Carreira e Mercado

Como conseguir uma bolsa de estudos pelo Mais Médicos? Confira o passo a passo

Após ler este artigo, ficará mais fácil para você se inscrever no Programa Mais Médicos após a sua formatura. 

3
minutos de leitura

Nós já apresentamos um apanhado geral sobre o Programa Mais Médicos. Basta clicar aqui para descobrir tudo sobre sua origem e importância para levar mais saúde para o interior do Brasil e muitas outras informações interessantes.

Porém, até hoje não tínhamos reservado um espaço para ensinar o passo a passo de como inscrever-se no programa. Eis aqui a nossa oportunidade de sanar as suas dúvidas quanto ao processo seletivo do Ministério da Saúde.

1. Verifique os pré-requisitos

Primeiramente, vamos a uma regra que não é um pré-requisito, mas que pode aumentar as suas chances de conseguir uma vaga. Os médicos formados em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil têm prioridade em relação aos médicos estrangeiros ou que concluíram sua formação no exterior.

Assim, caso você faça Medicina em uma unidade Afya, deverá ficar atento para:

  • Concluir o curso para garantir seu diploma;
  • Registrar-se no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Estar em situação regular na esfera criminal perante a Justiça Federal e Estadual no Brasil, do local em que reside ou residiu nos últimos 6 (seis) meses;
  • Estar em condição regular perante a Justiça Eleitoral;

Os candidatos homens ou que estejam registrados como sexo masculino no cartório têm ainda a obrigação de estarem em dia com o serviço militar. Ou seja, já deve ter se apresentado ao Exército e ter retirado o seu certificado de reservista.

2. Separe a sua documentação

Além dos documentos que já foram mencionados acima, vários outros precisam ser enviados para que a inscrição seja de fato efetivada. São eles:

  • Carteira de Identidade (RG) ou documento equivalente;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documento que comprove a residência no Brasil, como conta de água, luz ou telefone em nome do médico.

A depender do edital vigente, também podem ser solicitadas certidões e comprovantes mais específicos. Dois exemplos são os certificados de cursos de especialização ou de residência médica prévia. Veja os editais ativos atualmente aqui.

3. Inscrição

As datas de inscrição são sempre divulgadas pelo Ministério da Saúde ou por instituições parceiras do programa. Assim que o período de inscrição começar, você deve seguir os seguintes passos:

  • Cadastre-se no Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde (SGP);
  • Preencha os campos: dados pessoais, dados de contato, dados profissionais;
  • Concorde com o Termo de Aceite após ler todos os itens com atenção;
  • Clique em salvar ao final da página;
  • Vá para a aba de conclusão e baixe o seu Comprovante de Inscrição.

4. Entrevista para análise de mérito

A inscrição funciona como uma seleção preliminar. Depois, há outras etapas a serem cumpridas para uma avaliação mais detalhada, que visam determinar quais médicos realmente merecem participar do Programa Mais Médicos.

Uma possibilidade é os candidatos selecionados serem convidados para uma entrevista, na qual o entrevistador estará interessado em entender mais sobre o seu perfil e sua experiência profissional. Por fim, os escolhidos são alocados entre as vagas disponíveis de acordo com as necessidades do programa.

5. Matrícula

Enfim, chegamos ao último passo: os médicos selecionados receberão um comunicado oficial informando sua aprovação. Para realizar a matrícula, serão requisitadas a assinatura de termos de compromisso e a apresentação de documentos adicionais.

Em geral, são disponibilizadas aos candidatos uma plataforma on-line para formalização e envio da documentação, e um endereço físico para comparecimento e apresentação em mãos. É essencial que os prazos de cada etapa sejam cumpridos para que a vaga seja garantida.

Após a aceitação da matrícula, o médico deve acompanhar as orientações fornecidas pelas autoridades para o início das atividades. Algumas dessas informações podem ser detalhes sobre treinamento, local de trabalho, entre outras.

Junte-se aos grandes médicos que revolucionaram a Medicina. Dê o primeiro passo rumo à sua carreira de sucesso inscrevendo-se no nosso vestibular!