Graduação e cursos

Filmes sobre publicidade e marketing: 6 títulos imperdíveis

Pensando em cursar publicidade? Descubra 6 filmes de publicidade para conhecer melhor o cotidiano deste profissional e entrar em contato com a área.

4
minutos de leitura

Uma das principais etapas no processo de compra, a publicidade envolve um conjunto de recursos e técnicas usadas por profissionais da área com o objetivo de fazer consumidores comprarem produtos e serviços. Durante o curso de publicidade, os alunos entram em contato com matérias que falam sobre os comportamentos dos consumidores e técnicas de persuasão, por exemplo.

Umas das melhores maneiras de assimilar todos os conteúdos ou entender um pouco mais sobre a graduação é assistindo a documentários e filmes sobre marketing e publicidade. Assim, é possível descobrir como este profissional atua na prática.

Neste post, você vai conferir as vantagens de seguir nesta área e 6 filmes sobre publicidade que são interessantes para entender o dia a dia deste profissional.

Vantagens de seguir a carreira de publicidade

Quando pensamos na figura do publicitário, logo vem à mente o profissional ligado aos processos de persuasão e convencimento. Isso ocorre porque o publicitário precisa utilizar várias técnicas diferentes para atrair os consumidores das marcas.

Seja por meio do copywriting em textos publicitários, técnicas de edição em propagandas na televisão, ou outras mídias como a internet, este profissional deve basear seu trabalho no comportamento do consumidor, compreendendo suas necessidades e desejos.

Assim, uma das principais vantagens de seguir a carreira de publicidade é que você descobre as principais técnicas e ferramentas para analisar campanhas, desenvolver projetos e levar em conta a forma como as pessoas pensam e consomem.

Além de melhorar suas capacidades de interpretação interpessoal, outra vantagem do curso de publicidade é que esta é uma profissão constantemente atualizada com as novas tendências na área da tecnologia, o que pode facilitar na hora de projetos sofisticados como jogos digitais e planejamento de mídias ou mesmo para trabalhos no formato de home office.

Como os filmes ajudam nos estudos?

Seja para quem já está cursando publicidade e propaganda ou marketing, seja para quem ainda está decidindo e pesquisando sobre a área, entrar de cabeça em uma nova profissão nem sempre é fácil.

Por isso, embora a leitura de livros e textos seja essencial, os filmes e documentários podem ser uma ótima forma de ampliar o repertório sociocultural e estar em contato com a área de forma leve e descontraída.

A seguir, confira 6 filmes sobre publicidade e marketing que vão te fazer se apaixonar ainda mais por esta área.

Obrigado por fumar

No primeiro longa da lista, acompanhamos Nick Naylor, um advogado e publicitário que chefia o lobby das maiores empresas de tabaco dos Estados Unidos. Nesta posição, ele é responsável por defender as empresas dos processos e campanhas antifumo, uma tarefa nada fácil.

Cada vez mais desafiado a defender o tabagismo, Nick é obrigado a distorcer fatos e elevar ao máximo sua capacidade argumentativa.

Dessa forma, o filme e a história de Nick são ótimos exemplos do quanto o pensamento do profissional deve ser sempre inovador e diferente, contudo, sempre se atendo à verdade e sem distorcer os fatos.

Steve Jobs: o homem e a máquina

Uma das figuras mais conhecidas do mundo empresarial, Steve Jobs foi o criador e principal figura da Apple, empresa de tecnologia que costuma liderar em rankings de fortuna e popularidade.

O documentário mostra todos os lados da vida de Jobs, tanto sua fama extraordinária e sua genialidade em compreender as tendências, quanto as dificuldades de se relacionar e estabelecer vínculos na vida pessoal.

O documentário é importante para os estudantes e interessados em publicidade porque detalha o pensamento de Steve Jobs na criação dos primeiros computadores e softwares da Apple, dando importância ao design e usabilidade quando outros produtores preocupavam-se apenas com a fabricação em massa.

Os estagiários

Nick e Billy são dois vendedores clássicos que são mestres em persuadir seus clientes a comprarem praticamente qualquer coisa. A sorte dos dois amigos muda quando eles são demitidos e precisam arrumar um novo emprego.

Com dificuldades em achar algo que realmente sabem fazer, decidem se candidatar a um projeto da empresa Google para concorrerem às vagas de emprego. Durante o processo de seleção, os dois vendedores, que não conhecem nada de tecnologia, precisam competir com concorrentes mais jovens e habilidosos que eles.

No filme, podemos perceber o quanto é importante estar atualizado nas novas tecnologias e formas de atrair novos consumidores através de mídias como as redes sociais. Contudo, a mensagem final do filme demonstra que a publicidade, no fundo, deve ter a ver com a compreensão das necessidades e a conexão entre as pessoas.

Como fazer carreira em publicidade

Um filme do final dos anos 80, "Como fazer carreira em publicidade" é uma viagem no tempo para a época dos publicitários de terno e gravata e com propagandas no rádio e TV.

O publicitário Dennis Bagley está em um momento difícil de sua carreira. Pressionado para bolar uma campanha sobre um creme para espinhas, o estresse e a ansiedade vão dominando cada vez mais a vida profissional e pessoal do personagem.

O filme tem uma virada quando Dennis percebe uma bolha em seu ombro, que logo cresce e torna-se um rosto. A bolha acaba fazendo Dennis refletir sobre sua carreira e o modo pouco saudável de encarar sua profissão.

Fome de poder

Filme lançado em 2016, o longa conta a história do empresário Ray Kroc e como ele transformou o promissor restaurante dos irmãos James e Maurice McDonald's na maior franquia de fast-food em número de lucros e consumidores em todo o globo.

Ao conhecer a lanchonete especializada em lanches rápidos, o empresário logo tornou-se sócio e expandiu os negócios. Estabelecendo padrões para os lanches e as disposições das lanchonetes, Kroc começou um bem-sucedido programa de franquiados que aumentou ainda mais os lucros.

O filme é uma ótima forma de mostrar o quanto o trabalho do publicitário, além de criar campanhas publicitárias marcantes e ideias desde o começo, também envolve ter uma visão analítica e crítica sobre propagandas e formas de vender que já estão no mercado.

Assim, é possível compreender que elementos estão dando certo e quais podem ser melhorados para estabelecer uma melhor conexão entre a marca e o público-alvo.

Do que as mulheres gostam

Em uma comédia leve e descontraída, conhecemos Nick Marshall, um publicitário bem-sucedido em sua profissão e que leva uma vida amorosa agitada e machista.

Depois de bater sua cabeça em um acidente doméstico, Nick ganha a estranha habilidade de ouvir os pensamentos das mulheres a sua volta. Depois do grande choque, o publicitário começa a usar a nova habilidade para agradar colegas e fazer grandes campanhas publicitárias.

De forma engraçada, o longa brinca com a ideia de que o publicitário é um leitor de mentes e que deve antecipar os desejos de seus consumidores para que eles comprem o máximo possível.

Neste post, você conheceu 6 filmes de publicidade que podem te ajudar a se aproximar desta profissão, entendendo melhor quais são os desafios, potencialidades e como funciona o cotidiano desta profissão.

Se você se interessou por este conteúdo, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas assistam e se interessem pela área da publicidade.