Carreira e Mercado

Impactos do aumento da expectativa de vida: quais mudanças estão acontecendo na Medicina?

Buscando informações sobre quais são os impactos do aumento da expectativa de vida na Medicina? Veja o nosso post!

5
minutos de leitura

A longevidade de vida da população é uma conquista das pessoas ao longo dos anos, indicando que as condições humanas estão cada vez melhores. A redução da mortalidade e dos problemas de fecundidade, aliadas ao aumento da expectativa de vida, são reflexos que indicam que as pessoas fizeram mudanças consideráveis nos hábitos.

Todos estão cada vez mais interessados em terapias alternativas e em realizar tarefas que lhes ofereçam mais saúde. Ir à academia, ingerir alimentos saudáveis e acompanhar os estudos científicos não são mais uma mera questão de estética e aprendizado, mas sim de qualidade de vida. Os impactos do aumento da expectativa de vida e do aumento da população idosa são positivos, mas demanda algumas ações da sociedade e do poder público. Por isso, todos precisam estar atentos aos detalhes.

Quer saber mais sobre o aumento da expectativa de vida? Continue a sua leitura!

Qual é o contexto da expectativa de vida da população no Brasil?

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos homens no Brasil é de 73,1 anos de idade e das mulheres de 80,1. Sendo assim, a maioria das pessoas chegará a uma média de quase 77 anos de idade.

Isso tudo devido aos avanços tecnológicos, aos esforços das pessoas em mudar de hábitos e ao empenho do pessoal da área da Medicina.

Nos últimos 10 anos, no Brasil, cresceu consideravelmente o número de pessoas com mais de 60 anos de idade. Segundo dados do IBGE, o Censo 2022 revela que o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu cerca de 57,4% nos últimos 12 anos.

Essas pessoas costumam ter uma vida ativa, mesmo já sendo idosas. Elas estão lúcidas para participar de questões sociais, culturais e civis. Inclusive, conseguem se locomover com facilidade, podendo fazer parte da população economicamente ativa.

Para a área de saúde, são encontrados alguns desafios, pois esses números indicam o aumento de pessoas que precisam ir ao médico com maior frequência, além da maior ocorrência de doenças relacionadas ao envelhecimento da população.

Quais são os principais fatores que estão impactando o aumento da expectativa de vida das pessoas?

Vários fatores podem influenciar direta ou indiretamente a expectativa de vida da população de um país. Entre eles, podemos citar alguns. Veja abaixo!

Cuidados com a saúde

Muitas pessoas têm consciência de que, ao sentirem qualquer sintoma diferente, devem procurar por ajuda médica. A maior parte da população que costuma ir ao médico é do público feminino. Por essa razão, a estimativa de vida das mulheres é maior que a dos homens.

Muitos procuram se alimentar bem, fazer exercícios físicos, ter horas de descanso adequadas e levar uma vida mais saudável. Isso influencia diretamente na quantidade de anos que vivem.

Acesso à informação

São muitos os canais de comunicação que estão sendo usados para falar sobre saúde. Entre eles estão:

  • internet;
  • televisão;
  • rádio;
  • jornais impressos.

Atualmente a maioria das pessoas possui ao menos um aparelho eletrônico. Aqueles que não gostam da tecnologia tem outras opções, e até mesmo os amigos costumam falar sobre saúde, o que faz com que todos tenham um certo conhecimento sobre o tema.

Avanços na indústria farmacêutica

A tecnologia também auxilia na questão de prolongar a vida das pessoas, com a descoberta de novos tratamentos e de medicamentos que podem ajudar a prevenir o aparecimento das doenças ou tratar antecipadamente as patologias que afetam a longevidade.

As terapias genéticas e a nanotecnologia são duas das muitas opções que estão sendo usadas pelas indústrias farmacêuticas. Essas opções permitem fazer medicamentos personalizados.

Pode-se afirmar, ainda, que em 2018, foram mais de 20 bilhões de reais investidos em tecnologias biológicas, e isso refletiu diretamente no interesse crescente no setor.

Os processos de cuidados com os pacientes internados também melhoraram consideravelmente. Eles podem ser monitorados por equipamentos que contam com a tecnologia adequada para o monitoramento de sinais vitais e funcionamento dos sistemas do corpo.

Esses são apenas alguns dos fatores que influenciam a qualidade de vida das pessoas, mas ainda podemos citar:

  • melhores serviços de saneamento ambiental;
  • facilidade de acesso a alimentação;
  • diminuição do índice de violência;
  • menor poluição nas pequenas e grandes cidades;
  • melhoria nos serviços de saúde oferecidos;
  • acesso facilitado à educação, entre outros.

Quais são os impactos dessa maior expectativa de vida?

O aumento na taxa de sobrevivência de pessoas até os 70 anos de idade contribui para o crescimento da população de um país. Isso proporciona para as empresas uma maior mão de obra e mais consumidores.

Por outro lado, o envelhecimento da população também pesa no orçamento dos governos. Os governantes enfrentam desafios para fornecer educação e criar empregos para a crescente população que tem idade ativa e também fornecer saúde a toda a população, especialmente aos idosos, que necessitam de maiores cuidados de saúde.

Quais são as mudanças que já podem ser observadas na área da Medicina?

Algumas mudanças na Medicina devido ao aumento da expectativa de vida já podem ser percebidas. Entre elas, podemos citar:

  • Home care: que nada mais é que a assistência domiciliar ou internação domiciliar;
  • Medicina de Precisão: auxilia no diagnóstico precoce e ajuda na realização de exames complementares;
  • Crescimento da demanda por médicos especialistas: Geriatria e profissionais da área de cuidados paliativos.

Não podemos nos esquecer dos desafios que são encontrados pelos sistemas de saúde públicos e demais órgãos envolvidos na área. Entre eles, destacam-se:

  • sobrecarregamento;
  • falta de médicos;
  • tempo de espera;
  • falta de leitos;
  • má administração financeira.

Sabendo das dificuldades, os administradores e governantes vêm atuando arduamente para manter as unidades de saúde em bom estado e em funcionamento. Isso para que as pessoas possam ter o atendimento que necessitam.

Agora você já sabe quais são os impactos do aumento da expectativa de vida!

Então, não deixe de estudar mais para se tornar um bom médico. Isso fará toda a diferença na vida das pessoas e inclusive no local em que você trabalhará.

Gostou do nosso post? Assine a nossa newsletter e receba mais informações como essas em sua caixa de entrada!