Carreira e Mercado

Como usar as redes sociais para atrair pacientes

Neste artigo, você vai aprender a maximizar seu alcance nas redes sociais para atrair pacientes para o seu consultório assim que concluir a graduação em Medicina!

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Somos oito bilhões de pessoas no mundo e, de acordo com o Estudo Digital Global 2022, quase 63% utilizam a internet no dia a dia. Isso equivale a quase cinco bilhões de usuários buscando por notícias, entretenimento e soluções para suas necessidades. E quando se precisa de um médico especializado, o que fazer?

Para quem questiona a validade de lançar mão de números sobre a internet em si para justificar o empreendedorismo nas redes sociais, temos mais dados relevantes. É possível que ainda existam pessoas que se comunicam somente via e-mail? Sim!

No entanto, os pesquisadores fizeram também levantaram informações sobre o uso de redes sociais de modo global. E, como já era esperado, mais de 58% da população mundial possui ao menos um perfil em uma delas.

Convencido de que potenciais pacientes podem, sim, encontrá-lo utilizando o Instagram, por exemplo? Então, vamos às dicas de como você pode maximizar seu alcance no futuro, quando já tiver terminado a graduação em Medicina.

1)    Descubra em quais redes sociais deve investir

Anualmente, empresas e institutos com foco em marketing publicam relatórios sobre como as mídias sociais têm sido utilizadas, qual o padrão etário de cada uma delas, entre outros dados relevantes. Para cumprir a primeira etapa da sua estratégia on-line, você vai precisar deles.

Não adianta nada investir em uma rede social onde a maior parte dos usuários não é o seu público-alvo. Se você é Pediatra, criar uma conta profissional no TikTok pode não ser o ideal, pois, embora os seus pacientes estejam lá, seu objetivo é, na verdade, alcançar quem escolhe o médico para eles. Ou seja, os pais.

Cada faixa etária possui padrões de comportamento específicos quanto ao consumo, estilo de vida, motivações e valores. Não à toa, sociólogos dividem a população em gerações para seus estudos, que também contemplam os acontecimentos de seus períodos históricos.

Tudo isso é levado em conta nas pesquisas que avaliam como as pessoas interagem nas redes sociais. Mas você também não precisa depender somente delas. Fazer uma pesquisa comportamental com os pacientes que já tem é uma boa estratégia de mapeamento.

 

Leia também: Marketing médico: por que você deveria pensar nele?

2)    Planeje assuntos e formatos de conteúdos

Depois de identificar quais redes os seus pacientes em potencial utilizam, chegou a hora de começar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Decidir os temas sobre os quais você vai falar e em quais formatos vai envelopar todas essas informações não pode ser uma escolha feita ao léu.

Produzir sem estratégia ou metas norteadoras será apenas perda de tempo. Afinal, se o público que você atende gosta de assistir a vídeos com legenda, mas passa direto por postagens em formato carrossel, o que é mais eficaz? 

Descobrir no que as pessoas estão interessadas é um pouco mais trabalhoso, pois não existem estudos prontos sobre isso para todos os mercados. Neste caso, você vai precisar praticar o que chamamos de “social listening”, que é ouvir sobre o que as pessoas estão comentando on-line.

Essa é uma forma de levantar questões que têm gerado dúvidas e, assim, produzir seu conteúdo com foco em saná-las. Quanto mais relevante for o tema no momento da sua publicação e mais clara for a sua resposta para que leigos compreendam, melhor será o seu desempenho na rede social.

Desse modo, mais pessoas vão compartilhar o seu conteúdo espontaneamente, fazendo com que você atinja ainda mais pessoas. Já em relação aos formatos, os relatórios anuais com certeza vão ajudar a nortear sua decisão do que funciona melhor para o nicho da saúde, de maneira ampla.

3) Segmente suas campanhas de anúncios

Essa parte é bem simples e você vai entender rápido, pois segue o mesmo princípio de falar para quem realmente quer ouvir. Quem já visualizou anúncios de coisas que jamais compraria nas redes sociais sabe do que estamos falando.

Um dos motivos para isso acontecer é a falta de uma segmentação minuciosa na hora de programar a propaganda na rede social. Isso leva ao desperdício de recursos, pois o dinheiro investido para a veiculação do post não será recompensado por mais pessoas tornando-se seus pacientes.

Pegue todas as características demográficas, de localização e comportamentais da sua persona e preencha com calma os dados da sua ação de marketing digital, criando o que chamamos de “público de interesse”. Essas funções estão disponíveis no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Não se esqueça também de escolher um conteúdo que performou bem organicamente para patrocinar. Afinal, ali está a prova de que as informações foram relevantes e de que as pessoas vão parar para consumi-lo antes de tomar a ação de entrar em contato com você ou com o perfil da sua clínica via direct.

Saiba mais: O que estudantes de Medicina podem ou não postar nas redes sociais

4) Crie destaques e interaja com seus seguidores

A primeira parte desta dica é sobre facilitar a pesquisa do seu paciente quando encontrar o seu perfil. Mesmo com a descrição da sua especialidade presente na biografia da sua conta, ele ainda pode ter dúvidas que prefere resolver sem entrar em contato.

Por exemplo, uma médica endocrinologista pode ser especializada em diabetes, menopausa, terapia hormonal para pessoas transexuais, entre tantos outros temas. Então, o primeiro destaque do seu perfil deve ser exatamente esclarecendo o que exatamente você faz.

Outros destaques podem contemplar:

  • Depoimentos de pacientes que estão satisfeitos com o tratamento ou com a cirurgia, caso seja a sua especialidade;
  • Dúvidas frequentes que você já ouviu no consultório;
  • Planos que atende no consultório e/ou valor da consulta particular.

Em relação à segunda parte do subtítulo, bom… ela é a “mais chata” das redes sociais: o algoritmo. Seus conteúdos não vão aparecer para todos os seus seguidores e, para melhorar esse índice de exposição, é preciso cumprir com os pré-requisitos da rede.

Um deles é o fato de que publicações com mais curtidas, reações e compartilhamentos são consideradas mais relevantes e, portanto, entregues para um número maior de usuários. Diante disso, o que fazer?

Ao abrir caixas de perguntas no story do Instagram, por exemplo, fazer lives e responder comentários, você estará contribuindo para o crescimento do seu perfil, ampliando o número de interações. Atitudes como essas integram o pacote do marketing de relacionamento, sobre o qual sugerimos que pesquise bastante.

Lembre-se: pacientes satisfeitos falam bem do seu trabalho - e isso atrai outros pacientes. Fortaleça sua marca pessoal ou a da sua clínica a partir da construção de uma boa reputação on-line, que se estenderá para o mercado como um todo.

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