Primeiro ano na faculdade: saiba como se destacar
O primeiro ano da faculdade é um dos mais importantes, pois serve como divisor de águas. Veja algumas dicas para fazer esse ano mais produtivo.
Você acabou de sair do ensino médio, já escolheu qual faculdade fazer e finalmente chegou o seu primeiro ano. E agora? Além das calouradas e da liberdade, o que mais muda na sua vida como estudante?
Bom, essa é uma dúvida comum. Poucas pessoas sabem o que é o ensino superior antes de fazerem sua primeira graduação. Então, nada mais normal do que ficar perdido no primeiro ano da sua formação.
Para ajudá-lo nesse momento, separamos algumas dicas de como aproveitar a faculdade e se destacar desde o primeiro semestre. Confira!
Conheça a sua faculdade
A primeira coisa que você precisa fazer, assim que passar no vestibular, é conhecer a sua faculdade. Não apenas o espaço físico (laboratórios, biblioteca, salas de aula, atendimento ao aluno, entre outros), mas também as oportunidades que ela proporciona.
Procure saber sobre os programas de estágio, iniciação científica, voluntariado e monitorias. Veja o que é preciso para participar dessas atividades e já crie um plano para conquistar a sua vaga — isso faz toda a diferença na formação.
Se você ainda não passou no vestibular, confira nosso Guia do Vestibulando e saiba como entrar em um curso superior!
Fique de olho no portal do aluno e no e-mail da turma
Fazer uma graduação não é tarefa fácil. O que é dito em sala de aula não é tudo o que você precisa saber. Então, coloque as leituras em dia e não deixe de lado os textos indicados pelos professores.
Mas fazer isso não é tão simples. Para se manter atualizado é preciso acompanhar o portal da faculdade e o e-mail da turma. Não é raro os professores mandarem algumas leituras extras para os alunos, mesmo fora da sala de aula.
Converse com outros estudantes
Anote essa informação: a faculdade é um ambiente de networking. Diferentemente do Ensino Médio, a graduação é um local no qual as pessoas estão totalmente focadas no mercado de trabalho.
Ao conversar com estudantes de períodos mais avançados (seus veteranos), você passa a ter uma boa noção dos principais desafios que eles enfrentaram, além das dúvidas e os melhores caminhos a seguir ao longo da graduação.
Mantenha contato com os professores
Os professores são grandes aliados que você terá na graduação e no mercado de trabalho. Eles não estão na faculdade apenas para te dar aula. Esses profissionais orientam, dão dicas, sugestões e fazem parcerias.
Ao ter um bom desempenho acadêmico e manter contato com os docentes, você pode receber ótimos convites para o seu desenvolvimento, como iniciação científica, participação em congresso, oportunidades de estágio etc.
Imagine, por exemplo, que o seu professor preferido iniciou um projeto de pesquisa em uma área que você já tenha demonstrado interesse. Provavelmente ele te avisará sobre essa oportunidade e te dará algumas dicas para se preparar para o processo seletivo (nem que seja para incentivar sua participação).
Acredite, os primeiros semestres da faculdade causam um grande choque nos estudantes. É muita coisa nova, o aprendizado é mais dinâmico e toda essa liberdade extra pode deixar você perdido no início. Mas depois do primeiro ou segundo semestre, tudo fica mais fácil e dá para se acostumar com o ritmo.
Quer aproveitar realmente a sua formação? Então, confira o nosso “Roteiro de organização” e saiba como se destacar nos estudos e se aprimorar para o mercado de trabalho!