Graduação e cursos

De Norte a Sul: conheça a estrutura da Graduação Afya

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre a nossa estrutura e sobre como o sonho da Graduação Afya se desenrolou desde 1999!

4
minutos de leitura

Chegou a vez de conhecer melhor a estrutura da Afya. Para começar, a Afya é um ecossistema que reúne diversas pessoas e ambientes em uma organização harmônica, que se estende por quatro das cinco regiões do Brasil. Mas uma instituição não é algo que surge naturalmente, com uma estrutura biologicamente organizada, que se desenvolve e cresce, sem um plano idealizado.

Na verdade, funciona mais ou menos como a construção de uma casa, que requer projeto, escolha de loteamento, demarcação de terreno e fundação. Para além do que é reconhecido pelo público externo, ou seja, da rede de instituições de ensino Afya, foi planejado um alicerce de inovação.

Este alicerce possui dois pilares principais: a tecnologia e a responsabilidade psicossocial. Isso porque o mais importante para nós é garantir que os nossos estudantes tenham exatamente o que precisam para se transformarem em profissionais de sucesso, tanto na esfera técnica quanto no âmbito da inteligência emocional que isso exige.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre a nossa base estrutural. Assim como,  o nosso desempenho a partir deste projeto, que já está ativo desde 1999. Vamos lá?

Pilar tecnológico

Salas de aula mais do que atualizadas à frente do seu tempo. A Afya é proprietária de várias healthtechs, empreendimentos digitais, cujo objetivo é sanar as diversas necessidades do setor da Saúde por meio da tecnologia. E isso não é à toa.

Muitos destes serviços são voltados à educação e não apenas para o mercado, como o Medcel, o Além da Medicina, o Medical Harbour e o CardioPapers. A seguir, vamos apresentá-los brevemente.

Facilidades e inovações encontradas:

  • Medcel Station aulas ao vivo, simulados, videoaulas, podcasts e duas temporadas de uma websérie que foi escrita exclusivamente para os nossos alunos. Sua plataforma possui metodologia customizável, para atender às demandas de tempo e à capacidade de compreensão de cada pessoa.
  • Além da Medicina – mais de 40 cursos sobre comunicação, medicina na prática, empreendedorismo, marketing, estudos, currículo e muito mais.
  • Medical Harbour – sua especialidade são soluções em imagens médicas, para que  os futuros médicos possam dar diagnósticos mais assertivos. Em classe, nossos estudantes têm acesso à tecnologia de realidade virtual, criada por esta empresa, com conteúdo interativo 3D.
  • CardioPapers um portal completo com conteúdos sobre cardiologia em formato de notícia, artigos, cursos, listas de exercícios, manuais, além de um guia de medicamentos cardiovasculares denominado “bulário”.  

Outras healthtechs são o portal PEBMED, o Nursebook e o Whitebook. As três possuem podcasts exclusivos, que acrescentam valor à formação superior de nossos estudantes em Enfermagem e Medicina.

Pilar psicossocial

Saúde mental em primeiro lugar. Todas as nossas unidades contam com um Núcleo de Experiência Discente (NED), cuja função é oferecer apoio psicopedagógico aos alunos.

Parte do acompanhamento serve para que o próprio estudante descubra qual é o seu verdadeiro jeito de ser e de pensar. Afinal, sabemos que não existe uma única solução viável para todos e acreditamos que é a rotina acadêmica que deve ser adaptada à pessoa e não o contrário.

São vários profissionais que compõem as equipes especializadas de cada NED, que atuam tanto on-line quanto com atendimentos presenciais. A escolha fica a critério do estudante, da forma que se sinta mais confortável.

Quais são os tipos de apoio oferecidos?

  • Suporte com fonoaudiólogo: as sessões buscam a melhora da linguagem oral, no que diz respeito à dicção e oratória, que são importantes soft skills, assim como da linguagem escrita, o que contribui para um bom desempenho acadêmico.
  • Suporte psicológico: as consultas proporcionam um momento de acolhimento, escuta e apoio aos discentes que estão enfrentando desafios emocionais. E há também oficinas sobre distúrbios mentais, como depressão, burnout, etc.
  • Suporte científico: acontece a partir da promoção de monitorias e atividades extracurriculares enriquecedoras, para que o estudante possa construir um histórico acadêmico notável.

Também é responsabilidade do NED promover ações de inclusão e acessibilidade, pelo emprego de estratégias de planejamento, de recursos didático-pedagógicos e de gerenciamento de tempo, entre outras ferramentas.

Ficou com vontade de trabalhar em um lugar como o NED? Veja o que você precisa saber sobre o curso de Psicologia.

Agora, vejamos o que estes pilares sustentam.

Graduação Afya em números

Palavras são ótimas, imagens também. Mas para muitas pessoas, os números são mais tangíveis, o que pode ser o seu caso. Então, abaixo estão nossos dados mais recentes.

Nossos cursos de graduação reúnem ao todo mais de 61 mil alunos em todo o país, sendo cerca de 17 mil somente de Medicina. Quem cuida desse mundaréu de gente? Mais de oito mil professores e colaboradores dedicados a manter o propósito da Afya, de levar mais saúde e desenvolvimento ao interior do país.

Ao todo, são 32 instituições de Ensino Superior, das quais:

  • 30 possuem curso de Medicina;
  • 17 estão localizadas longe das capitais de seus respectivos estados;
  • 20 estão no Nordeste e no Norte;
  • 9 operam no âmbito do Programa Mais Médicos.

Apesar das distâncias entre si, há unanimidade no que concerne à matriz dos cursos. A razão por trás disso é garantir o padrão de qualidade para os nossos alunos independentemente do campus em que estudam, além de proporcionar eficiência operacional.

Se você já sabe qual curso quer fazer, aproveite que as inscrições para o vestibular das nossas IES, à exceção de Medicina, estão abertas. Faça já a sua!

Escolha a faculdade Afya que transformará a sua vida em 2023!