Graduação

Fiz outro curso da área da Saúde, consigo aproveitar quantas disciplinas para Medicina?

Você consegue aproveitar diversas disciplinas, mas será que isso é o mais importante? Conheça outros benefícios disso para a sua carreira médica aqui!

5
minutos de leitura

Aproveitamento de disciplinas é regulamentado no Brasil pela Lei nº 9.394/96. A partir desse dispositivo, fica estabelecida a possibilidade de abreviar a duração de uma graduação de acordo com as normas do sistema de ensino, o que é feito por meio do reconhecimento da equivalência entre disciplinas e atividades de um curso e outro.

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm a liberdade de autorizar o aluno a dispensar uma disciplina ao avaliar o seu desenvolvimento de competências em cursos superiores. Qualquer discordância sobre a decisão recebida deve ser resolvida diretamente com a faculdade, sendo passível de recursos específicos.  

Não há, porém, nenhuma determinação ou facilidade expressa sobre a compatibilidade entre cursos da Saúde, incluindo a Medicina. O que faz bastante sentido, se analisarmos casos concretos de aproveitamento de matérias.

A irmã do redator do nosso Blog, por exemplo, conseguiu eliminar quatro disciplinas: Medicina Preventiva e Social II, que era uma parte de Estatística, Filosofia, Sociologia e Introdução à Pesquisa Médica. A primeira graduação dela? Administração Pública.

Ou seja, você consegue aproveitar diversas disciplinas, mas será que isso é o mais importante? Nós achamos que não e queremos aprofundar nesse assunto com você. Vamos juntos?

Benefícios de fazer outro curso da Saúde antes de fazer Medicina

Não vamos falar sobre reduzir o número de matérias a serem feitas durante a segunda graduação em Medicina aqui. Os principais benefícios de já ter feito outro curso da Saúde são, na verdade, todos relacionados aos conhecimentos adquiridos.

Primeiramente, você vai se desenvolver muito na sua primeira faculdade, pois manter tudo sob controle ao longo de cada semestre requer muito autoconhecimento. Você vai precisar ser disciplinado, organizado e aprender a abrir mão de prazeres momentâneos pela sua meta final.

Em segundo lugar, mas tão relevante quanto, está a expertise em áreas muito específicas que lhe darão uma supervantagem como profissional. Embora algumas matérias sejam parecidas, as demais graduações da Saúde são bastante peculiares e recheadas de conteúdos complexos.

Por esse motivo, decidimos compartilhar com você algo além do quão compatível a grade curricular de cada um desses cursos pode ser com a Medicina. Ao final de cada tópico, haverá a indicação de qual especialidade médica se complementa com a formação anterior.

Compatibilidade entre grades curriculares

A seguir, você verá as principais matérias de certos cursos da Saúde que podem ser aproveitadas na Medicina – por serem iguais ou por carga horária. Lembre-se, porém, de que há independência para que cada IES monte suas matrizes curriculares com mais ou menos disciplinas, além do que é exigido pelo MEC.

Depois, recomendamos que compare exatamente a grade do curso que você já fez à matriz do curso de Medicina da universidade onde pretende estudar. Assim, você terá uma visão mais completa das suas possibilidades.

Biomedicina e Medicina

  1. Biologia Celular e Molecular
  1. Genética
  1. Fisiologia Humana
  1. Metabolismo
  1. Bioquímica Estrutural
  1. Bioquímica Funcional
  1. Enzimologia
  1. Biotecnologia
  1. Imunologia
  1. Microbiologia
  1. Biologia do Desenvolvimento
  1. Bioinformática
  1. Técnicas de Laboratório em Bioquímica
  1. Bioética e Legislação em Pesquisa Científica

Hoje, muitos biomédicos deixam de trabalhar em laboratórios para empreender na área da Estética, realizando procedimentos que corroboram para a autoestima das pessoas. Caso você queira se especializar em Dermatologia também com esse objetivo, seus conhecimentos em Biomedicina valerão muito.

Enfermagem e Medicina

  1. Anatomia
  1. Fisiologia Humana
  1. Microbiologia
  1. Parasitologia
  1. Bioquímica
  1. Biologia Celular
  1. Políticas Públicas e Atenção Primária à Saúde
  1. Semiologia e Semiotécnica
  1. Farmacologia
  1. Nutrição e Dietética
  1. Epidemiologia
  1. Métodos de Pesquisa em Enfermagem

Enquanto a Medicina administra tratamentos, a Enfermagem fica responsável pela prescrição de cuidados. Uma das especialidades médicas que colocam o bem-estar do paciente acima do processo de saúde-doença são os Cuidados Paliativos. Inclusive, há em tramitação na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei de incentivo para enfermeiros cursarem Medicina, você sabia?

Fisioterapia e Medicina

  1. Anatomia Humana
  1. Fisiologia Humana
  1. Bioquímica
  1. Biomecânica
  1. Patologia
  1. Farmacologia
  1. Semiologia e Avaliação em Fisioterapia
  1. Métodos de Pesquisa em Fisioterapia

Domínio completo sobre os sistemas esquelético e muscular do corpo humano. Esse é um dos conhecimentos mais valiosos que vai adquirir na faculdade de Fisioterapia, o que vai fazer você sair na frente na especialização em Ortopedia e Traumatologia.

Odontologia e Medicina

  1. Anatomia Humana e Odontológica
  1. Fisiologia Humana e da Cavidade Oral
  1. Bioquímica
  1. Histologia e Embriologia
  1. Microbiologia e Imunologia
  1. Patologia Oral
  1. Farmacologia
  1. Métodos de Pesquisa em Odontologia

Você conhece os detalhes da face humana como a palma de sua mão após tornar-se cirurgião-dentista. Assim, sua eficiência terá um potencial muito maior como especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Farmácia e Medicina

  1. Bioquímica
  1. Anatomia
  1. Fisiologia Humana
  1. Farmacologia
  1. Microbiologia
  1. Imunologia
  1. Parasitologia

Anestesiologia é uma especialidade médica na qual um bom farmacêutico terá facilidade de atuar. Isso porque o curso de Farmácia tem muito cálculo e uma das melhores bases de química do Ensino Superior.

Fonoaudiologia e Medicina

  1. Anatomia
  1. Biologia Celular e Molecular
  1. Neuroanatomia
  1. Neurofisiologia
  1. Métodos de Pesquisa em Fonoaudiologia

Há distúrbios da fala que acompanham a pessoa desde a infância e, quanto antes inicia-se o tratamento, os avanços para superá-los são mais rápidos. Talvez um pediatra com um diploma de Fonoaudiologia em seu currículo seja tudo o que uma família precisa - e este profissional diferenciado pode ser você.

Nutrição e Medicina

  1. Anatomia Humana
  1. Fisiologia Humana
  1. Bioquímica
  1. Métodos de Pesquisa em Nutrição

Você já deve estar imaginando que vamos sugerir a um nutricionista que também é médico encaminhar-se para uma especialização em Nutrologia, certo? Pois está enganado. Seu conhecimento prévio terá ainda mais destaque caso opte por ser um especialista em Medicina do Esporte.

Psicologia e Medicina

  1. Psicopatologia
  1. Métodos de Pesquisa em Psicologia

Por fim, por que não unir tudo o que se sabe sobre a psiquê humana com o funcionamento químico e físico do cérebro? Ser capaz de orientar um paciente, reconhecendo seu comportamento, e de receitar medicamentos ao mesmo tempo. Psicologia e Psiquiatria juntas são o verdadeiro pacote completo.

Se este conteúdo despertou ainda mais o seu desejo de ser médico (a), temos uma ótima notícia. As inscrições para o vestibular de Medicina da Afya já estão abertas. Inscreva-se aqui!