Carreira e Mercado

Como aliar a formação médica à visão de negócios para empreender na saúde

Confira aqui nossas cinco dicas para você ser bem-sucedido ao empreender na saúde e salvar muitas vidas.

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“Empreender na saúde” é uma expressão que pode soar estranha a princípio. Afinal, a Medicina tem por propósito promover o bem-estar das pessoas e, sempre que possível, salvar vidas. 

No entanto, reflita com a gente: em 1920 a expectativa de vida dos brasileiros era de 35 anos e hoje é de 77. O que isso diz a você?

Para nós está claro que as tecnologias e pesquisas feitas no último século foram imprescindíveis para que os médicos pudessem cumprir seus objetivos no nosso país. Tudo isso só é possível quando alguém decide investir em boas ideias.

O resultado desse investimento pode ser uma empresa, uma healthtech ou mesmo uma clínica onde serão testadas novas abordagens de atendimento. Então aí vai um spoiler:

Se você está fazendo Medicina e sente essa vontade de quebrar paradigmas sendo empreendedor, você também vai salvar muitas vidas! Pode ter certeza. E foi para ajudá-lo a chegar lá que nós escrevemos este artigo.

A seguir, você vai conferir cinco dicas de como aliar a sua formação médica à uma visão de negócios de sucesso. Boa leitura!

Mantenha-se atualizado

Isso serve para muita coisa. Primeiramente, para você saber o que está sendo produzido no mercado, quais são os seus concorrentes diretos e indiretos e quais são os pontos fracos deles para o seu negócio fazer melhor. 

Este tipo de atualização vai ajudá-lo a orientar melhor os seus investimentos na área, pois em geral só vale a pena entrar em um setor saturado se for para revolucionar. Não vá empreender na saúde para ser apenas mais uma alternativa.

Em segundo lugar, manter-se atualizado é essencial para conseguir identificar as tendências tecnológicas, assim como os problemas que você pretende solucionar com o seu empreendimento.

O que está afetando mais a saúde da população? E qual ferramenta, serviço ou produto resolveria que ainda não existe poderia resolver isso? Pesquise, crie estratégias, entreviste pacientes até encontrar a sua “resposta de um milhão”.

Leia também: Como a tecnologia pode ajudar a Medicina

Desenvolva habilidades de gestão

Saber gerenciar recursos, pessoas e tomar decisões baseadas em evidências são atitudes corriqueiras para empresários. Então, mesmo sendo médico, você vai precisar desenvolver habilidades de gestão para que o seu negócio possa prosperar.

Mas, fique tranquilo! Você não vai precisar - e nem deve - abandonar os seus estudos na sua área de especialização para dar conta de fazer tudo sozinho. Muito menos se seus conhecimentos forem muito limitados. 

Por exemplo, no setor financeiro, contratar alguém para administrar as receitas e saídas da sua empresa ou da sua clínica é a opção ideal. Não à toa, é exigido por lei que todo CNPJ, à exceção de microempreendedores individuais (MEI), conte com um profissional de ciências contábeis

Tenha uma visão holística

Ter uma visão holística da saúde é encarar o processo da enfermidade para além do agente causador da doença em si. Isso porque vários fatores diferentes podem impactar a saúde de uma pessoa negativamente.

Alguns deles são:

  • Moradia precária;
  • Ambientes de trabalho tóxicos;
  • Relações abusivas;
  • Problemas familiares;
  • Má alimentação;
  • Falta de exercícios e de higiene;
  • Predisposição para vício e distúrbios mentais.

Uma vez que você tiver tudo isso em mente, mais insights criativos terá para empreender na saúde. Afinal, serão muito mais áreas a serem exploradas para atingir o mesmo fim, ou seja, cuidar melhor das pessoas.

Saiba mais: Áreas mais humanizadas da Medicina

Invista em publicidade e propaganda

Nenhuma empresa vai para frente sem uma boa estratégia de comunicação, que envolve uma análise dos “4 P 's". São eles: preço, praça, promoção e produto, lembrando que neste último item também estão incluídos serviços. 

Ao analisar o seu próprio comportamento de consumo e pensar no que vem à sua mente quando você está buscando ser mais saudável, fica fácil entender o porquê disso. Afinal, se você tem um aplicativo ou uma marca preferida, seu potencial cliente também pode ter.

Nesse sentido, o trabalho da publicidade e da propaganda é promover o seu negócio no mercado de uma forma tão consistente que as demais opções fiquem em segundo plano. Portanto, contrate bons profissionais de marketing.

Busque parcerias estratégicas

A gente sempre fala de networking por aqui e não é sem motivo. Nós somos seres gregários, o que significa que vivemos em bando, sendo incentivados e influenciados por quem decidimos manter ao nosso redor. 

De modo geral, fomos acostumados a enaltecer mentes visionárias por suas ideias inovadoras, acreditando que o sucesso de seus empreendimentos resultou exclusivamente do seu trabalho. Porém, sem uma rede de outros profissionais, elas não seriam mais do que isso: somente ideias. 

Nossa sugestão aqui é que você busque por pessoas que têm o mesmo objetivo que você, de empreender na saúde e melhorar o bem-estar das pessoas, desde a faculdade. Depois, com o diploma em mãos, outras parcerias estratégicas vão surgir no mercado, no seu ambiente de trabalho e por aí vai. 

Gostou deste conteúdo? Então, veja nosso post sobre como ter uma formação empreendedora ainda na graduação. Além disso, nosso Blog está recheado de dicas sobre tecnologia e inovação, confira!