Carreira e Mercado

Como fazer estágio em Medicina

Aprenda como conseguir o estágio dos sonhos. Leia este artigo e confira as dicas que preparamos para você iniciar sua carreira médica.

5
minutos de leitura

Formar-se para ser médico depende da união entre a teoria e a prática durante a faculdade, que pode ser experimentada desde o primeiro estágio em Medicina. Os cenários onde pode-se encontrar uma oportunidade são os mais variados possíveis e abrangem inúmeros campos de trabalho, como as unidades básicas de saúde, os hospitais, as visitas domiciliares e o pronto atendimento.

Estas experiências proporcionam ao aluno aprendizagem e conhecimento sobre como ele poderá atuar em cada um desses segmentos profissionais. Entretanto, sabemos que conseguir um estágio não é uma tarefa fácil. Então, elaboramos o artigo de hoje para que iluminar o seu caminho nessa nova fase.

Dicas de como conseguir um estágio em Medicina

Estabeleça seu foco

Procure oportunidades em áreas da Medicina que você demonstra interesse ou já possui certa aptidão, ou seja, em setores que se encaixam com o seu perfil. Também é fundamental focar em instituições de referência, bem conhecidas e conceituadas no mercado de trabalho.

Fortaleça seu currículo

Busque enriquecer seu currículo desde o início da graduação com experiências pessoais, trabalhos voluntários, iniciação científica, ligas acadêmicas, projetos de extensão universitária etc. Participe de palestras, eventos médicos e acadêmicos, simpósios, seja como ouvinte ou palestrante. Qualquer atividade desse gênero vai te ajudar com networking, o que serve para abrir portas no mercado de trabalho.

Saiba mais: 5 atividades extracurriculares para estudantes de Medicina

Destaque seus pontos positivos

Outro fator que favorece bastante na hora de conseguir um estágio é reconhecer suas fraquezas e seu pontos fortes, bem como tentar melhorar seu desempenho. Comece revendo sua comunicação verbal e escrita a fim de causar uma boa impressão nos contatos iniciais. Flexibilidade, bom relacionamento interpessoal e conhecimento técnico também são competências valorizadas pelos contratantes.

Exemplos de possíveis áreas de especialização

Além das dificuldades em se conseguir um estágio, há o desafio de escolher uma especialização. Pensando nisso, escolhemos algumas das mais desejadas para apresentar a você. Quem sabe ao conhecê-las melhor não surja uma luz na sua mente? Com certeza, vale a tentativa.

Cardiologia

A Cardiologia é a área da Medicina que abrange o estudo das doenças que afetam o coração e o sistema circulatório, a partir do qual é possível identificar as suas causas e oferecer tratamento adequado. Porém, para se tornar um cardiologista, é preciso se especializar em Clínica Médica antes. Somente após sua finalização, que demora dois anos, o profissional é autorizado a realizar a residência em Cardiologia.

Ginecologia

O especialista em Ginecologia e Obstetrícia é responsável por cuidar da saúde das mulheres, desde o nascimento até a idade madura. Seu campo de atuação engloba a prevenção, o diagnóstico e p tratamento de patologias. Além disso, você estará apto a realizar partos e outros procedimentos que envolvem a gestação.  

Sua residência dura cerca de três anos. Após concluída, o profissional deve fazer um exame, aplicado pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Anestesiologia

Os anestesistas são profissionais imprescindíveis nos blocos cirúrgicos, sendo responsáveis por impedir que o paciente sinta dor durante o procedimento, e por acompanhá-lo no pós-operatório. Sua residência também dura três anos e, após finalizada, é necessário realizar uma prova aplicada pela SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) e obter o TEA (Título de Especialista em Anestesiologia).

Com todas as dicas que citamos aqui, a tarefa de conseguir um estágio e escolher a área de especialização após o curso de Medicina, certamente, ficará menos complicada. Feito isso, o aconselhamos a investir sempre em capacitações para manter-se atualizado e, consequentemente, mais preparado para o mercado de trabalho.

O Grupo Afya conta com várias universidades visto que é o maior hub de educação e soluções médicas do Brasil. Você pode escolher estudar Medicina em vários estados do nosso país. Veja a lista completa abaixo:

Região Norte

Saiba tudo sobre a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru

Saiba tudo sobre a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Bragança

Conheça a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara

Porque estudar no ITPAC Porto Nacional

Por que estudar no UNITPAC

Saiba tudo sobre como é estudar na FACIMPA

Saiba tudo sobre como é estudar na FESAR

Por que estudar no Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Conheça o Centro Universitário São Lucas Porto Velho

Por que estudar na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Abaetetuba

Região Sul

Saiba tudo sobre como é estudar no UNIDEP

Região Sudeste

Saiba tudo sobre como é estudar na FASASETE

Saiba tudo sobre como é estudar na Unigranrio Nova Iguaçu

Conheça a Unigranrio de Duque de Caxias

Conheça a Unigranrio da Barra da Tijuca

Por que estudar na UNIFIPMoc

Por que estudar no Centro Universitário UniRedentor

Por que estudar no Centro Universitário UNIPTAN

Saiba tudo sobre a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga

Saiba tudo sobrea FMIT

Região Nordeste

Por que você deve estudar na FIPGuanambi

Por que estudar no ITPAC Cruzeiro do Sul

Saiba tudo sobre a FASA VITÓRIA DA CONQUISTA

Por que estudar na Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Saiba tudo sobre a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna

Saiba tudo sobre a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns

Saiba tudo sobre como é estudar no UNINOVAFAPI

Saiba tudo sobre como é estudar na UNIMA

Saiba tudo sobre como é estudar no IESVAP

Conheça a Afya Faculdade de Ciências Médicas Santa Inês

Conheça a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes

Gostou deste conteúdo? Navegue pelo Blog Graduação e conheça mais sobre a estrutura completa da Afya. Você vai amar estudar aqui!