O Programa Mais Médicos (PMM) foi desenvolvido em 2013 com o objetivo de garantir a presença de um maior número de médicos pelo país, em especial nas regiões interioranas, rurais e/ou mais carentes. Recentemente o PMM foi reformulado e o Ministério da Saúde divulgou novo edital para 2023.Dessa forma, o Programa disponibiliza diversas vagas, sendo que algumas serão especificamente voltadas para os postos da Amazônia Legal. Além de repor os profissionais nos locais que deixaram de ter atendimentos, o intuito é expandir a atuação dos profissionais nas regiões que enfrentam dificuldades em relação à saúde.
Para participar do Programa é necessário ser médico devidamente registrado no CRM. Profissionais intercambistas, brasileiros ou estrangeiros, que se formaram no exterior, devem obter o Registro do Ministério da Saúde para conseguirem exercer a profissão regularmente. É preciso destacar que os médicos formados no Brasil continuam tendo preferência durante a seleção. O Governo Federal realizou melhorias no edital com a finalidade de garantir uma saúde de qualidade para todas as pessoas, além da satisfação dos profissionais.
Sendo assim, agora os médicos têm boas oportunidades de especialização e mestrado, benefícios no valor da bolsa para atenderem nas regiões mais remotas e periféricas. Além do mais, apresentam direito a compensação do valor pago pelo INSS.
Para conseguir atrair e chamar a atenção dos médicos brasileiros, os Ministérios da Educação e da Saúde firmaram uma parceria para incentivar e estimular os médicos graduados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que terão ajuda para pagar o débito.