Graduação

Tudo sobre o TCC em Medicina e 5 temas para você se inspirar

Convidamos nosso coordenador de ensino médico I para falar tudo que você precisa saber sobre o TCC em Medicina. Confira!

3
minutos de leitura

Seu curso do coração tem mesmo particularidades em relação às demais graduações, sendo assim normal sentir-se perdido. Você talvez já tenha perguntado a amigos e conhecidos que cursaram Humanas e Exatas sobre como foi escrever o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e não adiantou muito. Afinal, o TCC em Medicina nem é feito nos últimos semestres como a maioria, pelo menos, não na Afya – o que pode ser um grande alívio.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o TCC deve ser uma integração entre ensino, pesquisa e extensão. Sua função é consolidar as competências adquiridas ao longo da formação acadêmica. Mas, do 9º ao 12º período como estudante das nossas instituições de ensino, você estará imerso em estágios na rede conveniada.

Inclusive, chamamos o TCC de Trabalho Científico de Curso, pois, embora seja uma etapa muito importante, trata-se de uma etapa intermediária da graduação em Medicina, realizada do 5º ao 7º período. É quando suas habilidades de planejamento de pesquisa, análise de dados, comunicação científica e postura ética serão melhor desenvolvidas.

A fim de esclarecer outras questões, convidamos João Paulo Miranda, Coordenador de Ensino Médico I da Afya, para falar sobre o assunto. Tudo que você precisa saber está nas próximas linhas. Aproveite!

TCC em Medicina: individual ou em grupo?

O TCC pode ser tanto individual quanto em grupo, dependendo da abordagem e das diretrizes estabelecidas pelo professor orientador. Ele pode adotar diferentes formatos, como artigo científico, monografia, estudo de caso ou pesquisa experimental, conforme as exigências do curso e as preferências dos estudantes também.

Sugestões de tema infalíveis

Alguns temas contemporâneos que podem ser abordados são:

  • "Impacto da telemedicina na prática clínica";
  • "Avaliação da eficácia de programas de prevenção de doenças crônicas";
  • "Uso de inteligência artificial na interpretação de exames médicos";
  • "Abordagens integrativas no tratamento da dor crônica";
  • "Efeitos da poluição atmosférica na saúde pública".

Esses assuntos chamam a atenção pela sua relevância atual e potencial impacto na prática médica futura. Todos eles abordam questões emergentes na área da saúde, seja explorando a integração de novas tecnologias, a promoção de medidas preventivas e o reconhecimento do impacto de fatores ambientais sobre o bem-estar humano.

Quais são os critérios de avaliação?

Cada tema pode ser abordado de várias maneiras, dependendo dos objetivos específicos do estudo. Por exemplo, um TCC sobre telemedicina pode envolver revisão de literatura, análise de dados de saúde populacional ou até mesmo desenvolvimento de uma plataforma de teleconsulta.

Em geral, há uma preferência por pesquisas empíricas na área de Ciências da Saúde, especialmente aquelas que permitem uma aplicação direta na prática clínica ou na saúde pública. Para avaliar positivamente um tema de TCC em Medicina e aprovar o aluno, considera-se os seguintes critérios:

  • Relevância;
  • Originalidade;
  • Viabilidade;
  • Coerência metodológica;
  • Contribuição para o avanço do conhecimento científico em Medicina.

Quais dificuldades os alunos costumam enfrentar com o TCC em Medicina?

Algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos de Medicina com o TCC incluem a delimitação do tema de pesquisa, a coleta e análise de dados, a redação científica e o cumprimento dos prazos estabelecidos. Essas dificuldades muitas vezes são sanadas com o apoio do professor orientador.

Na Afya, o estudante ainda conta com o auxílio do Núcleo de Experiência Discente (NED). Com a experiência de profissionais especializados, podemos contribuir para que os alunos tenham uma ótima experiência e consigam realizar uma pesquisa de qualidade.

Gostou deste conteúdo? Navegue pelo Blog Graduação e conheça mais sobre a estrutura completa da Afya, que possui unidades do Norte ao Sul do Brasil. Você vai amar estudar aqui!