Marketing ou Publicidade e Propaganda: o que cada curso oferece?
Está em dúvida entre Marketing ou Publicidade e Propaganda? Confira nosso guia completo que compara as duas graduações!
O mundo inteiro está falando sobre marketing, e não é de se admirar que uma nova geração de pessoas criativas esteja ansiosa para entrar nesse campo. Contudo, muitos ainda têm a dúvida: qual caminho seguir na faculdade? Marketing ou Publicidade e Propaganda?
As empresas estão intensificando seus esforços nessa área, e a demanda por especialistas só aumenta. O mercado global de marketing digital, por exemplo, atingiu um valor de 477,8 bilhões de dólares em 2022, e as projeções indicam que esse número alcançará 807,92 bilhões de dólares até 2028.
Todos os anos, um novo grupo de graduados entra nesse mercado. Então, se você quer se destacar, precisa garantir que está fazendo a escolha certa desde o início. Continue e entenda qual graduação é a melhor para o seu futuro profissional!
É melhor cursar Marketing ou Publicidade e Propaganda?
O curso de Marketing e o de Publicidade e Propaganda estão relacionados ao mundo dos negócios e da comunicação, mas cada um tem seu próprio foco e abordagem. A melhor opção depende do que você mais gosta de fazer e no que você é bom.
Confira, a seguir, as principais informações sobre como funciona cada uma dessas graduações e saiba qual delas escolher.
Marketing
O curso de Marketing é uma graduação relativamente recente, autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) em diversas faculdades particulares. E como esse curso surgiu para atender às necessidades dos estudantes e do mercado, forma profissionais que, em geral, tem bastante facilidade para começar o primeiro emprego.
Em muitas instituições de ensino, o nome do curso pode ser "Marketing Digital". Nesses casos, a capacitação é ainda mais focada em um setor específico do mercado de trabalho na área de comunicação.
Duração e grade curricular
Ao considerar fazer uma graduação em Marketing, você vai ter que escolher um dos 2 formatos diferentes nos quais ela é disponibilizada: Bacharelado ou Tecnólogo.
O Bacharelado em Marketing tem uma duração média de 4 anos, mas pode variar de acordo com a instituição de ensino. Já o curso Tecnólogo de Marketing tem duração média de 2 anos.
Durante o curso, os alunos desenvolvem uma compreensão dos princípios e práticas do marketing. Eles aprendem a identificar oportunidades de mercado, entender as necessidades e comportamentos dos consumidores, e desenvolver estratégias para alcançar e engajar o público-alvo.
A grade curricular abrange uma gama de disciplinas, como:
- Fundamentos de Marketing;
- Comportamento do Consumidor;
- Pesquisa de Mercado;
- Gestão de Produto;
- Estratégias de Comunicação;
- Marketing Digital;
- Gestão de Vendas, entre outros.
Os estudantes também adquirem habilidades práticas, como análise de dados, uso de ferramentas digitais e elaboração de planos de marketing.
Modalidade
A graduação em Marketing é oferecida em diferentes modalidades. Muitas instituições de ensino superior oferecem o curso no formato de Educação a Distância (EAD), garantindo flexibilidade para aqueles que precisam conciliar os estudos com outras responsabilidades.
Além do EAD, muitas faculdades também oferecem o curso de Marketing na modalidade presencial, onde as aulas são realizadas fisicamente no campus da instituição. Também existe o semipresencial, que combina elementos da educação presencial e a distância.
Preparação para o mercado de trabalho
Muitos cursos oferecem oportunidades de estágio em empresas locais ou projetos práticos em parceria com organizações. A ideia é que os alunos tenham experiência prática e a oportunidade de aplicar o que aprenderam em sala de aula.
Atividades extracurriculares
Com o intuito de complementar sua formação acadêmica, os estudantes podem participar de várias atividades extracurriculares, como:
- Grupos de estudo e projetos de pesquisa;
- Clubes e organizações estudantis relacionadas a marketing e empreendedorismo;
- Voluntariado em eventos e iniciativas de marketing.
Os alunos também podem buscar certificações adicionais em áreas específicas do marketing, para complementar a formação acadêmica e se destacar no mercado de trabalho.
Publicidade e Propaganda
Antes mesmo do curso de Marketing, o curso de curso de Publicidade e Propaganda já tinha marcado presença nas faculdades. Desde então, tem sido uma escolha popular para aqueles que desejam entrar no mercado da comunicação.
Em muitos casos, a Publicidade e Propaganda é apenas uma das ênfases de um curso chamado Comunicação Social, que inclui também a formação em Jornalismo.
Agora, vamos entender como funciona a capacitação adquirida em Publicidade e Propaganda e de que forma ela prepara os profissionais para o mercado.
Duração e grade curricular
O curso de Publicidade e Propaganda geralmente tem uma duração média de 4 anos, similar à maioria dos cursos de graduação no formato de Bacharelado.
Nesse período, os alunos estudam disciplinas que abrangem desde teoria da comunicação até práticas de criação e estratégias publicitárias, como:
- Linguagem Publicitária;
- Redação Publicitária;
- Planejamento de Campanhas;
- Produção Gráfica e Audiovisual;
- Ética na Publicidade e outras.
No curso de Publicidade e Propaganda, os estudantes aprendem a desenvolver campanhas publicitárias, utilizando estratégias de comunicação e habilidades em redação, design, produção audiovisual e gestão de mídias sociais, entre outras. Os alunos também são introduzidos a aspectos éticos e legais relacionados à publicidade e propaganda.
Modalidade
Assim como outras graduações, o curso de Publicidade e Propaganda é oferecido em diferentes modalidades. Nesse sentido, uma das mais comuns é o ensino presencial.
Muitas faculdades também oferecem o curso de Publicidade e Propaganda nas modalidades semipresencial e EAD.
Preparação para o mercado de trabalho
O curso prepara os profissionais para uma variedade de carreiras no mercado publicitário, incluindo agências de publicidade, departamentos de marketing de empresas, veículos de comunicação e produtoras audiovisuais.
Atividades extracurriculares
Os estudantes de Publicidade e Propaganda podem participar de muitas atividades extracurriculares. Agências experimentais dentro da própria faculdade, por exemplo, são comuns e permitem que os alunos desenvolvam campanhas publicitárias.
Quais são as oportunidades oferecidas?
A graduação em Publicidade e Propaganda aborda questões éticas e legais do mercado de comunicação, além de teorias por trás das mensagens, visando promover produtos e marcas. Já o curso de Marketing é mais específico para as estratégias e ferramentas a serem usadas no mercado de trabalho.
Essas diferenças na capacitação dos profissionais não são as únicas comparando as áreas de Publicidade e Marketing. No mercado de trabalho, as oportunidades também podem ser diferentes. A seguir, entenda mais sobre as possibilidades que cada graduação oferece aos recém-formados.
Marketing
Os formados em Marketing encontram uma série de oportunidades. Eles podem trabalhar em áreas como pesquisa de mercado, análise de dados, gestão de marcas, desenvolvimento de produtos e marketing digital.
As habilidades adquiridas durante o curso permitem que os profissionais atuem em uma variedade de empresas e setores, tanto em empresas de grande porte quanto em startups.
A faixa salarial base varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, segundo dados da plataforma Glassdoor. Essa variação pode ser influenciada por diversos fatores, como experiência, nível hierárquico e localização geográfica.
Publicidade e Propaganda
Os graduados em Publicidade e Propaganda também têm uma ampla gama de oportunidades de carreira. Nesse sentido, é possível trabalhar em agências de publicidade, empresas de comunicação, departamentos de marketing de empresas, veículos de comunicação, produtoras audiovisuais, entre outros.
A faixa salarial base dos publicitários varia entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, segundo dados da plataforma Glassdoor.
Qual a importância de escolher uma boa faculdade?
Não importa qual curso você decida fazer, seja Marketing ou Publicidade e Propaganda, escolher uma boa faculdade pode abrir portas, fornecer recursos valiosos e ajudá-lo a construir uma base sólida para sua carreira.
Instituições bem conceituadas têm uma boa reputação no mercado de trabalho. Isso, vale destacar, pode ser uma oportunidade para estágios, empregos e networking, pois muitas empresas valorizam os diplomas de instituições reconhecidas. Então, faça uma pesquisa e escolha a melhor opção de faculdade.
E aí, qual você vai escolher: Marketing ou Publicidade e Propaganda?
Esperamos que você tenha gostado das informações sobre os cursos! Agora, você tem tudo que precisa para escolher Marketing ou Comunicação Social.
Gostou das dicas? Assine a newsletter e receba nossas novidades por e-mail!