Perfil médico no LinkedIn: como montar o seu
Você já sabe como montar seu perfil médico no Linkedin? Acesse nosso artigo para ficar por dentro!
Criar um perfil médico no LinkedIn é um importante diferencial para se destacar no mercado. Isso porque a plataforma consiste em uma rede social direcionada para a carreira profissional e é utilizada como currículo para diversos processos seletivos. Ao utilizá-la você poderá ampliar e fortalecer sua rede de networking e poderá divulgar os seus serviços.
Um médico que deseja abrir um consultório, por exemplo, precisa ter uma conta no LinkedIn para conhecer outros profissionais da área e para ficar por dentro das dicas dos especialistas. Saiba que ao ter boas conexões, você conseguirá atrair pacientes e aumentar a rentabilidade.
Continue a leitura e saiba como criar um perfil no LinkedIn!
Como funciona o LinkedIn?
O LinkedIn é uma plataforma com a finalidade de conectar pessoas da mesma área profissional ou áreas complementares. Desse modo, é fundamental inserir as informações presentes em um currículo profissional, como área de interesse, experiências profissionais, e aptidões.
Ao colocar os seus dados, diferentes pessoas podem se conectar com você, como colegas de profissão, os gestores das empresas, os recrutadores e outros perfis relevantes para suas necessidades.
É importante ressaltar que o LinkedIn permite troca de mensagens, curtidas e comentários nas postagens. Além do mais, você consegue realizar postagens maiores e no LinkedIn Pulse você pode publicar artigos.
Quais as vantagens de criar um perfil médico no LinkedIn?
Existem diversas vantagens em saber como criar um perfil no LinkedIn, pois a plataforma apresenta pessoas com os mesmos interesses profissionais que o seu. Muitos recrutadores utilizam o LinkedIn como processo de seleção.
Logo, é uma forma de conseguir uma boa oportunidade de emprego. Um médico, por exemplo, tem contato com colegas, diretores de hospitais, profissionais da saúde e até clientes em potencial. Confira as vantagens de criar uma página na plataforma!
Melhora o relacionamento
O LinkedIn permite que você troque experiências e divulgue oportunidades. Ao ter um perfil ativo, você se comunica com profissionais de diversas partes do mundo. Com isso, você pode tirar dúvidas a respeito de sua área e buscar realizar negócios.
Autoridade em sua área
Outra importante vantagem proporcionada pelo LinkedIn é a possibilidade de conseguir mais autoridade em sua área. Sendo que para isso é preciso manter o perfil atualizado, inserir certificados, escrever posts relevantes e úteis. Dessa maneira, você mostra conhecimento.
Realização de networking
A maioria dos usuários da plataforma buscam realizar networking. Quem deseja ter uma carreira médica bem sucedida, precisa ter uma boa rede de contato no LinkedIn, para que ache a vaga desejada e para que conheça profissionais que atuam na mesma especialização que a sua.
Como deve ser o perfil médico?
Algumas informações são essenciais em um perfil médico no LinkedIn, visto que por meio delas você conseguirá conectar com outros profissionais e fazer bons negócios. Veja a seguir o que deve ser inserido!
Escolha uma boa foto de perfil
A foto é capaz de transmitir credibilidade ao seu perfil médico. Assim, ela não deve ser selecionada de qualquer forma. Opte por uma imagem que retrate você no ambiente de trabalho. Caso você já tenha uma marca, você pode inserir a sua logo para que outras pessoas conheçam e decidam fazer negócio.
Crie conteúdos relevantes
Os conteúdos postados dentro da plataforma são essenciais e devem refletir sua área de atuação. É indicado que os médicos insiram textos capazes de mostrar sua autoridade e conhecimento profissional. Desse modo, é necessário apostar em publicações mais diretas e objetivas.
Uma boa maneira de mostrar o seu trabalho é por meio das postagens de artigos direcionados para sua especialidade. Os conteúdos inseridos devem ser relevantes para os usuários da rede. Não é interessante postar algo que não agregue conhecimento profissional.
E lembre-se de sempre de obedecer às regras do Código de Ética Médica!
Faça uma descrição funcional
Uma maneira de garantir um bom resultado com o LinkedIn é por meio de uma descrição funcional, ou seja, que aborde suas informações de maneira objetiva e simples. Assim, o visitante de sua página já saberá a respeito de sua formação e seus objetivos na rede. Durante o processo de criação, é válido inserir suas competências, habilidades interpessoais e especialidade.
Utilize palavras-chave estratégicas
É imprescindível utilizar palavras-chave estratégias para garantir um bom posicionamento do seu perfil. Sendo que é preciso colocar os termos mais recorrentes em sua área de atuação para que os outros usuários consigam encontrar sua página. Dessa forma, saiba quais são as palavras estratégicas para seu segmento e busque inseri-las em suas postagens.
Siga perfis com mesmo interesse profissional
No LinkedIn é recomendado seguir os perfis que apresentam o mesmo objetivo profissional que o seu. Durante a escolha, prefira acompanhar médicos, gestores de clínicas e hospitais, estudantes da área e entre outros profissionais capazes de contribuir em seu crescimento.
Quais erros devem ser evitados?
Para conseguir interagir com os profissionais e conseguir se destacar no mercado, é preciso ter atenção e cuidado ao utilizar a plataforma. O profissional deve seguir as regras de marketing médico estabelecidas do Código de Ética Médica para que não seja penalizado.
Não pode usar a rede para realizar promoções de atendimento, ela precisa ser usada com objetivo profissional. Como foi mencionado, é indicado publicar artigos capazes de esclarecer temas relacionados à saúde e de divulgar sua formação.
Saiba que ao realizar qualquer divulgação médica, é preciso colocar a sua especialidade e o seu CRM. Se for feita uma publicação relacionada à sua clínica, é preciso colocar o nome do responsável técnico e o seu registro profissional. Além do mais, a divulgação de alguns textos ou imagens são proibidas.
Portanto, ao saber como criar um perfil no LinkedIn, você conseguirá ter um bom posicionamento na plataforma e diversos profissionais da Medicina conhecerão os seus trabalhos. Ao interagir com a comunidade médica os resultados são satisfatórios para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Chegamos ao final do nosso artigo a respeito da importância do perfil médico no LinkedIn.
Agora, você será capaz de criar uma página de forma estratégica e de sucesso. Como vimos, as vantagens proporcionadas são inúmeras e é válido aproveitá-las.
Para quem ainda não se formou, é importante utilizar a plataforma para ir aprendendo, não deixe que criar seu perfil por lá!
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter para receber mais conteúdo em seu e-mail!