Como o trabalho voluntário pode impactar a sua carreira
Este artigo foi escrito para você não deixar passar nenhuma oportunidade de voluntariado por não saber os benefícios que isso pode trazer à sua carreira.
Logo que começam um curso de graduação, os estudantes já ficam ansiosos por conseguirem sua primeira chance de emprego ou estágio. Em contrapartida, quando aparecem vagas não remuneradas ou aquele convite para oferecer seu tempo e conhecimentos em um projeto filantrópico, poucos são aqueles que se dispõem a pelo menos saber mais sobre o assunto. Sabe como? Então, este artigo foi escrito para quem já esteve em uma situação parecida e deixou passar uma ótima oportunidade de voluntariado. Confira agora mesmo como o trabalho voluntário pode impactar a sua carreira para não deixar isso acontecer de novo!
Experiência
A parte destinada a ‘Histórico profissional’ no seu primeiro currículo pode ser difícil de preencher no início da graduação. Para a maioria dos estudantes, foram muitos anos de preparação para prestar o Enem e outros vestibulares, durante e depois do Ensino Médio, o que não deixou muito espaço para nenhuma atividade remunerada.
Infelizmente, não é lenda urbana aquelas vagas que exigem experiência de pessoas para vagas de estágios, ou seja, vagas que deveriam servir como porta de entrada no mercado de trabalho. Mas não estamos dizendo isso para você desanimar, viu?
Nossa intenção aqui é, na verdade, prepará-lo para que tais decepções não diminuam sua autoconfiança. Assim como, mostrar que aceitar aquela oportunidade voluntária no laboratório da sua faculdade, por exemplo, pode ser uma excelente forma de cumprir com os requisitos que têm sido exigidos dos candidatos.
Afinal, você poderá colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, lapidar habilidades técnicas e aprender com quem estiver ali para te orientar. Depois disso, os recrutadores verão seu currículo com outros olhos.
Networking
Dentro do ambiente acadêmico, você perceberá que conhecer pessoas é uma das melhores formas de conseguir uma entrevista de emprego ou estágio. Como mencionamos antes, coordenadores e demais profissionais contratados para guiar alunos voluntários em atividades internas são boas conexões que, trabalhando com você, poderão indicá-lo a vagas que estejam e acordo com o seu perfil.
Porém, não pense que apenas vagas não remuneradas dentro da sua área podem ser úteis para a sua carreira. Em qualquer ambiente de trabalho voluntário, você estará a serviço de uma instituição e/ou de pessoas com propósitos, valores e suas próprias relações de amizade no mundo externo. Às vezes, um comentário positivo sobre você e o quanto você é dedicado a uma causa social pode lhe abrir caminhos surpreendentes.
Soft Skills
Se você não está convencido de que elogios quanto ao seu caráter e performance em funções completamente desvinculadas do seu ramo de estudo podem transformar sua carreira, chegamos ao item que vai convencê-lo do contrário. Soft skills é o nome dado à habilidades essencialmente humanas, como empatia, proatividade, integridade, ética e mindfullness, entre muitas outras.
E por quê estamos falando disso? Bom, pelo simples fato de que, segundo uma pesquisa da Deloitte, "as ocupações intensivas em soft skills serão responsáveis por dois terços de todos os empregos até 2030". Está bom para você?
Pois aqui estão mais alguns dados autoexplicativos: 32% dos líderes empresariais acreditam que há um risco ético na implantação de inteligências artificiais. Isso porque sistemas operacionais são programados para avaliar números e oferecer soluções que tragam lucro, sem perceberem o potencial de haver um alto custo social.
Então, não tenha dúvidas! O mercado vê, sim, um diferencial em pessoas que dedicam parte de seu escasso tempo a atividades voluntárias, principalmente filantrópicas. E, quando o recrutador perguntar sobre trabalho em equipe, você vai ter a sua resposta na ponta da língua.
Autoconhecimento
Por fim, além de ajudar os outros a te conhecerem melhor, ser voluntário também lhe fará descobrir mais sobre você mesmo. Isso porque experiências como essas nos obrigam a sair da nossa zona de conforto; expõem a gente a realidades difíceis; e implicam tomadas de decisão baseadas em valores fundamentais para todo crescimento pessoal.
A sua transformação por meio do autoconhecimento será, portanto, inevitável. E que assim seja! Pensar de uma mesma forma por longos períodos de tempo em muitos casos significa estagnação por não se permitir aprender coisas novas, o que, na prática, vai à contra mão de uma carreira bem-sucedida.
Além disso, precisamos citar outros dois pontos positivos. Primeiramente, que estudos científicos já mostraram que a melhor forma de combater a procrastinação é por meio da inteligência emocional que resulta do autoconhecimento.
Em segundo lugar, que talvez você só perceba que não deseja exercer determinado cargo após a graduação graças a uma oportunidade não remunerada que aproveitou quando ainda era estudante. Isso porque você enfim saberá como aquilo funciona no mundo real. A partir daí, será mais fácil descartar opções falidas e se concentrar 100% no que te move profissionalmente de fato.
Benefícios para o currículo e para a vida
De acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o trabalho voluntário é uma expressão básica das relações humanas. Nós da AFYA também compartilhamos dessa ideia. Ao tornar-se voluntário, você está dispondo o seu tempo em favor dos outros, contribuindo pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Portanto, os benefícios de embarcar nessa experiência vão muito além do seu currículo. Ser voluntário impactará positivamente a sua vida como um todo o que, no fim das contas, fará de você um profissional cada vez melhor e mais disputado pelas empresas que têm valores alinhados com os seus.
Não à toa, o trabalho voluntário vale para qualquer área de estudo! Se você já sabe o curso de graduação que deseja fazer, aproveite que as inscrições para o vestibular ON-LINE e GRATUITO da AFYA já estão abertas.