Graduação e cursos

Curso de ciências biológicas: tire todas as suas dúvidas

O biólogo é o profissional amante da vida e pode atuar tanto na saúde, na biotecnologia e na biodiversidade. Saiba mais sobre o curso de ciências biológicas!

5
minutos de leitura

Conhecer o curso de ciências biológicas e quais as áreas de atuação desse profissional é interessante para quem ainda não escolheu uma graduação para chamar de sua e gosta bastante da matéria de biologia.

Na hora da escolha da carreira é importante saber qual é a demanda no mercado de trabalho e a faixa salarial, além de compreender e as possibilidades de estudo da área, pois fique sabendo: o curso de biologia não se restringe à categorização de plantas, animais grandes, pequenos e microscópicos.

Para tornar-se um biólogo, é necessário cursar ciências biológicas (ou biologia). Um ponto interessante é que neste curso é possível optar pela licenciatura ou bacharelado, ambas relacionadas ao desenvolvimento de práticas de ensino e pesquisa.

Ficou curioso para saber mais sobre o curso de ciências biológicas? Então, não deixe de ler esse conteúdo!

Como é o curso de ciências biológicas?

O curso de graduação em ciências biológicas é voltado exclusivamente para o estudo da vida em todas as suas formas, manifestações e cultivos. Nesse sentido, o aluno aprende sobre todos os tipos de seres vivos: animais, plantas e microorganismos.

As disciplinas básicas englobam aquelas similares a quase todos os cursos da área de biológicas. Então, o aluno terá aulas de anatomia, fisiologia e bioquímica, além daquelas relacionadas à pesquisa, como metodologia científica.

Então, nos primeiros semestres, é comum o aluno ainda não se identificar com o curso, visto que as disciplinas são muito abrangentes. Contudo, essa sensação é percebida em outras graduações também.

As disciplinas mais específicas são aquelas voltadas ao conhecimento das formas, classificação e função das estruturas das plantas. Também se estuda animais, desde os microscópicos até os de grande porte.

Então, a partir do segundo ano, o aluno aprenderá a classificação taxonômica dos animais, começando pelo reino até chegar propriamente nas famílias e espécies, entendendo as similaridades entre espécies.

Como funciona o curso de ciências biológicas?

Em cursos da área de biológicas e de saúde, é fundamental as aulas práticas e estágios desde as etapas iniciais, para que o aluno compreenda o conteúdo teórico ministrado ao longo do tempo.

Dessa forma, nas aulas de anatomia prática, são demonstradas as partes do corpo conservadas em formol ou vídeos com animações reais. Nas aulas de morfologia e fisiologia vegetal, é comum desbravar floresta ou matas próximas para analisar o ambiente em que as plantas estão inseridas.

Nas aulas sobre cultivos de animais, o convite é para conhecer áreas de preservação animal, centros de acolhimentos de espécies, ou laboratórios de pesquisa no cultivo de células e pequenos bichos.

Nos estágios curriculares e extracurriculares, os alunos atuam nos centros de pesquisa e análise forense, laboratórios de genética molecular, áreas de preservação ambiental, dentre outras possibilidades.

Quais são as principais áreas de atuação do biólogo?

Conforme o Conselho Regional de Biologia, são descritas três grandes áreas de atuação: meio ambiente e diversidade, saúde, biotecnologia e produção.

Na área de meio ambiente e diversidade, são descritas desde a gestão de museus até inventário e comercialização de fungos. Na área de saúde, são descritas fiscalização e vigilância sanitária até análise de histocompatibilidade. Já na área de biotecnologia, são descritas a biologia forense até melhoramento genético e biorremediação.

Existem áreas de atuação exclusivas do biólogo e outras que são exercidas também por outros profissionais. No primeiro caso, são descritas aquelas sobre educação ambiental, preservação de áreas ecológicas, biotecnologia, entre outras.

O biólogo também pode atuar nas políticas de saúde, nas áreas de pesquisa básica, nos laboratórios de análises clínicas, genética molecular, citologia, hematologia, histologia e cuidados com animais.

Na área acadêmica, o biólogo também pode ministrar aulas de ciências para alunos do 1º e 2º graus e nas universidades públicas e privadas. Para lecionar no ensino superior, é necessário obter o título de mestre ou doutor. Talvez a docência seja uma das áreas que mais empregam biólogos devido à grande demanda.

Quais são as vantagens de ser um biólogo?

Se você for uma amante da vida e da natureza, provavelmente esse é o curso mais adequado. As experiências em ministrar aulas práticas, mostrando os animais em movimento ou enveredar por pesquisas marinhas é uma oportunidade para esse profissional.

Além disso, devido ao expressivo interesse para manter ambientes vivos e sustentáveis em qualquer empreendimento, tem proporcionado novas possibilidades de atuação do biólogo, que analisa o impacto gerado.

Outro ponto de atuação são as formas de preservação de animais, plantas e áreas com possibilidade de extinção, em que esse profissional elabora medidas para minimizar esse risco em curto, médio e longo prazo.

Qual é a faixa salarial de um biólogo?

Como o curso de ciências biológicas proporciona uma variedade de áreas de atuação, a faixa salarial também dependerá disso. Ademais, existem valores tabelados para algumas dessas áreas.

Por exemplo, um professor universitário receberá conforme a titulação de mestre e doutor, em torno de R$9.000 mil em uma instituição de ensino pública. Enquanto para atuar na faculdade privada, os valores são contabilizados por hora/aula.

Existem as contratações por projetos de pesquisa, na elaboração de análise de impacto ambiental, para realização de diagnósticos moleculares e patológicos, além de consultorias especializadas.

Como escolher um excelente curso de biologia?

Para quem deseja investir no curso de ciências biológicas, é fundamental buscar por instituições de ensino renomadas e experientes na área. Isso significa ter laboratórios bem equipados e infraestrutura de sala de aula.

Também é interessante analisar o corpo docente, com professores com vivência na pesquisa ou em outras áreas, para proporcionar uma experiência mais condizente com o mercado de trabalho.

Outro ponto fundamental é analisar o custo final, considerando a mensalidade, os deslocamentos, lanches, e se existe a possibilidade de realizar disciplinas à distância ou no modelo híbrido.

Além disso, recomenda-se buscar referências com alunos que já se formaram neste curso, e quais são as expectativas de colocação no mercado de trabalho, conforme a área de atuação escolhida previamente.

O curso de ciências biológicas é voltado a amantes da vida animal e vegetal. Tornar-se biólogo significa defender a fauna e flora, promover conscientização sobre análise de impacto ambiental e estar sempre em contato com a natureza viva. Também é possível se especializar em biologia marinha, área acadêmica e de pesquisa. Contudo, para ter sucesso na profissão é preciso disciplina, comprometimento e dedicação.

E você, ficou interessado no curso de ciências biológicas? Então, conheça a formação Afya do São Lucas de Porto Velho (RO).