Graduação

MBPE + APG: saiba tudo sobre o método de ensino da graduação em Medicina da Afya

Entrevistamos um de nossos coordenadores sobre o método de ensino da Afya para ajudar você e seus amigos a tirarem o máximo da faculdade de Medicina.

4
minutos de leitura

PBL (Problem Based Learning) versus ensino tradicional: geralmente, é por meio dessas duas metodologias que as faculdades de Medicina são diferenciadas pelos estudantes brasileiros. Nossos alunos, porém, são uma exceção e podem falar piamente que estudam com um modelo único: o método de ensino Afya.

Do que ele é feito? De uma mistura entre o MBPE (Metodologia Baseada em Problemas e Evidências) e a APG (Aprendizagem em Pequenos Grupos), que se baseia em alguns princípios do PBL.

Uma possível situação nesse contexto é a de os alunos se depararem com sintomas não-diagnosticados e cada um ter uma hipótese sobre o caso. Ao discutirem com outros colegas, todos têm a oportunidade de compartilhar suas perspectivas, analisar diferentes evidências e chegar a uma conclusão conjunta.

Esse é o processo fundamental do método de ensino Afya. Isto é, há uma preocupação em promover a discussão crítica e o pensamento colaborativo entre os estudantes, o que a caracteriza como metodologia ativa.

Quer saber mais? Chamamos João Paulo Miranda, coordenador de ensino médico I da Afya, para responder a possíveis dúvidas e ajudar você e seus amigos a tirarem o máximo da faculdade de Medicina. Confira abaixo!

Por que o método de ensino Afya se destaca em relação ao tradicional?

A principal diferença entre a MBPE + APG e o ensino tradicional está na abordagem do aprendizado. No ensino tradicional, os alunos geralmente recebem informações de forma passiva, por meio de aulas expositivas e materiais didáticos, e são avaliados principalmente com base na memorização de fatos.

Por outro lado, na MBPE + APG, que fazem parte do método de ensino Afya, os alunos são colocados em situações de problemas clínicos complexos, onde precisam aplicar conhecimentos prévios; buscar informações relevantes; discutir em grupos pequenos; e chegar a soluções baseadas em evidências.

Essa abordagem ativa e contextualizada promove uma aprendizagem mais significativa, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades críticas de pensamento, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Quais habilidades são desenvolvidas por meio da autonomia do pensar?

Ao correr atrás das próprias respostas, os estudantes desenvolvem uma série de habilidades essenciais para sua formação como médicos. Isso inclui capacidade de pesquisa, análise crítica de evidências, tomada de decisão baseada em evidências, comunicação eficaz e trabalho em equipe.

Essas habilidades são fundamentais na prática médica, onde os médicos enfrentam constantemente desafios complexos que requerem:

  • Raciocínio clínico;
  • Avaliação das opções de tratamento;
  • Comunicação clara com pacientes e colegas.

Em geral, como você percebe a disposição dos alunos em sala?

A disposição dos alunos em um ambiente de MBPE + APG geralmente é bastante positiva. Eles tendem a se sentir mais engajados e motivados, pois têm a oportunidade de aplicar ativamente seus conhecimentos em situações clínicas reais e trabalhar em equipe para resolver problemas.

Além disso, a interação regular com colegas e professores em pequenos grupos pode criar um ambiente de aprendizado mais colaborativo e solidário.

Principais desafios relatados pelos alunos

Existem algumas dificuldades que os alunos podem encontrar ao procurar suas próprias fontes de estudo. Entre elas, estão o vasto número de informações disponíveis, a dificuldade em avaliar a qualidade e relevância das fontes, e a necessidade de desenvolver habilidades de pesquisa eficazes.

No entanto, essas dificuldades são oportunidades de aprendizado. Isso porque os alunos aprendem a navegar no vasto campo de informações médicas e a desenvolver habilidades críticas de avaliação de evidências.

O que complementa o método de ensino Afya para ajudá-los?

O aluno de Medicina na Afya é estimulado, do primeiro ao quinto período, a utilizar estratégias de pesquisa em bases de dados científica de forma assertiva e direcionada aos objetivos de aprendizagem propostos. Isso se dá por meio do estudo do componente curricular Métodos Científicos em Medicina.

Além disso, o corpo docente é capacitado, em todos os eixos da Matriz Curricular do curso, a orientar e a apoiar os alunos nos processos de pesquisa e de coleta de dados. Por fim, nossos alunos contam com o NED – Núcleo de Experiência Discente, que reúne profissionais especializados em orientação pedagógica e estratégias de estudo, de gestão do tempo, entre outros.

Ficou com vontade de estudar com a gente?

Conheça a estrutura completa da Afya de Norte a Sul e encontre a unidade mais próxima de você!