Esperar pra quê? 5 formas de ingresso no Ensino Superior sem a nota do Enem
Veja abaixo quais são essas alternativas simples e práticas, que podem te ajudar a dar o próximo passo na sua formação acadêmica agora mesmo.
Muitas pessoas acreditam que o único caminho para entrar na faculdade é por meio do Enem, mas existem outras formas de ingresso que podem acelerar o processo. Se você não quer esperar pelo resultado da prova ou já tem o pressentimento de que não foi muito bem, saiba que há alternativas que podem ser ainda melhores.
A seguir, vamos explorar cinco maneiras menos conhecidas de ingressar em uma Instituição do Ensino Superior (IES). São alternativas simples, práticas e que podem te ajudar a dar o próximo passo na sua formação acadêmica de forma mais rápida e de acordo com o seu momento de vida. Confira!
Análise de histórico
Muitas universidades brasileiras oferecem permitem o ingresso na graduação por meio da análise do histórico do ensino médio. Nesse processo, as notas obtidas pelo estudante durante a trajetória escolar são essenciais para a avaliação.
A proposta é que as competências do aluno, adquiridas ao longo dos anos, sejam levadas em consideração, sendo diferentes para cada área de curso ou não. Por exemplo, as notas obtidas em matérias como física e matemática podem ser mais relevantes para conseguir uma vaga em cursos de Exatas.
Mais de 100 instituições utilizam esse método, inclusive, unidades Afya, como a Universidade Unigranrio em seus três campi: Barra da Tijuca, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Assim, você não precisa esperar pela sua nota do Enem nem realizar o vestibular tradicional da instituição.
Em suma, o candidato precisa apenas apresentar o documento de conclusão do ensino médio e alguns outros documentos pessoais no momento da matrícula. Essa abordagem permite um processo seletivo mais simples e acessível.
Vestibular on-line
O vestibular é um dos métodos tradicionais de ingresso utilizado por muitas universidades para selecionar novos alunos. Mas, recentemente, diversas IES estão disponibilizando-o também em seu formato on-line, o que é uma excelente opção para muitos candidatos que moram longe das unidades onde desejam estudar.
Mesmo pelo meio digital, a prova é pensada para avaliar o conhecimento adquirido sobre as disciplinas do Ensino Médio, como Português, Geografia, Filosofia, entre outras. Na Afya, por exemplo, os estudantes podem realizar o exame durante o período estipulado, utilizando um sistema de segurança chamado Mettl Secure Browser (MSB), que impede o acesso a outros sites durante o exame, garantido a integridade da prova.
Todas as regras são definidas por edital, sendo específicas para unidade e cada edição do vestibular, incluindo datas, requisitos de inscrição e detalhes sobre a prova. Em geral, os candidatos geralmente se inscrevem pelo site da faculdade, onde encontram todas as informações necessárias, tanto para o dia da prova quanto para os seus estudos, visto que podem cair questões sobre livros de autores específicos, por exemplo.
Transferência externa
A transferência externa é a opção ideal para os estudantes que já ingressaram no Ensino Superior, mas estão insatisfeitos com a instituição onde estudam. Isso porque, com a transferência, o candidato precisar iniciar o curso do zero, passando por um processo de validação do que foi aprendido até então para dispensar disciplinas.
Muitos estudantes, sem saber dessa possibilidade, acabam trancando ou desistindo do curso. Outra vantagem é que este tipo de ingresso não exige que o estudante realize um novo vestibular, o que facilita o ingresso na faculdade de destino.
Dependendo do caso, o aluno pode ingressar diretamente no período do curso em que já se encontra, sem perder tempo. No entanto, para que a transferência seja permitida, é importante seguir as normas estabelecidas pela nova instituição, sendo fundamental procurar informações detalhadas na secretaria acadêmica.
Portador de diploma
Esse método de ingresso é destinado a quem já possui um curso superior completo e deseja ingressar em uma segunda graduação sem precisar prestar vestibular novamente. Nesse caso, uma vez que o candidato já concluiu uma graduação, está comprovado que é qualificado para o nível do Ensino Superior, sendo necessário apenas apresentar a documentação para se matricular.
Se deseja expandir seus conhecimentos em outra área ou complementar sua formação acadêmica, essa oportunidade é para você. No edital de cada universidade, haverá a descrição das exigências para quem ingressa como portador de diploma. Mas, geralmente, o processo é simples.
Também é possível dispensar disciplinas do novo curso, evitando a obrigação de refazê-las. Assim, o candidato economiza dinheiro e tempo enquanto realiza o seu sonho.
Quem se enquadra nessa modalidade deve estar atento às exigências da instituição e à validade do curso e diploma anteriores. Na Afya, por exemplo, para que o ingresso seja possível, tanto a instituição de origem quanto o curso precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Reingresso
Já estudou na Afya e precisou dar um tempo? O reingresso é para nossos ex-alunos que desejam retomar seus estudos que estão com a matrícula trancada ou que foram apenas interrompidos. Basta atender aos requisitos específicos previstos no edital do curso que pretende reiniciar para retornar à universidade sem a necessidade de realizar um novo vestibular on-line ou esperar a nota do Enem 2025.
Agora que você conhece essas 5 formas de entrar para a faculdade ainda neste ano, basta escolher a que faz mais sentido para você e realizar esse sonho. Inscreva-se em uma unidade Afya.