada por meio de uma série de exercícios que precisam de repetição frequente.

Você também vai amar conhecer: 5 campanhas publicitárias que fizeram história

Pedagogia

Por fim, falaremos sobre um importantíssimo curso da área da Educação. Ao cursar Pedagogia, você vai adquirir conhecimentos técnicos em metodologias de ensino e de aprendizagem aplicadas às áreas de Códigos e Linguagens, Ciências Naturais, Matemática e Ciências Humanas.

O que mais? Legislação e fundamentos para embasar a Gestão de Políticas Públicas voltadas à Educação. Isso do nível básico infantil até o Ensino Médio e a alfabetização de jovens adultos, sendo amplo o leque de oportunidade no mercado de trabalho.

Inclusão e diversidade? Tem também! Os futuros pedagogos recebem estímulos e oportunidades para desenvolver as habilidades necessárias para trabalhar com PCD e pessoas neurotípicas, por exemplo.

Você terá um prato cheio para lapidar suas competências, aprendendo a utilizar métodos especializados, tecnologias digitais, tecnologias assistivas e a incluir jogos educativos no processo de ensino-aprendizagem. Na Afya, há inclusive a opção da formação EAD, caso seja de sua preferência.

Está em dúvida entre Letras ou Pedagogia? Entenda as principais diferenças entre as profissões

Relações Internacionais

Brasileiro nasce privilegiado quando tem interesse e aptidão para cursar Relações Internacionais. Isso porque o nosso país é visto como referência em diplomacia, estando frequentemente envolvido e até a frente de acordos de paz, entre outras negociações na Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

Mas vocação não é tudo. Este curso exige habilidades de leitura e interpretação de dados avançadas, principalmente nos primeiros semestres. Depois, sua afinidade por números também será colocada à prova com as disciplinas de economia e estatística.

Em geral, as aulas são ministradas seguindo um cronograma que inclui intervalos para que exposições de ideias e debates sejam fomentados entre os alunos. Essa parte mais prática vai sendo cada vez mais presente à medida que a graduação avança, com simulações de conflitos e treinamentos com técnicas de oratória, por exemplo.

Se você sonha em trabalhar com Direitos Humanos, ingressar na graduação em Relações Internacionais é uma excelente opção. Além disso, saber outros idiomas é essencial para seguir uma carreira que una isso a contextos sociais internacionais.

Gostou deste conteúdo? Navegue pelo Blog da Graduação para encontrar outros artigos sobre a área de Humanas e dicas para você entrar para uma faculdade ainda em 2024!