Como fazer a transferência externa para uma instituição de ensino Afya?
A seguir, explicamos como é o processo de transferência externa para que você entenda se essa é mesmo a melhor escolha para você.
Há muitos motivos para se fazer uma transferência externa para continuar estudando. Pode ser que você esteja mudando de cidade ou até de estado. Ou que não goste da sua atual universidade e queira fazer um upgrade para uma das unidades Afya.
A seguir, explicamos como funciona esse processo para que você entenda se é mesmo a melhor escolha para a sua realidade. Também apresentamos os caminhos para ser transferido de acordo com o seu tipo de matrícula, com um passo a passo detalhado.
Confira!
O que é transferência de faculdade?
Transferência externa é uma opção de ingresso que quase toda faculdade oferece sem que a pessoa precise passar pelo vestibular. Assim, uma pessoa que estuda de manhã em um lugar e conseguiu um emprego pode continuar seus estudos em outra Instituição de Ensino (IES) que ofereça o mesmo curso no período noturno, por exemplo.
Em vez de fazer uma prova, o candidato passa por um processo que é mais burocrático do que de seleção em si. Seu histórico acadêmico será avaliado, mas a análise mais importante é a das grades curriculares de cada faculdade, o que possibilita a dispensa de disciplinas repetidas.
É possível, inclusive, fazer uma transferência externa não apenas para outros turnos de aula, mas também outros cursos e modalidades, como ir do presencial para o EAD. Veja agora como funciona o processo de transferência e o caso especial da matrícula via Prouni.
Como funciona a transferência pelo Prouni
As regras para os estudantes que são beneficiários do Prouni são um pouco diferentes. A começar pela restrição de que eles podem pedir transferência apenas para cursos de áreas correlatas.
Depois que a grade curricular for aprovada, deve-se dirigir à IES de origem para obter a chave de transferência da bolsa de estudos. Essa chave fica disponível quando o processo alcançar a etapa de “Aguardando Regularização”.
Em seguida, é exigido o comparecimento à Central de Atendimento ao Calouro (CAC). Assim, a IES onde o aluno passará a estudar faz uma avaliação da chave. Se estiver tudo dentro dos parâmetros definidos pelo Ministério da Educação (MEC), a matrícula será transferida.
Vale mencionar que, a faculdade de destino precisa ser credenciada no Prouni para que a transferência seja possível sem perda da bolsa. Também é necessário ter vagas para o curso desejado especificamente para candidatos do programa no momento da solicitação.
Passo a passo para transferir sua matrícula
1. Pesquise bastante
Primeiramente, você precisa ler o edital da unidade Afya de sua escolha para entender sua política de transferência externa. Busque também as opções de curso e suas modalidades.
2. Reúna os documentos necessários
Organize o seu “dossiê de transferência” com todos os documentos exigidos no edital. Seu histórico acadêmico deve mostrar as disciplinas cursadas até então e as notas obtidas respectivamente.
Outras informações que talvez sejam solicitadas são: as ementas das disciplinas, suas cargas horárias e seu conteúdo programático. Tudo para que seja analisada a equivalência de grade curricular.
3. Solicitar a transferência
Você pode entrar em contato por e-mail ou por telefone. Ambos os canais devem estar disponíveis na aba de “Contato” do site da IES.
Existe a possibilidade de a faculdade em questão já deixar um formulário de inscrição ativo on-line para preenchimento. Se for o caso, envie os seus dados por meio desse dispositivo para avaliação.
4. Pagar a taxa – caso exista
Verifique se há alguma taxa de inscrição para o processo de transferência e realize o pagamento conforme as instruções fornecidas no site ou pelo atendimento da secretaria.
5. Submeter os documentos
Entregue todos os documentos exigidos, juntamente com o formulário de inscrição e o comprovante de pagamento. Lembre-se de fazer isso dentro do prazo estabelecido pela IES.
A partir daí, o processo está nas mãos da unidade Afya que você escolheu para estudar. Após a triagem inicial, pode ser que você receba um convite para ser entrevistado como parte de um processo seletivo adicional.
Por fim, a IES informará sobre a aceitação ou não da transferência. Se aceita, siga as instruções fornecidas para realizar a matrícula no novo curso, como o pagamento das taxas de matrícula, por exemplo.
Confira mais dicas de como ter a melhor experiência acadêmica por meio de outros artigos do nosso blog. A seção Graduação e cursos é dedicada exclusivamente para isso.