Certificados de informática em saúde para melhorar o seu currículo
Várias tecnologias estão surgindo para transformar sistemas e processos na Saúde. Conheça três certificações de informática para ser um médico atualizado!
Historicamente, as evidências científicas trouxeram mais assertividade, expandindo o potencial de melhoria em quase todas as esferas da vida humana. Todavia, pouco adianta a descoberta de procedimentos e abordagens melhores sem o devido registro destas para disseminação entre as diferentes comunidades de especialistas ao redor do mundo. Nesse sentido, a informatização da Saúde veio para fortalecer o compartilhamento de dados; agilizar a documentação da rotina dentro dos hospitais; e acima de tudo facilitar a busca por respostas dentro dos padrões já executados a fim de salvar vidas.
O conceito de aldeia global desenvolvido por Marshall McLuhan já é uma realidade desde o início do século XXI e a pandemia de Covid-19 é a sua mais recente comprovação. Além de ter demonstrado os desafios oriundos do encurtamento das distâncias promovido pelas novas tecnologias em um contexto de catástrofe, ela também evidenciou a importância da divulgação e da comparação de informações do meio sanitário à sociedade como um todo.
Portanto, se você deseja construir uma carreira médica sólida e bem-sucedida é essencial manter-se atualizado sobre as tecnologias que estão surgindo para transformar sistemas, serviços e processos nesta área. Abaixo nós apresentamos três opções de certificação informática em saúde que podem dar um upgrade no seu currículo. Confira!
XSeries Programa em Análise de Dados Genômicos
Este curso da Universidade de Harvard oferece certificado aos estudantes que, após a conclusão dos estudos, estão aptos a analisar e interpretar dados gerados pela tecnologia genômica moderna. Por meio de um software de código aberto, você aprenderá a analisar e dominar os principais conceitos, uma vez que os conjuntos de problemas exigem codificação em linguagem R.
Em adição a isso, uma parte do curso é voltada à investigação de análises de dados para vários protocolos experimentais com genomas. Disponível na plataforma EdX, esse curso é totalmente on-line e pode ser de grande utilidade à sua formação como médico, principalmente se a sua área de preferência para especialização no futuro for a de pesquisa.
Certificação em S-RES pela SBIS
Criado de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), o certificado S-RES tem por objetivo avaliar e testar aspectos de qualidade, segurança e privacidade de Sistemas de Registro Eletrônico. Ou seja, trata-se de uma prova que está um passo a frente: não é sobre como compartilhar informações em determinada ferramenta, mas sobre os meios de se garantir que o sistema desta seja seguro.
S-REs servem para captura, armazenamento, apresentação, transmissão e impressão de informações identificada que englobam todos os dados capazes de individualizar um paciente. A avaliação destes sistemas é feita de acordo com uma série de padrões, normas e boas práticas que foi amplamente discutida por especialistas. Depois, o projeto inicial ainda foi submetido à consulta pública para que melhorias fossem feitas.
Ser um profissional certificado pela SBIS lhe dará, inclusive, a capacidade de exercer cargos de gestão em hospitais. Pois você estará apto a compreender e gerenciar tais sistemas, buscando a manutenção e evolução da sigilosidade que garantem a privacidade dos pacientes, dos profissionais e da instituição como um todo.
Associado em Informação da Saúde e Gestão de Sistemas (CAHIMS)
Outra opção com enfoque em segurança é o CAHIMS. Com esta certificação em mãos, você demonstrará conhecimento profissional em sistemas de informação e gestão de saúde durante entrevistas enquanto adquire mais experiência. A HIMSS é uma sociedade de consultoria global sem fins lucrativos, cujo compromisso principal é reformar o ecossistema sanitário das instituições por meio da tecnologia da informação.
Na prática, o certificado CAHIMS é uma forma de atestar seus conhecimentos em informática da Saúde e, assim, ser considerado para exercer funções que carecem de profissionais qualificado nessa área. Não à toa, para manter sua titularidade como associado, o médico precisa refazer a prova de certificação a cada três anos a fim de assegurar que está mantendo-se atualizado diante às inovações.
Conhecimento para a vida toda
Pode até parecer que as certificações que listamos acima são relevantes apenas para quem já saiu da graduação e talvez realmente seja devido aos conhecimentos necessários para aquisição do título. No entanto, a prova do CAHIMS exige apenas um diploma de Ensino Médio e um mínimo de 45 horas de educação continuada em tecnologia da informação ou saúde digital, por exemplo.
Além disso, suas horas disponíveis para estudos desvinculados da sua futura rotina, tanto na residência quanto na especialização, provavelmente serão menores do que as que você tem hoje como graduando em Medicina. Então, não deixe para depois o que você pode aprender hoje!
E, falando em tecnologia, saiba como utilizá-la a favor dos seus estudos com o nosso e-book. Clique aqui e baixe agora!