Prouni x fies: quais as diferenças?
Conheça as modalidades de Financiamento Estudantil, como eles podem te ajudar a cursar o ensino superior. Saiba quais são as diferenças entre PROUNI e FIES, programas de assistência criado pelo Governo Federal. Saiba mais sobre essas modalidade de financiamento e escolha o melhor para o seu caso.

Nas últimas duas décadas, o Governo Federal investiu em programas de assistência estudantil que garante maior acesso à universidade. São tantos atualmente que é normal ficar confuso. Por exemplo, você sabe o que é Fies e o que é PROUNI? E a diferença entre eles?
Conhecer bem cada benefício é fundamental para escolher o melhor para o seu caso. Entenda o que é Fies e o que é PROUNI, as semelhanças e diferenças entre eles. Descubra, também, os documentos do PROUNI e do Fies necessários para conseguir o benefício. Confira!

O que é Fies?
É o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Governo Federal que permite ao aluno financiar seu curso superior em instituições pagas. Enquanto estuda, o programa responsabiliza-se pelos custos do aluno, que deverá quitar o valor depois de formado.
O valor financiado pode variar bastante de acordo com a análise de crédito feita pelo agente financeiro. Alguns alunos conseguem financiar até 100% do valor do curso, enquanto outros valores menores. Por isso, converse com o agente financeiro e faça simulações para compreender quanto você terá que pagar ao longo do curso.
O que é PROUNI?
É o Programa Universidade Para Todos, também do Governo Federal, que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. Neste caso, o programa arca com os custos da formação sem que o aluno precise ressarcir nenhum valor.
Para alunos cuja renda familiar per capita é de até um salário mínimo e meio, são concedidas bolsas integrais, ou seja, o aluno não paga nada. Quando a renda é de até três salários mínimos, a bolsa é parcial e cobre 50% do valor da mensalidade. A outra metade é o aluno quem paga.


O que o ENEM tem a ver com esses benefícios?
Para participar tanto do Fies quanto do PROUNI, o aluno deverá ter realizado o ENEM. Apesar de serem programas diferentes, ambos exigem uma média mínima de 450 pontos na prova de conhecimentos gerais e a redação não pode ter sido zerada. Estes são critérios eliminatórios.
A nota é utilizada para classificar os estudantes e oferece prioridade aos que obtiveram melhores resultados. Afinal, o número de vagas em ambos os programas é limitada. Por isso, o desempenho do aluno também é levado em conta na concessão do benefício.
Vale lembrar que para o PROUNI o candidato deve ter cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas ou como bolsista integral em instituições particulares. Professores da rede pública de educação também podem pedir o benefício e, exclusivamente para eles, não é exigido ENEM.
Do que eu preciso para me inscrever em cada programa?
Em ambos os programas, a inscrição é on-line, e dentro do cronograma estabelecido para cada programa. Sendo classificado, é necessário apresentar alguns documentos (cópia e original) para comprovar as informações fornecidas na inscrição.
Esteja atento aos documentos necessários ao Fies e ao PROUNI, pois há algumas diferenças entre cada programa. Confira:
Documentos necessários ao Fies
Tanto para o candidato e seu grupo familiar é necessário comprovar renda, documento de identificação, CPF, comprovante de residência, comprovação de conclusão do ensino médio, entre outros. Apresentar cópia e original. Para conferir mais detalhes, acesse o site do Fies.
Documentos necessários ao PROUNI
Os documentos do PROUNI incluem também o grupo familiar, afinal a renda total é um critério importante para participar do programa. Será feita uma avaliação criteriosa dos dados, portanto, tanto você quanto as pessoas que moram com você devem apresentar documentos.
São eles: um documento de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimentos e comprovante de conclusão do ensino médio, entre outros. Quando for o caso, comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, de pagamento de pensão alimentícia, de deficiência e de atuação no magistério ambos com as devidas comprovações.
Conhece mais alguém em dúvida sobre as diferenças entre PROUNI e Fies? Compartilhe este post!
Leia também: Financiamento estudantil vale a pena? Entenda aqui!

