Especialidades médicas: 4 vantagens de se tornar um psiquiatra
Vai fazer medicina? Sonha em se tornar um psiquiatra? Confira como e os melhores motivos para se especializar nessa área!
Se você vai fazer o ENEM e pretende ingressar no curso de Medicina, uma das melhores dicas de carreira é se tornar um psiquiatra. Após a pandemia, os impactos sobre a saúde mental fizeram aumentar a demanda nessa área, o que a torna uma das mais promissoras do país.
Em vista disso, conheça as 4 principais vantagens de ser um psiquiatra e confira dados relevantes sobre o crescimento dessa especialidade. Ainda, saiba como é a atuação do psiquiatra, quais são as possibilidades de carreira e os principais motivos para investir nessa profissão. Boa leitura!
Panorama da saúde mental no pós-Covid-19
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacaram que, somente em 2020, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou cerca de 25%. Ou seja, apenas no primeiro ano da pandemia, doenças como a ansiedade e a depressão atingiram projeções nunca vistas. E isso em caráter global.
Paralelamente à realidade mundial, a saúde mental dos brasileiros segue a mesma tendência. Um estudo divulgado amplamente pela mídia revelou a estimativa de vendas de remédios antidepressivos no país: a comercialização desses fármacos aumentou quase 60% nos últimos três anos.
A mesma pesquisa alertou para estatísticas extremamente preocupantes em relação à saúde mental em todo o globo. Confira:
- Mais 190 milhões de pessoas sofriam com depressão antes da pandemia;
- Em 2020, 298 milhões de pessoas apresentavam transtornos de ansiedade;
- No auge da pandemia (2020), 246 milhões de pessoas passaram a ter episódios ansiosos e depressivos frequentes;
- Mais de 370 milhões de pessoas foram diagnosticadas com ansiedade;
- Atualmente, uma em cada oito pessoas apresenta alguma condição relacionada aos desequilíbrios mentais.
Como se tornar um psiquiatra
Como já descrito, para quem está se preparando para prestar vestibular de Medicina, a dica é considerar a possibilidade de seguir carreira na área de Psiquiatria — caso exista afinidade com a disciplina, é claro. Os passos para trilhar por esse caminho dependem de dedicação, estudo e, obviamente, tempo de investimento na profissionalização.
Após a aprovação no vestibular para ingressar na faculdade de Medicina, são seis longos anos de graduação. Após essa formação básica, o médico requisita junto ao órgão competente — o Conselho Regional de Medicina — o registro médico: o CRM.
Com essa formação, o médico já consegue trabalhar como generalista. As opções são consultórios, clínicas e hospitais. Também é possível atuar como servidor contratado na esfera pública. O médico recém-formado encontra boas oportunidades de emprego. Mas, assim como no vestibular, essa etapa também requer um bom plano de estudos para trabalhar e se preparar para a especialização.
Paralelamente ao trabalho, é possível fazer uma pós-graduação em Psiquiatria ou uma Residência Médica. Em seguida, o médico pós-graduado precisa fazer um exame para conseguir a titulação: o RQE — Registro de Qualificação de Especialista. A prova tem um cronograma preestabelecido e é aplicada por instituições credenciadas ao MEC.
Em linhas gerais, o psiquiatra é o profissional que cuida da saúde mental, emocional e do bem-estar psicossocial, de forma que a Psiquiatria acompanha o crescimento da Psicologia. Contudo, diferentemente do profissional do psicólogo, o psiquiatra pode diagnosticar doenças mentais de origem orgânica e tratá-las com medicamentos específicos.
Assim, a possibilidade de atuar em uma área centrada em aspectos que objetivam a compreensão da mente, bem como os fenômenos que influenciam o comportamento humano, também é uma das vantagens de ser um psiquiatra.
Principais doenças tratadas pela Psiquiatria
O médico psiquiatra pode atuar em múltiplas funções. Ou seja, ele é o profissional especializado em cuidados que envolvem prevenção, diagnóstico e assistência direta à saúde mental. Nessa função, ele pode trabalhar tanto individualmente quanto em conjunto com outros profissionais de saúde, como o psicólogo.
Em vias gerais, quem faz especialização em Psiquiatria pode trabalhar na reabilitação de pacientes que apresentam diversos distúrbios mentais, sejam de ordem orgânica ou psicossomática. Atualmente, a ansiedade e a depressão são os problemas mais prevalentes. Porém, outras doenças também estão surgindo com mais frequência, o que eleva a demanda pelo trabalho do psiquiatra.
Destacamos os distúrbios mentais mais comuns e que podem ser tratados por esse profissional. Confira:
- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG);
- Transtorno Depressivo Maior;
- Transtorno Opositor Desafiador (TOD);
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);
- Transtorno Bipolar;
- Transtorno de Pânico;
- Demência;
- Distimia;
- Esquizofrenia;
- Desafios relacionados à adicção em drogas.
4 vantagens de ser um psiquiatra
Para além das inúmeras alternativas de atuação, listamos os maiores benefícios de fazer pós-graduação em Psiquiatria. Veja os motivos para investir na capacitação médica e conquistar seu espaço no mercado!
1. Mercado aquecido
Provavelmente, quem apostar nessa especialidade será um médico muito bem-sucedido. Após a pandemia, a demanda para a Psiquiatria cresceu exponencialmente. Conforme já descrito nas estatísticas, a procura por profissionais da área de saúde mental está cada vez maior em todas as regiões do país.
Além disso, quem se especializa em Psiquiatria abre um leque imenso de possibilidades de atuação. Além do mais, um dos aspectos mais relevantes e um dos diferenciais da área médica é o investimento na educação continuada. Isso implica melhor qualificação e mais chance de se destacar na carreira.
2. Salários atrativos
Segundo o site vagas.com, a área de Psiquiatria lidera o ranking das mais bem pagas do Brasil. Os vencimentos médios estão na faixa dos 16 mil reais. Porém, um médico com pós-doutorado, que atua como docente titular de universidades dando aula para a graduação de Medicina, pode chegar a ganhar 50 mil reais.
3. Desenvolvimento de habilidades específicas
Ao investir nessa pós-graduação, o médico terá oportunidade de desenvolver importantes habilidades. Algumas delas também são importantes para a construção de uma relação médico-paciente mais próxima. Os desafios que envolvem a atuação na Psiquiatria requerem empatia, resiliência, paciência e a compreensão dos dilemas que levam às alterações comportamentais.
4. Treinamento para solucionar problemas difíceis
O psiquiatra precisa ser bem treinado para superar os emblemas comuns à rotina da atenção psicossocial. Para tanto, é necessário escolher uma boa instituição para cursar a pós-médica. De preferência, uma escola médica que propicie o maior desenvolvimento de competências técnicas focadas em habilidades que auxiliem na resolução dos casos mais difíceis.
E então, o que acho da possibilidade de se tornar um psiquiatra?
Como vimos, essa área é uma das mais interessantes para quem deseja fazer Medicina. Mesmo diante de variáveis importantes e de pacientes com quadros desafiadores, as vantagens de se tornar um psiquiatra superam os desafios. Além do mais, as melhores oportunidades estão nessa especialidade. Quem se esforça para atingir os objetivos, certamente, será bem recompensado.
Gostaria de receber conteúdos exclusivos sobre o vestibular diretamente em seu e-mail? É simples: assine a nossa newsletter!