Método Afya: conheça as metodologias de ensino exclusivas do nosso curso de Medicina
Veja a seguir quais são eles e como você estará mais bem preparado para ser médico estudando em uma de nossas unidades.
O método Afya para o curso de Medicina é verdadeiramente único. Sabe por quê? Porque além de contar com todas as obrigatoriedades curriculares previstas por lei, como a metodologia ativa, os projetos de extensão, as disciplinas eletivas e o ciclo de internato, nossa matriz possui três eixos de ensino exclusivos. Veja a seguir quais são eles e como você estará mais bem preparado para ser médico estudando em uma de nossas unidades.
Habilidades e atitudes médicas (HAM)
Desde o primeiro período, sua formação será voltada ao desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. Isso acontece por meio do eixo HAM, onde você vai aprender a comunicação verbal e não verbal ideal para prestar o melhor atendimento, os cuidados necessários para o preenchimento de prontuários, as medidas de biossegurança e precauções universais, entre outras habilidades.
Nessas aulas, também será abordado o estudo semiológico dos sinais vitais e medidas antropométricas, da ectoscopia e de noções básicas da anamnese e do exame físico geral. Assim, você vai compreender tanto os princípios técnicos quanto sociais da relação médico-paciente e família de forma humanizada e com respeito aos direitos humanos.
Métodos Científicos em Medicina (MCM)
O MCM é um eixo do método Afya para o curso de Medicina que você não vai encontrar em nenhuma outra faculdade. Durante os cinco primeiros semestres da sua graduação, seus professores vão utilizar tais aulas para conduzir você em seus primeiros passos dentro da pesquisa científica e da epidemiologia.
Você vai aprender, por exemplo, a fazer uma análise crítica da pesquisa em Medicina por meio de ferramentas da bioestatística, abrangendo análise da dados, estruturação de tabelas e interpretação de gráficos. Também será o momento de tirar todas as suas dúvidas sobre as normas e técnicas para avaliação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa, dentro de um currículo interdisciplinar e voltado à internacionalização.
É essencial compreender o processo e princípios da metodologia científica não apenas para escrever o próprio Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas também para ser capaz de ler criticamente artigos técnico-científicos, participar de discussões sobre a qualidade da literatura científica disponível e exercer a Medicina Baseada em Evidências.
Integração, ensino, serviço e comunidade (IESC)
Já o conteúdo programático do IESC são os sistemas, as políticas e a promoção de saúde e prevenção a doenças no Brasil. Você vai estudar as bases legais do Sistema Único de Saúde (SUS), como funciona a abordagem comunitária, os modelos técnico assistenciais, a ética na atenção básica e vários outros assuntos essenciais para a prática da Medicina no país.
A importância do trabalho em equipe e da multidisciplinariedade vai tomar forma na sua mente à medida que avançar no conteúdo programático. Após concluir o IESC no primeiro período, por exemplo, todo aluno deve ser capaz de entender a equidade do cuidado em nível individual, familiar e coletivo, valorizando todos os aspectos, biológicos, de gênero, sexo, e político-sociais, que compõem a diversidade humana.
No método Afya é para todos os tipos de estudante
É verdade que nosso método coloca o estudante no centro do aprendizado, exigindo dele uma autonomia muito maior em relação ao professor. No entanto, o fato de que o nosso conteúdo é disponibilizado em vários formatos diversificados, com estratégias de ensino abrangentes, faz com que qualquer aluno se encontre após o processo de adaptação a essa nova realidade.
Você vai ter acesso ao conhecimento médico por meio de:
- Palestras;
- Trabalho de campo;
- Role Play/Dramatização;
- Problematizações;
- TBL (Team Based Learning);
- Gamificação;
- Mapa conceitual;
- Discussão em grupos;
- Mesas redondas;
- Aula expositiva dialogada;
- Sala de aula invertida;
- Design Thinking;
- Aprendizagem em pequenos grupos;
- Treinamento em laboratório de informática;
- Simulação;
- Demonstração;
- Treinamento/retreinamento;
- Experimentos;
- Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).
Ou seja, há opções para quem aprende melhor na base da teoria, mas outras para aqueles que preferem colocar a mão na massa. Sem falar que todas as nossas unidades contam com infraestrutura completa e tecnologia de ponta para integrar ainda mais os estudantes com o futuro da Medicina.
Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre como a Afya está presente de Norte a Sul do Brasil – levando mais assistência ao interior do país enquanto forma médicos de alto nível.