É praticamente impossível falar sobre saúde sem pensar no bem-estar. E, quando pensamos nisso, a conversa pode ir bem longe. Felicidade, tranquilidade, segurança, autoestima e beleza são apenas alguns dos conceitos que podem estar relacionados. E, claro, seguindo chegamos à cirurgia plástica que vai muito além da cultura da estética padrão.
Vista como uma das áreas mais promissoras da Medicina — com um salário que pode ultrapassar os R$ 13 mil para apenas 23 horas trabalhadas por semana —, esse é um segmento que atrai jovens profissionais e pode mudar vidas a partir de muitos contextos.
Você é do tipo que acha essa área interessante? Então, continue com a gente e confira detalhes sobre a história da cirurgia plástica no Brasil e no mundo, vendo como ela surgiu e chegando até a descoberta da sua importância nos dias atuais. Vamos lá?
O que é a cirurgia plástica?
Cirurgia plástica é o nome dado à área da Medicina que mexe com a imagem do paciente. Esse objetivo é alcançado por meio da aplicação de estratégias como a retirada, transferência ou adição de tecidos, substâncias e outros.
Por exemplo: na abdominoplastia, acontece a remoção do excesso de pele localizada no abdômen. Já na lipoaspiração, é feita a remoção de gordura com o uso de ferramentas específicas. E elas podem ser reaplicadas em outro local, ajudando na construção de curvas mais harmônicas.
E é claro que o corpo não é a única área a ser modificada com a cirurgia plástica. O rosto também pode sofrer alterações, como mudanças feitas no nariz, nas orelhas e em várias outras estruturas faciais.
Qual é a história da cirurgia plástica no mundo?
Quando o assunto é cirurgia, é praticamente impossível não falar sobre a plástica. E muito menos quando o objetivo é abordar a história da Medicina, já que esses procedimentos estão entre os mais antigos documentados em nossa sociedade.
Há registros desse tipo de procedimento sendo realizado em papiros do Egito Antigo, com data de 2500 a.C. Por volta de 2000 a.C, há documentações de plásticas ocorrendo em civilizações indígenas e chinesas. Também há fatos históricos mostrando essa prática na Roma Antiga e em outros povos e lugares.
Uma das motivações para o surgimento da cirurgia plástica foi a necessidade. Guerras, combates e traumas variados fizeram com que o homem sempre sofresse lesões que o incapacitasse ou, ainda, prejudicasse sua estética de acordo com os padrões de cada época.
Além disso, fatores culturais influenciaram bastante na história da cirurgia plástica. Afinal, como mencionado anteriormente, os padrões de beleza não passaram a existir apenas no último século. Eles sempre estiveram presentes, mas mudando de acordo com o que cada povo considerava belo.
Ao longo da história da Medicina, houve também períodos em que aconteceu uma queda considerável na prática de cirurgias. Esse é outro aspecto cultural, muitas vezes mediado por conta de ideais religiosos que viam a prática como uma forma de “mutilação”.
Outro período em que a prática médica declinou bastante foi a Idade Média. Ainda que o pensamento científico não tenha sido completamente excluído da sociedade nessa época, ele foi muito substituído pela religião, fazendo com que avanços na Medicina tenham sido deixados de lado por alguns séculos.
Tudo isso muda com o Renascimento, quando o conhecimento anatômico voltou a ganhar foco, assim como as práticas científicas gerais. Esse novo gás teve o seu auge nos anos 1500, com a realização de procedimentos como reconstruções no nariz e nas orelhas a partir de retalhos de pele.
A partir daí, a história começa a se desenhar de forma mais incisiva. As guerras subsequentes e o surgimento de novas ferramentas (como as armas de fogo) impulsionam a necessidade de invenção de novos procedimentos cirúrgicos, incluindo a cirurgia plástica e a utilização de próteses.
Com o surgimento da anestesia, anos mais à frente, a história da cirurgia plástica ganha ainda mais novos capítulos, a partir da realização de procedimentos cada vez mais complexos e invasivos.
Foi só questão de tempo para que a especialidade da plástica surgisse, inicialmente com o objetivo de fazer restaurações em vítimas de acidentes variados. Com o passar do tempo ela evoluiu para se tornar uma área que também é focada na realização de cirurgias eletivas (ou seja, aquelas que são escolhidas pelos pacientes) com base estética.
E como a cirurgia plástica chegou no Brasil?
O desenvolvimento da história da cirurgia plástica no Brasil é muito parecido ao que é observado em outras partes do mundo. De modo geral, esse procedimento começou sendo feito por cirurgiões gerais com o objetivo de recuperar pessoas que sofreram acidentes.
Esses procedimentos passaram a ser feitos com mais frequência por volta de 1800, com o desenvolvimento de Faculdades de Medicina no país. Sem a forte influência de Portugal, antes exercida na Medicina, foi mais fácil desenvolver trabalhos com “a cara do Brasil”.
Apesar disso, os profissionais brasileiros ainda careciam fortemente de evidências e materiais de estudo, os buscando na literatura internacional. Isso permitiu que as duas ciências crescessem de forma concomitante, mas com a criatividade brasileira sendo fundamental para o desenvolvimento de uma Medicina completamente única.
Já no começo dos anos 1900, houve um “boom” de publicações sobre a plástica em território brasileiro. Isso mostra que os médicos daqui começaram a desenvolver seu próprio pensamento sobre o tema.
Em 1930, São Paulo dá origem ao primeiro estabelecimento de saúde voltado apenas à realização de procedimentos dessa natureza. Esse é um verdadeiro marco na história da cirurgia plástica brasileira!
A partir daí, as especializações no segmento começaram a surgir, fazendo com que essa seja, hoje, umas das especialidades mais populares, requisitadas e vantajosas de todo o país.
Como o setor está hoje e qual é a sua relevância para a saúde?
Hoje, o Brasil se destaca como um dos gigantes da história da cirurgia plástica. O nosso país, inclusive, ocupa o segundo lugar no ranking de nações que mais realizam esse tipo de procedimento. Em 2020, o número de cirurgias feitas foi de 1,3 milhões. Ou seja: muita coisa!
No entanto, há problemas envolvendo essa realidade. Um deles é a má distribuição dos profissionais especializados em cirurgia plástica.
Por exemplo: no documento Demografia Médica, de 2020, é possível observar que há muitos médicos cirurgiões plásticos em São Paulo (2000 habilitados) contra apenas 4 em Roraima e 8 no Amapá. Em outros estados das regiões norte e nordeste, o resultado não é muito diferente.
Enquanto isso, os estados do sul e sudeste estão repletos de profissionais aptos a realizar plásticas. Ainda que a demanda seja maior, é possível perceber que há uma falta desses médicos em estados carentes.
Essa é uma realidade que não está restrita aos profissionais da plástica, mas sim a praticamente todas as especialidades médicas. No entanto, apesar disso, o mercado ainda é muito interessante para quem quer seguir na área. E pode ser ainda mais vantajoso caso você saiba exatamente aonde ir!
Quais são as novidades do setor da cirurgia plástica?
Assim como outras áreas da Medicina, a história da cirurgia plástica está só começando. Frequentemente há o desenvolvimento de novos procedimentos e técnicas que têm como objetivo a redução de efeitos colaterais, riscos e a melhora da recuperação dos pacientes que passam por essas cirurgias.
Confira, a seguir, algumas das inovações do setor!
Cirurgia híbrida da mama
Nesse tipo de procedimento, é feita a aplicação de uma prótese de silicone tradicional e a adição de um pouco de gordura, oriunda do corpo do próprio paciente.
Simulador de próteses
Assim como é feito em outros segmentos da saúde, como a Odontologia, o uso de simuladores tem sido uma grande ajuda para ajudar as mulheres a escolherem as próteses perfeitas para o seu corpo.
Lipo HD
A lipoaspiração HD é uma das grandes tendências para o setor, fazendo com que os grupos musculares fiquem bem visíveis sob a pele por conta da remoção de gordura nos locais.
Enxerto facial de gordura
Outra técnica que tem feito sucesso é o uso de gordura para a realização de enxertos, fazendo com que a expressão seja mais harmônica.
Prevenção de sangramentos e inchaços
Outra técnica bem interessante é a do uso de substâncias e técnicas que previnem o surgimento de inchaços, hematomas e sangramentos no pós-operatório, fazendo com que o resultado fique muito melhor, muito mais rápido!
Quais são os melhores cirurgiões plásticos do mundo?
Agora, é hora de você conhecer alguns dos principais nomes do setor. Vamos lá?
Dr. Alfredo Hoyos
Começaremos a nossa lista com um grande representante da cirurgia plástica mundial, o Dr. Alfredo Hoyos. Formado em Bogotá (Colômbia), ele é um exemplo de como a América Latina é uma grande fonte de médicos altamente capacitados nas mais diversas áreas e especialidades.
Uma das coisas que torna Hoyos tão especial é a sua habilidade de pegar procedimentos já conhecidos e refiná-los, tornando-os ainda mais eficientes. Além disso, ele já criou as próprias cirurgias e é especializado em cirurgia plástica estética.
Dr. Garth Fisher
O Dr. Garth Fisher é um dos profissionais mais famosos dos Estados Unidos e do mundo. E não é para menos, já que ele é o rosto à frente de “Extreme Makeover”, um dos programas mais populares da televisão norte-americana.
O seu foco é a cirurgia estética, sendo a escolha de várias celebridades. Assim como o dr. Hoyos, ele é conhecido também por criar seus próprios procedimentos, como é o caso de uma cirurgia que “renova” todo o rosto de uma só vez.
Dr. Woffles Wu
O Dr. Woffles Wu é um dos profissionais mais relevantes da Ásia. Nascido em Cingapura, ele é conhecido por lá como um dos gurus de beleza no padrão asiático ou ocidental. Seu procedimento mais famoso é buscado pelas pessoas pois promove uma recuperação rápida e com menos inchaços e hematomas.
Outro diferencial desse profissional está na busca por estratégias não-cirúrgicas para otimizar a beleza facial, como a aplicação de toxina botulínica (botox) em áreas estratégicas ou o uso de peelings que ajudam na renovação facial. Nem sempre é preciso “entrar na faca”!
Dr. Raj Kanodia
Agora, vamos até Beverly Hills, um dos lugares preferidos das celebridades mundiais. Ali, trabalha o dr. Raj Kanodia, de origem indiana. O procedimento que é considerado como a sua obra-prima é a rinoplastia fechada sem cicatriz, que fez com que ele ficasse conhecido como “Rei do Nariz”. Já pensou na responsabilidade?
O objetivo, aqui, vai muito além da estética. Além de deixar o nariz mais harmônico, o profissional ajuda no tratamento de problemas respiratórios, e o melhor: tudo isso sem deixar qualquer marca externa. O cara é craque!
Dr. Ivo Pitanguy
E é claro que temos brasileiros na lista de melhores cirurgiões plásticos do mundo! O Dr. Ivo Pitanguy não está mais entre nós — ele faleceu em 2016 —, mas deixou um legado que é seguido (e provavelmente sempre será) por profissionais da área que atuam em todas as partes do mundo.
Seu foco era na cirurgia estética, mas ele também teve grandes feitos concluídos na área da reparação. Famoso, foi o médico preferido de muitas celebridades, inclusive de origem internacional que voavam até o Rio para serem operadas pelo mestre Pitanguy.
Dr. Alexandre Charão
Outro médico brasileiro que tem dado o que falar no mundo da cirurgia plástica é o Dr. Alexandre Charão. Ele atende na cidade do Rio de Janeiro e sua carreira é de dar inveja, incluindo passagens em vários hospitais de renome e na organização Médico sem Fronteiras.
Sua grande especialidade é a realização de rinoplastias, mas ele também atua com diversos outros procedimentos estéticos. Um destaque é a realização de lipoaspirações via laser, uma modernidade que faz com que o procedimento seja muito menos invasivo. Bacana, não é mesmo?
Dr. Shahriyar Yahyavi
É hora de viajarmos para outro país! Agora, a visita é para o Irã, uma nação que muita gente acaba negligenciando (erroneamente) quando o assunto são profissionais de ponta nas mais diversas áreas do conhecimento.
O Dr. Shahriyar Yahyavi é um jovem profissional que tem especialidade em cirurgias estéticas, mas não realiza só esse tipo de procedimento. Ele também trabalha ativamente com a reconstrução de áreas afetadas por tumores, incluindo o rosto, a cabeça e o pescoço.
Dra. Cat Begovic
Agora, uma médica em nossa lista! A norte-americana é um dos grandes nomes da plástica nos Estados Unidos, tendo uma clínica em Beverly Hills. Com isso, é a escolha de muitas celebridades quando o assunto é deixá-las ainda mais bonitas.
Alguns exemplos de procedimentos feitos por essa profissional são a abdominoplastia com efeito “natural” e a cirurgia plástica na região íntima, fazendo com que a autoestima de muitas mulheres seja otimizada. E, como se tudo isso não fosse o bastante, ela também atua na área de cuidados com a pele.
Dr. Joubin Gabbay
Com formação em algumas das melhores instituições médicas do mundo, localizadas nos Estados Unidos, o Dr. Joubin Gabbay é outro forte nome que faz parte da história da cirurgia plástica mundial.
A especialidade deste profissional é a pele, o maior órgão do corpo humano. Ele trabalha com questões como o excesso de pele, fazendo com que ela fique mais aderida ao corpo de maneira completamente natural. Além disso, um dos seus procedimentos mais famosos é a lipoaspiração do torso, que é feita em diversas áreas de maneira simultânea, esculpindo o corpo dos pacientes.
Dra. Eun Key Kim
Para finalizar a nossa lista, mais uma grande mulher que fez o seu nome na história da Medicina. A Dra. Eun Key Kim atua em Seul, capital da Coreia do Sul, e é especializada no tratamento de pessoas que passaram por algum tipo de trauma.
Sendo assim, ela atende pacientes que sofreram queimaduras ou passaram por variados tipos de acidente. Mas é claro que ela também é excelente em procedimentos estéticos, como a abdominoplastia e o aumento de mamas, uma de suas especialidades.
O que faz um cirurgião plástico?
O profissional habilitado para fazer cirurgias plásticas é mais do que um cirurgião: é um artista. Com o seu bisturi e outras ferramentas, ele esculpe corpos, muda rostos, exalta belezas e repara áreas que passaram por algum tipo de trauma.
O carro-chefe desse tipo de profissão é a cirurgia estética. Aqui, temos procedimentos como:
- rinoplastias, feitas no nariz;
- abdominoplastia, que servem para remover o excesso de pele na região da barriga;
- lipoaspiração, que remove gordura de determinadas regiões;
- lipoescultura, que ajuda a esculpir o corpo “trocando” a gordura de lugar;
- mamoplastia, que harmoniza e altera o formato das mamas;
- prótese de silicone, que aumenta o tamanho de uma determinada região com a aplicação de próteses e muito mais.
O legal é que profissionais qualificados estão sempre inventando, fazendo com que as técnicas sejam melhoradas ao longo do tempo. É o que alguns dos nomes que citamos em nossa lista fizeram!
O cirurgião plástico faz apenas cirurgias estéticas?
Essa é uma pergunta muito comum e a resposta é: claro que não! Na verdade, as cirurgias estéticas são apenas parte de tudo o que o cirurgião plástico pode realizar dentro dos centros cirúrgicos.
Ainda que esse tipo de procedimento seja incrível — afinal, todos merecemos nos sentir bem, né? —, há uma outra área muito interessante da história da cirurgia plástica: a reconstrução.
Imagine, por exemplo, pessoas que passaram por algum tipo de acidente, que acabou afetando a autoestima desse indivíduo. A plástica pode ajudar! O mesmo é válido para quem passou por processos de queimadura, cicatrizes, entre outros.
Outro exemplo muito comum é a cirurgia reparadora oncológica. Essa é uma área muito bonita e que devolve a autoestima às pessoas que lidaram com algum tipo de câncer e tiveram seus corpos alterados pela doença.
Exemplos são os tumores — que podem crescer muito ou deixar sequelas quando são removidos — e o câncer de mama, que muitas vezes exige a remoção de um ou dos dois seios para curar a(o) paciente. Assim, é possível reconstruir a mama, deixando um resultado bonito e harmônico.
Está vendo só como essa profissão é importante para a sociedade?
Como posso me tornar um cirurgião plástico?
Agora que você já sabe como surgiu a cirurgia plástica e conhece os principais detalhes sobre esse assunto, é hora de saber o passo a passo que deve ser seguido para que possa escrever o seu nome nessa história!
Bom, vamos lá. Se você gosta da área, saiba que isso não é algo que vem do dia para a noite. O primeiro passo é passar na faculdade de Medicina e completar a graduação, que tem duração mínima de 6 anos.
Mínima pois há pessoas que levam ainda mais tempo para terminá-la, pegando menos matérias para fazer a cada semestre ou, ainda, refazendo aquelas nas quais não atingiram nota suficiente para a aprovação. E não tem problema, ok? É normal demorar um pouco para se formar.
Depois dos 6 anos, é hora de você focar em buscar a sua especialização em cirurgia plástica. Agora é o que o bicho pega! Afinal, você precisará passar por vários processos até ficar habilitado para operar as pessoas dessa maneira.
Antes de se tornar um cirurgião plástico, você precisará ser aprovado em uma residência (sim, mais uma prova!) para a área de Cirurgia Geral. Ao longo de 3 anos, o aluno aprende os conceitos básicos e abrangentes do mundo da cirurgia, se capacitando para fazer procedimentos que envolvem órgãos como o intestino, o fígado e outros.
Terminou a parte de Cirurgia Geral? Agora, você precisa fazer mais uma prova (é, meu caro, o médico nunca para de estudar!) para entrar em outra residência: agora, sim, a de cirurgia plástica.
Ela tem duração de mais 3 anos, o que faz com que você precise se dedicar por 12 anos para estar pronto para mudar vidas a partir da otimização da estética, reconstrução e muitas outras técnicas indispensáveis para a autoestima da população.
Gostou de saber mais sobre a história da cirurgia plástica?
Agora é com você, hein? É hora de dar duro, estudar bastante e começar a sua própria jornada na Medicina, escolhendo essa ou qualquer área que mais combinar com o seu perfil. O mundo é seu: basta explorá-lo!
Para receber novidades sobre o nosso blog e continuar por dentro de dicas para o seu futuro, assine a newsletter da Afya Med! Estamos juntos nessa e podemos ajudar bastante nesse processo. Até a próxima!