ENEM e Vestibular

Enem 2023: 5 temas em alta que podem cair na redação

Você estará muito mais tranquilo para fazer sua redação no Enem 2023 depois de ler o conteúdo que escrevemos aqui hoje. Confira!

5
minutos de leitura

Um hora para escrever a melhor redação da sua vida e conseguir a nota que, muito provavelmente, é a que garantirá sua vaga em uma boa faculdade. Sim, a pressão é grande, mas você estará muito mais tranquilo para o Enem 2023 se prestar bastante atenção ao conteúdo que escrevemos aqui hoje.

Boa leitura!

Últimos assuntos que foram tema da redação do Enem

Mesmo quando vamos pesquisar somente os assuntos que estão em alta, há uma variedade enorme de opções. Isso é um fator que pode prejudicar a preparação de quem insiste em tentar abraçar o mundo inteiro na hora de estudar.

Foi por lembrar que existem estudantes ansiosos assim que decidimos relembrar os temas mais recentes da redação do Enem antes de entrar nos temas que podem cair este ano. Afinal, algumas questões sociais são recorrentes em nosso país e no mundo, e dificilmente os organizadores escolherão um tema similar às últimas propostas.

Aqui está a lista de 2012 a 2022, do mais recente ao mais antigo:

  • Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
  • Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
  • O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
  • Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
  • Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet;
  • Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileiras; 
  • Publicidade infantil em questão no Brasil;
  • Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
  • O movimento imigratório para o Brasil no Século XXI.

Viu só? Uma verdadeira salada de temas, todos igualmente relevantes para a realidade do nosso país à sua maneira.

É por isso que, por exemplo, por mais que a demarcação de terras indígenas seja um assunto em alta hoje devido ao PL 490 do marco temporal, provavelmente não será abordado na redação do Enem 2023. Faz sentido, certo?

Então, bora conferir os candidatos mais cotados!

1) Inteligência Artificial 

Até quem não será impactado diretamente pelo surgimento de ferramentas de inteligência artificial já está saturado do assunto nas redes sociais. No entanto, a reverberação social disso é um bom indicativo de que o tema pode aparecer na redação do Enem 2023.

Surgiu o Chat GPT, que escreve textos, o Fireflies que resume os pontos principais de uma reunião, entre outros mecanismos. Semana passada, o trend da vez era o dublador automático com a própria voz da pessoa ou do ator, sem que ele nunca tenha falado o idioma.

O que esperar para o futuro do mercado de trabalho? Esta é uma boa pergunta que os organizadores do Enem 2023 podem lhe fazer.

2) Política unificada para identificação de pessoas desaparecidas

183 pessoas desaparecem todos os dias no Brasil, e até hoje não existe um banco nacional unificado com os dados de todas elas. Esta seria uma proposta de intervenção bastante eficaz, embora não muito inovadora, para a conclusão da sua redação sobre esse tema.

Segundo um levantamento inédito realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou mais de 200 mil pessoas desaparecidas entre 2019 e 2021. Entre eles, a maioria é de adolescentes de 12 a 17 anos, representando 29,3%.

As motivações por trás deste triste cenário são muitas e, quase sempre, violentas. Isso nos leva à outra possibilidade de tema para a redação do Enem 2023. Veja a seguir.

3) Violência infantil 

Nosso país tem números alarmantes de casos de abuso infantil. Além de revelar a quantidade, eles também mostram que a primeira infância é a mais afetada. De Norte a Sul, 51% dos casos de violência sexual são praticados com crianças de até cinco anos. Em 2020, 60% das vítimas tinham menos de 13 anos.

Uma pesquisa divulgada este ano trouxe à tona que os abusadores são parentes próximos de 80% das respectivas vítimas de até seis anos. Diante disso, o que você proporia como intervenção para este problema?

Nós aqui da Afya já falamos bastante sobre esse assunto e temos um artigo completíssimo sobre a importância da educação sexual para todas as idades no combate à violência infantil. Confira para ter bons argumentos no dia da prova!

4) Racismo estrutural no Brasil 

A situação inaceitável de crimes recorrentes cometidos contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior deixou os brasileiros enfurecidos mais uma vez em 2023. Sim, o racismo sofrido por ele aconteceu fora do Brasil, no entanto, seria possível falar sobre isso sem tangenciar o tema. 

Se você for esperto e habilidoso com a caneta na mão como o Vini é com a bola nos pés, dá para usá-lo como gancho para uma abordagem criativa, digna de nota 1000. Afinal, a comoção das pessoas nas redes sociais reverbera nas instituições e na forma com que estas tratam a população preta no país?

De novo, basta você colar com a gente que seus argumentos estarão na ponta da língua no dia da prova. Aqui estão nossos dois artigos sobre o racismo estrutural na Saúde brasileira e como o Direito cumpre papel primordial no combate a este problema.

5) Representação feminina na política 

Houve um aumento significativo da representatividade feminina na política após as eleições de 2022. Inclusive, duas mulheres transexuais e cinco mulheres indígenas para representar suas respectivas minorias no cenário nacional.

Embora no Senado o número tenha caído de 11 para 10, na Câmara, ele subiu de 77 para 91. O que isso significa em um país onde uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas?

A luta histórica por direitos e a desigualdade de gênero são questões que estão em alta e que vieram para ficar enquanto a equidade não for alcançada em todos os níveis sociais. Vale a pena correr no nosso Blog e ler tudo que já falamos sobre estes assuntos para mandar bem no Enem 2023.

Gostou deste conteúdo?

Agora, você já sabe como se preparar para tirar a nota máxima na redação.

Mas, se você não quer esperar até o fim do ano para começar a sua graduação, existem duas opções. Inscreva-se com a sua nota do Enem de outro ano ou no vestibular de uma das unidades Afya listadas abaixo:

Região Norte:

Região Sul:

Região Nordeste:

Região Sudeste: