Graduação e cursos

8 filmes sobre Direito que todo futuro advogado deveria assistir

Quer dicas de filmes sobre direito para entender a profissão de advogado? Então, veja mais por aqui!

4
minutos de leitura

Conhecer filmes sobre Direito é interessante para os futuros advogados, pois mostram a realidade do trabalho de uma forma lúdica, cômica e envolvente, como também os desafios e perspectivas da profissão.

Ao longo da história do cinema, diversos filmes sobre advocacia recontaram histórias marcantes: dos principais crimes até histórias fictícias. Assim, se criaram personagens icônicos que são lembrados ao longo das gerações de cinéfilos.

Além disso, mostram as artimanhas e estratégias utilizadas para convencer o júri, intimidar as testemunhas, trazendo suspense, emoção, tristeza, divertimento e outras sensações ao público.

Então, ficou interessado neste tema? Quer dicas de filmes sobre Direito? Então, não perca a seleção que fizemos sobre isso!

1. 12 homens e uma sentença

A história se passa em um dia quente de Nova York que ocorre o assassinato do pai pelo próprio filho. Ao ser encaminhado para júri, todos entram em consenso sobre sua culpabilidade, exceto o jurado 8.

A partir desse ponto, o jurado 8 propõe uma reflexão sobre os argumentos para responsabilizar o suspeito pelo crime, ao mesmo tempo que apresenta também as possibilidades para inocentá-lo, trazendo um grande dilema para a situação.

É um filme surpreendente em que o telespectador deve ficar atento aos novos acontecimentos, fazer interpretações para além dos que foi apresentado e analisar a situação instalada do ponto de vista jurídico.

2. Seven – Os sete crimes capitais

Esse filme aborda a questão investigativa de um serial killer com um modus operandi peculiar e um fundamento religioso que beira a psicopatia, trazendo diversas perspectivas para todos os envolvidos.

Prestes a obter a tão sonhada aposentadoria, um detetive se vê as voltas de iniciar a investigação mais intrigante da carreira em parceria com o policial que o substituirá nas atividades.

Os crimes se baseiam nos sete pecados, iniciando pela gula e finalizando pela inveja e ira. Ao longo das pesquisas e conclusões dos investigadores, diversos desafios tornam a trama interessante e instigante.

3. Um sonho de liberdade

Trama americana que envolve uma condenação de assassinato, a convivência na penitência e as relações que se sucedem nesse ambiente complexo e psicologicamente perturbado para o presidiário recém chegado.

Porém, ao longo da convivência na prisão, ocorre uma transformação pessoal e social na vida do protagonista que traduz em um medo da liberdade, devido à grande familiaridade que se apegou ao lugar.

Outros valores e sentimentos são retratados no filme, como o sofrimento mútuo entre os colegas, os sonhos e as perspectivas além das grandes mudanças que ocorrem ao longo desse processo.

4. Advogado do diabo

Um advogado com sede por vitórias e novas conquistas resolve fazer um pacto com uma pessoa diabólica em forma de pessoa. Tudo está acontecendo maravilhosamente bem até que o processo começa a desabar.

Esse longa metragem é envolvente, emocionante e perturbador, pois mostra a influência da consciência na tomada de decisões, em especial nos filmes sobre advocacia que implica na culpabilidade ou inocência de um suspeito.

Esse filme busca representar o termo “advogado do diabo”, pelo qual as orientações de uma pessoa podem influenciar negativamente a tomada de decisão de outras ou mesmo fazê-las refletir sobre a situação.

5. A qualquer preço

O filme trata a ambição de um grupo de advogados por causas rentáveis e milionárias. Porém, tudo muda quando um dos juristas se sensibiliza por uma causa nobre, porém insuficientemente rentável, causando discórdia na sociedade advocatícia.

A representação de famílias das crianças que foram envenenadas mexe com a consciência de um dos advogados, ao passo que demonstra compaixão e sede por justiça, porém falência nos negócios.

O filme é emblemático pois discute até que ponto os advogados devem aceitar causas por dinheiro, fama ou por princípios éticos e de justiça, mostrando uma lição ao longo desse longa-metragem.

6. As duas faces de um crime

Esse é um dos filmes sobre advocacia com um final surpreendente, pois envolve o assassinato de um religioso, a repercussão da mídia e a culpabilidade de um suspeito que aparece com provas evidenciais do crime.

O longa-metragem se passa ao longo do julgamento, com diversas caracterizações, convencimento do júri e mudanças de estratégias do processo para demonstrar a relação de causalidade entre o crime e o réu.

O final, após a decisão judicial, é inesperado e revela os desejos, interesses e motivações entre o advogado, ex-promotor e o suspeito em uma relação que transpassa as questões profissionais.

7. Quanto vale?

"Quanto vale?" é um filme sobre Direito protagonizado pelo astro americano Michael Keaton que mostra a saga das famílias que perderam seus entes queridos no atentado terrorista nas torres gêmeas em 2001 e os impactos desse dilema.

Assim como toda a percepção de filmes sobre advocacia que retrata a ambição e poder para as causas milionárias, esse teve como foco um assunto complexo, diante das consequências desse atentado.

São diversas famílias destruídas que se unem em prol de indenizações justas e causam uma repercussão em torno da vida profissional desse advogado, trazendo um novo nicho de atuação processual.

8. A menina que matou os pais/ O menino que matou meu pais

Filme brasileiro que retrata a história de Suzane Von Richtofen, que matou os pais Manfred e Marísia von Richthofen na perspectiva da mandante. Também foi lançado, ao mesmo tempo, o filme "O menino que matou meus pais", centrado na ótica do executor.

O crime chocou o país tanto pela atrocidade e violência com que foi executado, quanto pela frieza dos mandantes do crime. Porém a descoberta das evidências trouxe à tona a inexperiência do autores e a confissão do assassinato.

Esse é um filme que aborda um dos casos mais violentos e emblemáticos que ocorreram no Brasil, a condenação e a repercussão até hoje das reviravoltas sobre liberdade condicional da mandante.

Os filmes sobre Direito são convites para quem deseja entrar neste universo, entender as nuances de um processo de convencimento do júri e buscar os pequenos deslizes no discurso dos envolvidos. A maioria das filmagens retrata a perspectiva do advogado com características sérias e comprometidas, além de dilemas éticos envolvidos na repercussão de um crime ou nas suas consequências. Se você está na dúvida sobre qual curso de graduação escolher, gostar desse tipo de filme certamente é um indicativo de afinidade com a profissão, podendo ser até um motivo para cursar Direito!

E você, gostou das nossas dicas? Então, não deixe de nos seguir no Instagram, LinkedIn, Facebook e Youtube.