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Guia de redes sociais para médicos e estudantes de Medicina

Com o nosso texto, você vai poder planejar seu conteúdo para ser um médico ativo nas redes sociais com responsabilidade. Confira!

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As redes sociais são uma poderosa ferramenta de trabalho, pois conecta pessoas de todo o mundo. E sua inserção na vida dos médicos tem ainda mais impacto quando lembramos que abrir uma clínica própria é o sonho de muitos estudantes de Medicina.

Afinal, não adianta ter capital para empreender sem pacientes para tratar. Nesse sentido, o Instagram, o TikTok e até mesmo o Facebook tornam-se ferramentas fundamentais para a divulgação do seu bom trabalho e expertise.

Porém, alguns – ou melhor, vários – cuidados devem ser levados em consideração antes de começar uma estratégia de marketing médico on-line. Isso porque existem diretrizes éticas estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que devem ser rigorosamente cumpridas.

A seguir, você vai conhecer algumas delas, para planejar a sua futura produção de conteúdo com responsabilidade. E também receber algumas dicas de como usar o máximo potencial das suas redes sociais. Confira!

Utilizando as redes sociais de forma profissional e ética

Vamos começar do início. Médicos não podem fazer qualquer tipo de anúncio em suas redes sociais, sendo o seu uso permitido única e exclusivamente para cunho educativo

A razão por trás disso está presente no Código de Ética Médica, onde está registrado que a Medicina não pode ser exercida como forma de comércio. Ou seja, você pode falar sobre doenças e métodos de prevenção a fim de fortalecer o autocuidado.

Vale ressaltar que, autocuidado não é automedicação. Na verdade, aqui estamos falando sobre praticar exercícios físicos, manter uma boa alimentação, etc. Agora, sigamos as questões mais específicas.

Antes e depois

Determinados procedimentos têm resultados visíveis e que são bastante “instagramáveis”, vamos dizer assim. Este é o caso de cirurgias, tratamentos dermatológicos, entre outros tipos de terapias.

Porém, a divulgação desse tipo de conteúdo por médicos nas redes sociais é proibida pelo Artigo 13 da Resolução 2.126/2015.

Mesmo se o paciente autorizar? Sim! Essa conduta pode ser vista como autopromoção, o que é enquadrado como concorrência desleal.

Consulta por chat ou comentário

Fazer comentários, realizando diagnósticos e prescrevendo remédios, é considerado uma infração de acordo com o Anexo I da Resolução 1.974/2011. Isso também vale para respostas desse mesmo tipo feitas por meio de mensagem de texto no WhatsApp ou no Instagram.

Fique tranquilo, pois essa regra não limita em nada a atuação por Telemedicina. Afinal, ela diz apenas sobre meios de comunicação em massa, como é o caso das redes sociais.

Divulgação de preços e descontos

Se o ato médico não pode ser exercido como comércio, é claro que divulgar preços também é proibido. Isso vale para consultas, procedimentos e modalidades de pagamento/parcelamento.

Além disso, caso falar sobre valores fosse permitido, ainda assim não poderia haver, por exemplo, o anúncio de descontos. Tal prática seria enquadrada como concorrência desleal.

Outras regras para médicos nas redes sociais 

  • Divulgar o CRM em todos os seus canais;
  • Divulgar sua especialização somente se esta for reconhecida e registrada junto ao Conselho Regional de Medicina;
  • Divulgar títulos científicos somente sob devida comprovação da habilitação anunciada.

Elevando sua presença digital ao máximo

Em primeiro lugar, você deve escolher a rede social na qual sente-se mais confortável de estar, para que as interações com seus seguidores sejam o mais natural possível. Quem adora fazer vídeos tende a se identificar mais com o TikTok e quem prefere escrever, com o Instagram, por exemplo.

Outra coisa importante na hora de escolher a rede é saber onde as pessoas que você quer educar estão mais presentes. São mães com filhos que precisam de pediatra? São adolescentes que precisam de dicas sobre preservativos? Levantando os temas dos seus conteúdos, você vai fazer uma escolha mais assertiva também. 

Depois, produza conteúdo relevante. Esse é o principal caminho para quem quer conseguir uma verdadeira horda de seguidores. Afinal, todo mundo pode ter uma rede social hoje, mas poucas pessoas têm o que falar e, mais, sabem como falar sobre seus assuntos.

Fazer lives com colegas e outros profissionais da área da saúde é uma excelente ideia. Por fim, utilize os contatos de quem já é seu paciente para divulgar suas publicações mais recentes e, assim, garantir curtidas e compartilhamentos.  

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