Graduação e cursos

Como funciona o curso de Administração

Gostaria de saber quais são as principais matérias estudadas e as vantagens de escolher essa profissão? Leia este post!

12
minutos de leitura

A faculdade de administração é indicada para quem tem interesse em trabalhar com a gestão de negócios para empresas ou para si próprio. As suas disciplinas são planejadas para que o estudante aprenda a usar e gerenciar vários recursos, como patrimônio, dinheiro, talentos, informações, bens móveis e imóveis, investimentos, estruturas físicas, entre outros.

Nessa área, os professores ensinam sobre estratégias organizacionais, organização financeira, gestão de pessoas e muito mais. Os alunos descobrem vários pontos de vista relacionados à interpretação de conceitos da administração que foram sendo desenvolvidos ao longo dos anos. Neste conteúdo, vamos trazer diversas informações sobre o curso de Administração e como ele funciona.

Gostaria de saber quais são as principais matérias estudadas e as vantagens de escolher essa profissão? Acompanhe a leitura!

O que é o curso de Administração?

O Bacharelado em Administração é um curso tradicional que oferece várias disciplinas para aprofundar o aprendizado dos futuros administradores de empresas. Essa faculdade fornece aos formandos um histórico de conhecimentos sobre gerenciamento de organizações empresariais, combinado com estudo profissional de negócios de todos os portes, natureza, características e setores do mercado.

Quem faz o curso de administração se prepara para ter uma ótima carreira em empresas privadas, indústrias, instituições de educação, órgãos do governo etc. Os estudantes graduados podem obter admissão em processos seletivos competitivos após receber o certificado de Bacharel, atender aos requisitos gerais e adicionais de admissão exigidos pelas organizações do setor público ou privado.

O curso de Administração ajuda a criar o pensamento gerencial que, por sua vez, ajuda a enfrentar os desafios empresariais, organizacionais e sociais da atualidade. As graduações facilitam o crescimento profissional em um mundo que está passando por mudanças contínuas e constantes, exigindo dos profissionais trabalho em equipe, colaboração, pensamento crítico e uso de habilidades em vários contextos.

Como funciona o curso de Administração?

Há um conjunto específico de cadeiras que os alunos precisam cursar para se tornarem administradores capacitados. O programa de Bacharelado em Administração deve ser selecionado no momento da inscrição para o vestibular e na hora de fazer a matrícula na universidade. Veja a seguir mais dicas sobre como essa faculdade funciona!

Desenvolvimento de habilidades essenciais

Durante o curso, os estudantes receberão informações sobre marketing, contabilidade, gestão finanças. Você terá aulas que o ajudarão a desenvolver habilidades essenciais para a execução das tarefas de gerenciamento e para a gestão de negócios em geral. Depois da conclusão, será mais fácil construir uma carreira sólida ou encontrar novas oportunidades de trabalho.

Um diploma de graduação em Administração de empresas comprova que o estudante concluiu o curso, tem uma ampla visão geral de conhecimentos e as competências básicas para administrar negócios. O estudante aprende as habilidades básicas essenciais e se qualifica para o primeiro emprego de gerente ou gestor. Essa é a maneira mais tradicional de aprender sobre fundamentos de negócios.

Aprendizado diferenciado

Com o curso de Administração, você saberá como as empresas operam em todos os níveis. Os professores vão trabalhar em sala de aula alguns temas relacionados às rotinas dos gestores, por exemplo, economia, vendas, práticas contábeis, finanças corporativas, princípios de marketing, técnicas e teoria de gestão de negócios, logística, sistemas informatizados, tecnologias e inovações.

Cada programa de graduação em Administração de empresas pode variar conforme a Instituição de Ensino Superior, mas todos eles oferecem uma visão geral dos fundamentos de negócios. A diferença é que algumas universidades brasileiras têm pré-requisitos distintos, maior ou menor rigor, menos ou mais prestígio diante do mercado. Na prática, os alunos precisam se concentrar em aprender todas as disciplinas.

Requisitos fundamentais

A faculdade de Administração é um caminho rápido para quem deseja alcançar posições mais elevadas ou se preparar para as opções mais avançadas disponíveis no mercado. Os diplomas também podem ser uma porta de entrada para atuar nos setores especializados, como a saúde ou a educação. Para isso, você precisa ter o ensino médio completo.

As instituições de ensino estabelecem médias de notas ou pontuações padronizadas para aprovação dos alunos que fazem os testes de seus conhecimentos. A maioria dos alunos que fazem o Bacharelado em Administração de empresas normalmente demora entre 4 a 5 anos para concluir o curso que é projetado para fornecer compreensão aprofundada sobre negócios.

Estudos em tempo integral

Para se formar em Administração de empresas, você precisará de no mínimo 4 anos de estudos em tempo integral, inclusive realizará estágios e programas de trainee. Muitos estudantes precisam trabalhar para pagar as mensalidades e obter o seu diploma se não quiserem fazer empréstimos financeiros durante a graduação. Então você pode aproveitar para encontrar um trabalho nessa área e aprender as questões práticas.

Quem já trabalha em outras áreas durante 8 horas por dia, pode optar por opções de ensino à distância, online ou híbrido, que são mais acessíveis. Há também a possibilidade de estender a duração do curso para aproveitar melhor todas as aulas disponíveis nas plataformas, concluir os cronogramas, planejamentos pedagógicos ou a grade curricular integral.

Competências analíticas

Um certificado de conclusão de curso de Administração de empresas demonstra aos profissionais de Recursos Humanos (RH) que você desenvolveu competências analíticas para fazer um bom trabalho. O estudante tem a oportunidade de aumentar a sua capacidade de resolução de problemas e pensamento crítico, indo além dos fatos e conceitos fundamentais das práticas de negócios.

Os cursos de Administração exigem conhecimentos para lidar com números. Sendo assim, você aprenderá cálculos matemáticos, receberá aulas para compreender termos da contabilidade, estatística, projeções financeiras, setores econômicos e outras matérias relacionadas. Ao concluir a faculdade, estará preparado para liderar equipes, compreender pessoas, trabalhar com análise de dados, relatórios gerenciais e questões inerentes.

Liderança ética

As habilidades de administrador podem ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficaz e eficiente para outras pessoas. Alguns cursos enfatizam o uso das novas tecnologias, áreas de trabalho especializadas, como liderança ética. Portanto, essa faculdade é ideal para quem pretende ser um gerente de escritório, abrir o seu próprio negócio ou gerenciar funcionários de todos os perfis.

Siga uma carreira em Administração de empresas e terá mais chances de alcançar os seus objetivos profissionais. Se você quer atuar no setor empresarial, mas ainda tem dúvidas sobre a área em que pretende se concentrar, essa graduação serve para desempenhar muitas funções e para acessar um universo de oportunidades de trabalho.  

Quais são as principais matérias estudadas na faculdade de Administração?

Esse é um setor que exige profissionais inovadores, altamente motivados e talentosos que tenham graduação em Administração. Os profissionais de gestão desempenham papéis de extrema relevância dentro das empresas e em diversos níveis hierárquicos. Eles são inseridos em um mundo de negócios com competição intensa e precisam ser engenhosos para superar a concorrência.

A faculdade de Administração é uma das escolhas mais populares de curso entre os estudantes brasileiros e isso tem um bom motivo. O Brasil tem um território enorme, com uma enorme gama de negócios sendo abertos todos os dias. As instituições de ensino superior preparam disciplinas que atendam as demandas de empresas em constante crescimento, por exemplo:

  • princípios de gestão;
  • microeconomia e macroeconomia;
  • princípios do marketing;
  • contabilidade financeira;
  • contabilidade de custos;
  • bancos e seguros;
  • metodologia de pesquisa;
  • operações e gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • análise das demonstrações financeiras;
  • direito empresarial;
  • gestão de recursos humanos;
  • contabilidade gerencial;
  • gestão de marketing;
  • negócios internacionais;
  • estatísticas para gestão;
  • gerenciamento de riscos;
  • finanças corporativas;
  • comunicação gerencial;
  • ética de negócios.

Os graduados em Administração aprendem tudo o que é necessário para operar os negócios ou para alcançar uma boa posição em qualquer setor de uma corporação. O diploma tem disciplinas das mais variadas áreas e você se sentirá em uma escola de negócios, podendo começar a trabalhar em uma variedade diversificada de campos, como publicidade, bancos, marketing etc.

Caso você esteja interessado em saber mais sobre liderança, matemática e solução de dificuldades do mundo real, o curso de Administração oferece a oportunidade de usar todas as suas habilidades. O gerenciamento de empresas pode trazer um futuro altamente lucrativo para os estudantes empreendedores que estão em busca de se preparar para o mercado.  

Quais são as principais vantagens de escolher o curso de Administração?

A carreira de Administração é muito procurada. Apesar disso, muitas habilidades precisam ser desenvolvidas de forma contínua para ter uma boa carreira, de modo que os profissionais precisam estar atualizados. Eles vão ocupar posições respeitáveis, cargos de alta gestão e terão muitas outras vantagens. Observe abaixo outros benefícios de fazer esse curso!

Boas chances de crescimento

A carreira de quem faz Administração é altamente gratificante, especialmente se você gosta de competição. Essa é uma área de trabalho bastante dinâmica que exige a aquisição constante de novos conhecimentos, foco e estado de alerta contínuo. Os gestores podem iniciar na base e atingir o topo da carreira em pouco tempo, desde que tenham qualificação e capacidade.

Ganho de experiência prática

Os alunos dos novos modelos de Administração podem juntar o aprendizado obtido em sala de aula com as práticas executadas no local de trabalho para adquirir experiência na área de gestão. É possível participar de centros de aprendizado para desenvolver o pensamento empreendedor, levar a sua carreira para o próximo nível e chegar aonde você sempre desejou ir.

A maior vantagem de escolher o curso de Administração é que ele conta com docentes que têm vasta experiência prática nos mais variados setores. Os professores podem ser experientes em gestão de negócios, prestação de consultorias para pequenas, médias e grandes empresas, bem como dar palestras que revelem o funcionamento da profissão no mundo real.

Contato com profissionais experientes

Depois da conclusão do curso, você conhecerá potenciais empregadores e líderes empresariais por meio de competições, eventos de networking e outros projetos que recebem palestrantes. Será possível adaptar algumas disciplinas eletivas conforme os seus interesses para fazer combinações exclusivas, as quais facilitarão o seu sucesso.

Você também irá receber oportunidades para vivenciar experiências e aumentar as suas chances de ter sucesso. Aprenderá a formular estratégias de negócios eficientes para superar os concorrentes e para obter vantagens competitivas para o seu negócio. A faculdade vai disponibilizar diversos conhecimentos relacionados às teorias da administração e aos recursos usados pelos gestores.

Como é o mercado de trabalho para quem estuda Administração?

Os graduados em Administração podem desenvolver conjuntos de habilidades críticas, como o uso de dados para analisar problemas e solucioná-los. Ao aprender as melhores práticas de negócios e estudar as teorias de negócios, os profissionais descobrem como gerenciar grandes times de colaboradores e como usar a comunicação com clareza e objetividade. Confira adiante oportunidades para administradores!

Coordenador de compras

Esses profissionais podem se tornar especialistas em compras e assumir a responsabilidade ​​pela aquisição de produtos, insumos e maquinários essenciais para as operações comerciais. As habilidades organizacionais, analíticas e de negociação são indispensáveis para ocupar essa posição, que é muito importante para o supply chain.

O administrador que coordena o setor de compras define padrões de produtos e requisitos de tempo para que os bens cheguem até a sua empresa. É ele quem precisa pesquisar, avaliar e comparar a reputação dos potenciais fornecedores. É necessário analisar o que os parceiros oferecem, a qualidade dos materiais e os preços praticados.

Administrador de escritório

Sempre há vagas para candidatos formados em Administração de empresas que se dedicam ao gerenciamento de escritórios. O mercado espera que esses administradores sejam talentosos e capazes de atender multitarefas. As suas habilidades básicas devem permitir a utilização intermediária ou avançada de bancos de dados e, inclusive, conhecimento sobre os softwares da Microsoft.

Os gerentes de escritório devem saber lidar com telefones, ser gentis, atender bem os clientes e gerenciar outros funcionários. São eles que planejam o uso e a manutenção dos espaços de uma empresa, lidam e solucionam as situações inesperadas que geralmente ocorrem em escritórios. Os profissionais também entendem de questões de contabilidade e análise de relatórios.

Gerente de Recursos Humanos

O mercado de trabalho para quem cursa Administração de startups ou empresas oferece a opção de trabalhar como gerente de RH. Os talentos estão entre os bens mais valiosos de uma organização, pois é o capital humano que vai gerar riquezas ou causar prejuízos aos negócios. Os gerentes administram a força de trabalho, desde a seleção e o recrutamento.

Um gerente de RH cuida dos treinamentos dos colaboradores, faz a folha de pagamento, verifica questões de conformidade, analisa a concessão de benefícios etc. É esse profissional que planeja as programações anuais, trabalha as estratégias de retenção dos profissionais contratados, pode oferecer aconselhamentos e atuar no planejamento estratégico.

A principal função dos gerentes de RH humanos é recrutar trabalhadores, selecionar candidatos, entrevistar e contratar outros profissionais. Contudo, a maioria dos administradores recebe treinamento para trabalhar as relações da empresa com os seus funcionários e a sua remuneração. As tarefas diárias exigem o conhecimento dos regulamentos federais, municipais e estaduais.

Gestor de publicidade e marketing

Um gestor de publicidade não precisa se especializar em marketing para entender que os clientes buscam empresas que oferecem promoções e que sabem como mostrar isso ao público. Os profissionais com diplomas de Administração podem ser contratados para essa finalidade e podem supervisionar os esforços do time interno que trabalha para atrair novos clientes.

Todas as empresas precisam permanecer competitivas e visíveis para alcançar o público-alvo e direcionar os canais de comunicação da forma certa. Isso pode ser alcançado com as habilidades organizacionais e as competências analíticas dos graduados em Administração. Esses gerentes fazem pesquisas de mercado para entender quem são os clientes e suas demandas ou anseios.

Os gestores de marketing descobrem quais produtos são mais promissores e como a empresa pode promovê-los para ter sucesso. Eles frequentemente elaboram pesquisas, gerenciam treinamentos e supervisionam os profissionais que vão conduzir os processos de publicidade. Em seguida, apresentam os resultados à alta gestão ou prestam consultoria.

Servidor público

Os administradores têm a opção de escolher trabalhar no setor público em cidades que não dependem apenas de líderes políticos. Os órgãos da administração pública precisam de profissionais formados nessa área para gerenciar os serviços administrativos que são essenciais para o atendimento da população. Existem vagas em secretarias municipais, estaduais e em outras instituições do governo.

Supervisores de franquias

As franquias estão espalhadas em praticamente todas as cidades do nosso país. Esses negócios têm escritórios regionais e são administrados com eficiência por profissionais formados em Administração de empresas. Os supervisores de franquias garantem o bom andamento das operações dos franqueados, compreendem as regras de franchising e podem fazer uma gestão significativa para a expansão contínua das marcas.

Consultor de negócios

Os proprietários de pequenas empresas contratam consultores de negócios quando pretendem dar os próximos passos para a expansão e crescimento das suas atividades. Um consultor de desenvolvimento consegue atuar como um diretor, formular e aplicar estratégias que auxiliam as pessoas jurídicas a expandir suas operações e a fortalecer a sua presença comercial.

Os consultores de negócios poderão criar novos serviços e produtos, construir boas parcerias ou descobrir o que precisa ser feito para conquistar novos territórios. As empresas de pequeno, médio ou grande porte podem se beneficiar com os seus conselhos e encontrar novas formas de aumentar a eficiência dos colaboradores.

Um consultor de gerenciamento sabe organizar as informações sobre determinados problemas e, consequentemente, projetar procedimentos para a obtenção de melhorias. Esses profissionais recomendam novos sistemas, propõem mudanças organizacionais e mantém o diálogo com os gerentes para garantir que as mudanças sejam efetivas. Os seus conselhos reduzem os custos e tornam uma organização mais lucrativa com o aumento de receita.

Empreendedores

Quem faz graduação em Administração tem a possibilidade de iniciar o seu próprio negócio se estiver disposto a percorrer uma jornada de empreendedorismo. Os empreendedores enfrentam diversos desafios, precisam se dedicar e realizar sacrifícios para atingir as suas metas. Na atualidade, surgem negócios inovadores diariamente em decorrência dos avanços tecnológicos.

A Internet torna possível administrar negócios online, sem sair de casa, com apenas alguns cliques de um mouse. O comércio eletrônico é uma das opções mais populares para empreendedores, pois oferece crescimento rápido e contínuo de consumidores de uma marca. O empreendedor que sabe administrar pode trabalhar com plataformas para colocar a sua empresa júnior em funcionamento.

Alta gestão

Com alguns anos de experiência ou destaque acadêmico, os graduados em Administração de empresas poderão receber a oportunidade de conquistar cargos de gerenciamento com salários mais elevados. A alta gestão de empresas pode ser ocupada por esses profissionais que foram bem-sucedidos em outras atividades relacionadas e que continuaram seus estudos para o aprimoramento pessoal e profissional.

Quais são as possíveis áreas de atuação para quem faz esse curso?

Um administrador de empresas aprende a ser um bom gerente no curso de Administração. Para desempenhar as responsabilidades gerenciais com excelência, precisará desenvolver suas capacidades para detectar tendências emergentes no comércio, indústria ou outros tipos de negócios. Existem muitas áreas de atuação nas quais esse profissional pode apostar, veja só:

  • administração geral;
  • pesquisa de negócios;
  • financiamento empreendedor;
  • vendas, publicidade e promoções;
  • comportamento organizacional;
  • finanças, financiamentos e investimentos;
  • contabilidade;
  • negociação e resolução de conflitos;
  • UX designer;
  • marketing e propaganda;
  • supervisão de equipes;
  • gestão de serviços de saúde;
  • gerenciamento de esportes;
  • liderança na área pública;
  • ghost writer
  • agências do governo federal;
  • social media;
  • instituições de ensino superior.

O Bacharelado em Administração possibilita o aprofundamento dos conhecimentos nas mais variadas áreas. Como estudante, você pode estudar legislações específicas, informática, práticas gerenciais, marketing de consumo ou serviços, gestão de projetos, tributos e muito mais. As oportunidades são vastas para quem tem a intenção de se especializar para ter bons salários.  

Qual é a importância de escolher uma boa instituição para fazer Administração?

Estudar Administração de empresas é um ótimo investimento para o futuro. Contudo, é necessário escolher uma boa instituição para fazer esse curso e ter mais chances de se inserir no mercado de trabalho no setor empresarial que chama a sua atenção. Adiante, vamos mostrar a relevância de optar por uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC):

  • corpo docente inspirador com pesquisadores talentosos e qualificados;
  • professores com experiência e conhecimento para ensinar aspirantes a líderes empresariais de forma eficaz;
  • chance de aplicação das teorias em situações reais no mundo dos negócios;
  • aconselhamento aos alunos que serão conectados a ótimas oportunidades de carreira;
  • aprendizado e trabalho em equipe para o desenvolvimento das habilidades de liderança e possibilidade de formar parcerias com colegas;
  • escolha das melhores disciplinas ou potenciais especializações que vão atender as suas necessidades e perfil.

O curso de Administração é fundamental para ter sucesso na profissão e para se preparar melhor para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Essa faculdade oferece flexibilidade para alunos que têm outras responsabilidades e compromissos, mas pretende exercer cargos de liderança ou ter mais liberdade para usar a sua criatividade e construir um negócio.

Gostou das dicas?

Então inscreva-se em nossa newsletter para continuar recebendo outras!