A Administração em startups
Conheça agora quais são os principais termos administrativos utilizados na gestão de startups e aprenda para que servem cada um deles!
Quem faz o curso de administração, geralmente, o inicia pensando que as possibilidades de carreira são limitadas e que há somente os mesmos tipos de especialidades, como gestor de RH ou assistente administrativo. Entretanto, a realidade é muito mais ampla, as oportunidades são inúmeras e os modelos de trabalho diferem de acordo com os segmentos do mercado.
Por exemplo: você sabia que a forma de gestão de uma instituição de saúde é completamente diferente das necessidades administrativas de uma startup? Os termos utilizados nesse ramo também são bastante característicos, e é isso que vamos lhe mostrar no conteúdo de hoje. Continue acompanhando e confira a seguir!
Pitch
Uma das expressões administrativas mais usadas no meio das startups, o ‘pitch’, ou discurso, nada mais é do que a apresentação do escopo do projeto da empresa, elaborado pela gestão. É durante o pitch que se mostra o produto idealizado, o modelo de negócio que será usado e quais são as perspectivas do mercado. É função do administrador cuidar para que todos esse fatores estejam alinhados para a apresentação.
Canvas
Outro termo muito adotado é o canvas, ou ‘business model canvas’. Trata-se do modelo gráfico da estratégia de negócio da startup, criado pela Administração. Nele são esboçados quadros ilustrativos que mostram pontos-chave do plano de ação do empreendimento, como infraestrutura, propostas de investidores, possíveis clientes, recursos, finanças, fluxo de caixa, entre outros.
Pivotagem
Chama-se de pivotagem o ato de modificar ligeiramente a estratégia de negócio da startup no decorrer do caminho. Muitas vezes, o planejamento inicial feito pela administração deixa de ser efetivo com o passar do tempo. Portanto, é função do profissional que concluiu o curso de Administração fazer pequenas alterações no decorrer do crescimento da empresa para que a rentabilidade futura não seja prejudicada.
Escalabilidade
Apesar de se referir mais ao empreendimento em si, o termo escalabilidade também está, de certo modo, ligado à administração da startup. Podemos definir uma gestão escalável; um negócio com alta escalabilidade, quando a empresa é capaz de gerar receita e crescer sem aumentar muito seus gastos com recursos. É uma forma de administrar as finanças que gera lucratividade sem a necessidade da fazer altos investimentos.
Gestão horizontal
Como o modelo hierárquico de gestão já não funciona mais de forma eficiente em muitos negócios, a administração horizontal é um formato mais utilizado na maioria das startups. Se trata de um cenário onde não há um poder de comando absoluto na empresa; mesmo que cada colaborador tenha suas próprias funções, todos eles podem tomar decisões que contribuem para o desenvolvimento do projeto, escolhidas em consenso e coletivamente.
Depois de finalizar o curso de Administração, construir uma carreira trabalhando na gestão de startups é uma das inúmeras opções existentes no mercado. Ao aplicar o conhecimento aprendido neste artigo, você, como gestor, poderá inspirar melhorias no plano de negócios da empresa, buscando a lucratividade e o crescimento saudável do empreendimento.