Vestibular

6 conselhos e dicas para quem deseja fazer Medicina

Que a concorrência para o curso de Medicina é alta você já sabe. Mas o que faz tantas pessoas buscarem essa profissão e como se destacar frente a elas? Descubra aqui!

5
minutos de leitura

Quando uma pessoa opta por fazer Medicina, é preciso ter em mente que vem um longo e árduo caminho pela frente. Diante de uma concorrência tão acirrada, é preciso encontrar maneiras de potencializar os estudos e aumentar a chance de melhores resultados.

Não é novidade para ninguém que essa etapa do processo requer bastante disciplina, sabedoria e resiliência. Nem sempre os resultados positivos serão alcançados na primeira tentativa e, às vezes, bater na trave vai fazer parte do processo.

Porém, uma vez que se alcança a tão sonhada vaga na faculdade, um novo mundo surge. Mas será que é tão novo assim? Ou algumas características de pré-vestibulando vão acompanhar os próximos anos? Continue a leitura!

Entenda as vantagens de fazer Medicina

De fato, estamos conversando sobre um dos cursos mais concorridos da atualidade. E o que faz com que tantas pessoas almejem essa profissão? Elencamos alguns motivos!

1. Boa empregabilidade

O mercado de trabalho é composto por pessoas cada vez mais capacitadas. Por isso, ao longo dos anos, ter um diploma de ensino superior não é sinônimo de contratação imediata — o que gera preocupação para quem cursa uma faculdade.

Embora seja essa a realidade de muitos brasileiros, não é o que se observa para o curso de Medicina. Logo após a conclusão do curso, a empregabilidade é bastante elevada e, raramente, um recém-formado permanece desempregado por muito tempo.

2. Grande variedade de atuação

Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Diagnóstico por imagem… são apenas algumas especialidades na Medicina que você pode se aventurar com acesso direto à especialização.

Dentro de cada uma delas existe um universo ainda mais abrangente com diversas subespecialidades. Além disso, para um médico generalista sempre existe a possibilidade de atuar na atenção primária ou em plantões. Opção é o que não falta!

3. Boa rentabilidade

Se o emprego e a variedade de atuação já estão garantidos, o que falar sobre a remuneração? De fato, quando analisamos quanto ganha um médico, esta é uma das profissões com salários mais elevados, sobretudo quando consideramos o número de horas trabalhadas.

Quanto mais o médico se especializa, maior a chance de potencializar essa remuneração. Contudo, até mesmo um recém-formado em Medicina será contemplado com um salário bem superior quando comparado a outros cursos.

Saiba como se preparar para o vestibular

Vimos, acima, 3 benefícios para quem cursa Medicina. Porém, ser aprovado nessa graduação não é um processo simples. Tendo em vista isso, preparamos 4 dicas para você começar com o pé direito sua preparação!

1. Crie um cronograma

Antes de assistir qualquer aula ou fazer qualquer anotação, é preciso programar bem tudo aquilo que vem pela frente. Será que é realmente necessário renunciar às suas horas de lazer ou de contato com amigos e familiares para alcançar a aprovação?

Bem, não podemos dizer nem que sim, nem que não! Tudo vai depender do que está programado para ser estudado naquele dia. Portanto, faça um plano de estudos com as matérias que precisam ser estudadas e revisadas — e estabeleça prioridades no seu caminho!

2. Estude os estilos de prova

Para cada tipo de vestibular existe uma banca diferente na elaboração de questões. Por esse motivo, é preciso conhecer bem o estilo de prova que você vai realizar, afinal, você deve oferecer de resposta exatamente aquilo que se pergunta.

Quer um exemplo? Na redação, por exemplo, será que aquela banca escolhe sempre o mesmo tipo textual ou isso varia de vestibular para vestibular? E nas matérias que exigem cálculos, será que focam mais no conceito ou na aplicação da teoria? Atenção com tudo isso!

3. Descubra a melhor forma de estudos

Agora que você sabe o que precisa estudar e definiu exatamente quando cada tema será estudado, vamos entender como estudar. Sim, existem diversas maneiras de consumir o conteúdo e obter aprendizado.

Algumas pessoas são mais adeptas à realização de resumos escritos. Já outras, preferem elaborar mapas mentais de fácil visualização, porém com menos conteúdos escritos. Há também quem apresenta boa memória auditiva e não vê sentido em anotações visuais. Entenda qual o seu estilo!

4. Não deixe as questões de lado

Por último, abandone um pouquinho a teoria e invista seu tempo na realização de questões! Lembra que cada banca apresenta uma maneira de abordar o conteúdo? Pois bem, quanto mais questões você fizer, mais vai se familiarizar com os diferentes estilos de prova.

Além de ter contato com as diversas abordagens, solucionar os desafios apresenta um papel fundamental no conhecimento. É dessa forma que você vai fixar os conceitos e entender como eles são cobrados no vestibular.

Veja algumas dicas para a graduação

Agora que você está com um pezinho dentro da graduação, vamos finalizar com algumas dicas de ouro para você aproveitar bem essa fase tão importante da vida!

Escolha bem sua faculdade

Tanto estudo para o vestibular finalmente te recompensou com a aprovação. Mas, afinal, como escolher qual faculdade ingressar com sua nota? Bem, existem 4 características que podem ser o pontapé inicial de como escolher a melhor faculdade de Medicina.

Primeiro, avalie a distância. Até qual caminho você está disposto a percorrer pelo diploma? Segundo, saiba se essa faculdade vale a pena: confira qual a nota avaliada pelo MEC. Terceiro, veja como as matérias são organizadas na grade curricular. Quarto, e último, procure saber como é a infraestrutura do local.

Esteja aberto às oportunidades

Vimos que um dos maiores benefícios da Medicina é a ampla possibilidade de atuação. Ao longo da faculdade, você também vai entrar em contato com essa variedade, que não envolve só as matérias, mas também oportunidades.

Sendo assim, esteja aberto, desde o princípio, a ter um melhor contato com aquilo que você gosta. Busque se inspirar em docentes, procure ligas acadêmicas das áreas que mais gosta e, claro, viva outras experiências, como participação esportiva ou em órgãos discentes representativos.

Podemos concluir que fazer Medicina vai exigir algumas renúncias na sua vida. Desde o vestibular, é preciso estabelecer prioridades no tempo a fim de contemplar suas tarefas. Porém, com bastante organização e o estabelecimento de metas é possível gerenciar seu tempo e, claro, não deixar outras atividades de lado. Pratique esportes, saia com seus amigos, passe mais tempo com seus pais… estude bastante, mas não deixe de viver além dos estudos!

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho em mais dicas para sua aprovação! Estamos no Instagram, LinkedIn, Facebook e Youtube.