Curso de Publicidade e Propaganda: tudo o que você precisa saber
Se você sempre adorou as matérias da área de humanas na escola, estudar o comportamento das pessoas e, principalmente, se a criatividade sempre foi seu ponto forte, então, provavelmente você já deve ter pensando em seguir a carreira de publicitário, não é mesmo?
Durante o curso de Publicidade e Propaganda, você entra em contato com uma área do conhecimento que foca justamente em compreender os comportamentos das pessoas, planejar e executar estratégias de marketing efetivas.
Neste post, descubra tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda, as áreas de atuação mais comuns e muito mais sobre esta profissão! Vamos lá?
O que é publicidade e propaganda?
Embora todo mundo entre em contato com a publicidade todos os dias, como em anúncios antes dos vídeos na internet ou nos cartazes em locais públicos, o conceito de publicidade e propaganda pode ficar um pouco confuso, principalmente porque os termos costumam andar juntos. Você sabe a diferença entre os dois termos?
Uma das estratégias mais utilizadas do marketing é a propaganda, que envolve a divulgação propriamente dita de algum conteúdo. Hoje em dia, com a internet e outras megatendências, as formas de fazer propaganda mudaram bastante e ficaram bem mais diversas.
O grande objetivo da propaganda, é claro, é fazer com que os conteúdos e produtos de uma marca ganhem notoriedade e se tornem públicos, que é justamente a definição de publicidade. Portanto, ela costuma ser definida como a "comunicação espontânea" que é feita pelos consumidores e por meio da divulgação de eventos e peças publicitárias.
Como você viu, o publicitário precisa articular todos esses conhecimentos e estratégias para fazer boas campanhas. Para que ele tenha todas essas ferramentas e possa atuar na profissão, é preciso passar por um curso de Publicidade e Propaganda. Continue a leitura e descubra como é a estrutura deste curso.
Como é o curso de Publicidade e Propaganda?
Em geral, o curso de Publicidade e Propaganda tem a duração de oito semestres, ou seja, quatro anos, e o requisito para o diploma é a apresentação de um TCC (trabalho de conclusão de curso) em que o aluno demonstra seus conhecimentos em um tema específico da área.
A grade curricular dos cursos depende da instituição escolhida, que pode dar uma ênfase maior nas matérias mais gerais da comunicação social ou então nas questões mais específicas e exatas do marketing e suas estratégias, por exemplo.
As principais matérias do curso envolvem o estudo dos comportamentos do consumidor, utilização da criatividade em projetos, estudo de casos de sucesso como campanhas publicitárias que fizeram história e podem ser inspiradoras, além do planejamento de estratégias. Confira as matérias mais comuns na grade curricular:
- redação publicitária;
- planejamento de mídias;
- fotografia publicitária;
- antropologia.
Portanto, cursar publicidade e propaganda envolve vários conhecimentos distintos e um planejamento atualizado com as tendências atuais mesmo durante o primeiro ano da graduação. Continue a leitura e confira as áreas mais lembradas pelos profissionais
Áreas de atuação
A figura do publicitário está muito ligada à agência de publicidade, em que um conjunto de profissionais atua em grupos ou individualmente para montar uma peça publicitária, que pode contar com posts em redes sociais, propagandas televisivas e outras mídias.
Porém, engana-se quem acha que essa é a única área em que o profissional pode atuar. Descubra agora o que faz um publicitário.
Analista de mídias
O analista de mídias ou de conteúdo é um dos grandes responsáveis pelo gerenciamento de uma campanha. Ele é o profissional que fica encarregado de monitorar as redes sociais e mídias de uma marca, chegar às métricas traçadas de uma campanha e delegar funções específicas como os textos e artes que serão produzidos por redatores e designers.
Com a internet, este profissional ganhou ainda mais importância porque a publicidade e propaganda se tornaram muito mais dinâmicas e necessárias para se conectar com o público.
Roteiro e direção de artes publicitárias
Uma das partes mais criativas dentro da área, o publicitário especializado na montagem de roteiro e direção de artes publicitárias esquematiza as peças publicitárias que são veiculadas nos meios de comunicação.
Para fazer isso, ele deve compreender bem o que a marca deseja alcançar com a peça e como os elementos no roteiro podem ajudar com isso. Além disso, o profissional especializado nessa área pode coordenar a equipe de designers, músicos e animadores envolvidos nos projetos.
Serviço público e ONGs
Embora a figura do publicitário costuma estar em empresas privadas, ele pode aplicar muitos de seus conhecimentos na área pública, como em cargos governamentais ou em ONGs.
O publicitário envolvido em trabalhos públicos pode ser o responsável por campanhas de conscientização sobre prevenção de doenças e promoção de saúde. Além disso, é possível trabalhar em ONGs, que são organizações não governamentais que lutam por causas sociais como, por exemplo, reverter os danos da crise climática ou melhoria nas políticas públicas.
Vantagens de escolher publicidade e propaganda
Como você viu até aqui, não são poucas as áreas que o profissional de publicidade e propaganda pode atuar, o que, com certeza, é uma grande vantagem para quem gosta de desafios na profissão. Mas existem muitas outras vantagens de escolher o curso de Publicidade e Propaganda. Veja algumas delas!
Mercado de trabalho amplo
Como vivemos em uma era digital, a grande maioria das marcas sabe da importância da presença online e de estar sempre em evidência para desbancar os concorrentes e conquistar novos clientes. Por essa razão, o publicitário é cada vez mais requisitado para construir estratégias que ajudem os clientes nesse objetivo.
Além disso, o salário é um outro atrativo da profissão. Os salários podem flutuar entre R$ 1.000,00 reais para assistentes iniciantes até mais de R$ 15.000,00 para diretores de criação com experiência na área.
Trabalhar com sua criatividade
Se um trabalho monótono e cheio de rotinas não é nada do que você quer, esse é mais um motivo para cogitar o curso de Publicidade e Propaganda! Como grande parte do trabalho do profissional envolve a estruturação de novos projetos, a cada momento o publicitário entra em contato com um universo diferente.
Dessa forma, ao trabalhar em uma agência que atende vários clientes, no mesmo mês, ele pode entrar em contato com inúmeros projetos em diferentes temas. Para fazer tudo isso, o publicitário deve exercitar bastante sua criatividade, uma das soft skills mais importantes atualmente no mercado.
Oportunidades de trabalho em casa
Como a publicidade sempre foi uma área extremamente bem informada sobre as novas tendências e tecnologias, já era de se esperar que ela estivesse ligada às inovações no mundo do trabalho, como o fenômeno do home office que entrou ainda mais em evidência após a pandemia.
Atualmente é comum que muitos publicitários trabalhem de casa, seja no planejamento de pautas, coordenação de campanhas e reuniões, contatos com os clientes ou redação de textos. Por isso, a flexibilidade é uma das maiores vantagens para a atuação na área.
A importância de uma graduação de qualidade
Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda, você já deve estar imaginando o quanto o estudo é uma parte do dia a dia deste profissional. Por meio dos conhecimentos que são adquiridos na graduação é que o publicitário pode intervir em seus campos de trabalho.
Por essa razão, é essencial que os estudantes escolham uma boa instituição de ensino, que tenha boas avaliações, possibilidades de estágio e um ótimo corpo docente.
Neste post, você viu um pouco sobre a graduação do profissional formado em publicidade e propaganda e ficou mais perto de escolher sua profissão. Além disso, pôde entender em que áreas é possível atuar e aplicar os conhecimentos dessa profissão.
E aí, já está pensando qual curso de Publicidade e Propaganda escolher para começar sua carreira? Conheça os cursos de graduação oferecidos nas instituições do grupo Afya:
Publicidade e Propaganda
Marketing