Estágio e carreira

Como aproveitar vagas temporárias para se inserir no mercado de trabalho

Entenda porquê dar uma chance às vagas temporárias pode ser muito benéfico para além do lado financeiro.

4
minutos de leitura

Existem vários tipos de vagas para conquistar seu espaço entre os “empregados” quando não há oportunidades para ser efetivo CLT ou para quem não deseja empreender. São elas: as vagas para freelancer, as vagas voluntárias e, por fim, as vagas temporárias, que é o assunto deste texto.

Você já deve ter escutado que nadar entre uma empresa e outra é mais fácil quando já se está no oceano do mercado de trabalho do que entrar pela primeira vez. É por isso que a maioria das pessoas, quando é demitida ou decide sair de um emprego, só muda o status no LinkedIn depois que conseguiu uma recolocação.

A seguir, você vai entender porquê dar uma chance para um cargo temporário pode ser muito benéfico para sua carreira. E olha que nem vamos entrar no mérito financeiro de ter uma renda, mesmo que por pouco tempo.

Tirando o máximo de vagas temporárias

1. Busque aprender e tome riscos

Arriscar é a ação primordial para a inovação em qualquer setor. Mas, em geral, poucas pessoas têm a liberdade e a coragem para tomar riscos nas empresas em que trabalham como efetivo pelo fato de que um resultado ruim pode vir acompanhado de uma carta de demissão.

No caso do trabalho temporário, você não precisará se preocupar nesse nível com isso, pois seu prazo de permanência já está pré-definido. Portanto, aproveite essa vantagem para colocar suas ideias em prática e fazer propostas fora da curva que, no fim das contas, podem lhe garantir a efetivação.

Decisões ousadas em um ambiente novo também promovem o desenvolvimento de hard e soft skills. Mesmo que por tempo limitado, você estará em contato com processos, projetos e pessoas que exigem de você uma postura que talvez você ainda não tenha e que serão diferenciais em outros lugares.

É assim que você também vai mostrar seu perfil profissional, o que pode abrir portas para outras áreas que precisam de funcionários permanentes. Outras empresas costumam perguntar nas entrevistas: “Tem experiência com X área?”. Graças às vagas temporárias em seu currículo, há maiores chances de você responder “sim”.

Leia também: Saiba como montar o seu primeiro currículo (mesmo sem experiência)

2. Faça networking  

Já ouviu falar em QI? Não, não estamos nos referindo ao Quociente de Inteligência, mas sim do suprassumo do mercado de trabalho: o “Quem indica”.

Vagas temporárias te conectam a pessoas que, agora ou mais adiante, podem indicar você para trabalhar com ex-colegas e amigos. Muitas pessoas passam a vida inteira sem se candidatar a uma vaga ou atualizar seus currículos por causa disso.

Basta uma videochamada com quem recebeu sua indicação para falar sobre suas experiências prévias e o que tem a contribuir para que uma proposta seja enviada pelo RH. Ou seja, vale muito a pena se dedicar a um trabalho temporário.

Mesmo que você não goste da atual empresa, seus colegas e líderes podem indicá-lo para ser efetivo em outros lugares. Não perca isso de vista e destaque-se, entregando um bom trabalho e relacionando-se positivamente com sua equipe.  

3. Usufrua de direitos trabalhistas

Embora não haja seguro-desemprego para os trabalhadores a partir do momento em que o contrato temporário é encerrado, outros direitos trabalhistas são garantidos. Você receberá:

  • Férias proporcionais;
  • 13º salário proporcional;
  • FGTS;
  • Pagamento do INSS.

Além disso, sua carga horária não pode ultrapassar o limite de oito horas diárias ou 44 horas semanais. Se possível, reserve parte da sua renda para investir em cursos que transformaram seu currículo e portfólio, aumentando suas chances de permanecer no mercado de trabalho.

Atualize-se! Vídeo currículo: saiba o que é e descubra oito passos para gravá-lo

Onde estão as oportunidades?

As vagas temporárias estão espalhadas pelos mais diferentes setores do mercado de trabalho. Assim, é possível conseguir uma vaga desse tipo em qualquer época, desde que exista demanda.  

Não podemos negar, contudo, que não existem as épocas mais propícias, quando você deve ficar mais atento. Tratam-se em especial dos períodos de maior movimentação para o comércio:

  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Natal.

O setor de turismo, com hotelaria e agências de viagem, também tem sua própria temporada de alta, que acontece nos meses de janeiro e julho. Isso acontece devido às férias escolares e coletivas, quando um número maior de pessoas consegue passear.

Leia também: Como se preparar para entrevistas de estágio

Afinal, como encontrar vagas temporárias?

Sim, destacamos a indicação para conseguir um emprego, mas é claro que existem outras formas bem-sucedidas de encontrar oportunidades, inclusive, de vagas temporárias.

O Linkedin é a maior rede profissional do mundo e, se você ainda não está lá, já abre uma aba agora no Google e crie a sua conta. Depois de configurar tudo, comece a seguir perfis de conhecidos e pessoas que você admira, candidate-se aos empregos que se identifica e produza conteúdo sobre sua área.

Essa é a receita para conseguir um emprego por esse caminho. Outra forma é pesquisar diretamente nos sites das empresas onde você gostaria de trabalhar e em sites de empregos, como o Trampos e a Catho.  

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe de perto o nosso blog para não perder nenhuma publicação sobre Estágio e carreira!