ENEM e Vestibular

Nota do Enem: como calcular a minha?

Saiba como calcular sua nota final no Enem ou até o quanto você tirou aproximadamente antes mesmo do resultado oficial.

2
minutos de leitura

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação que substitui o vestibular em diversas universidades e permite que os alunos com boas notas consigam bolsas de estudos. Entretanto, seu formato não é igual ao de uma prova tradicional, dividida entre as disciplinas que são estudadas no colégio (física, química, geografia, português, etc.). Trata-se de uma avaliação que inclui questões interdisciplinares, divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Além disso, o candidato precisa escrever uma redação. 

Como calcular a nota do Enem?

O Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e tem uma forma de cálculo de resultado baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI). Isso significa que, para saber sua nota do Enem, não basta somar a quantidade de questões corretas, conforme o gabarito. 

TRI é feita a partir de modelos matemáticos e divide as questões por nível de dificuldade (fácil, médio e difícil), que é rigorosamente testado durante a formulação da prova. De modo geral, quanto menos candidatos conseguirem resolver uma questão, mais difícil ela é considerada.  

Além disso, o sistema de avaliação considera algumas premissas: se um candidato acertou poucas questões fáceis e algumas difíceis, por exemplo, considera-se ser mais provável que ele as tenha chutado. Assim, ele não receberá uma nota tão alta quanto outro estudante que acertou mais perguntas fáceis e as mesmas perguntas difíceis.

Há, porém, um detalhe importante: o grau de dificuldade considerado pelos avaliadores não é sinalizado nas questões da prova. Ou seja, não é possível saber ao certo qual será sua nota antes da divulgação oficial do resultado, apenas uma nota aproximada.

Como aproveitar a nota do Enem?

Quando o resultado for divulgado pelo Inep, você pode calcular a sua média para saber se conseguirá ingressar em alguma universidade. Esse cálculo é mais fácil e pode ser feito de duas formas:

  1. A primeira é a média simples. Basta pegar as notas de cada uma das áreas de conhecimento mais a redação, somá-las e, em seguida, dividir o resultado por cinco;
  2. A segunda forma de calcular atribui pesos diferentes para cada área - o que é muito comum nos cursos de Medicina de faculdades particulares, por exemplo. Nestes casos, o caderno de Ciências da Natureza costuma contar mais pontos. Assim, é preciso descobrir o peso das questões de cada área e, depois, multiplicá-los pelo quantidade que você acertou. Por fim, divida o resultado pela soma dos pesos.

Há diversas maneiras de aproveitar a nota do Enem para conquistar uma vaga na graduação dos seus sonhos.

O governo federal, por exemplo, possui os programas Fies e Prouni. Para participar de qualquer um dos dois, é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, diversas instituições privadas oferecem bolsas de estudos para quem fez o exame e teve uma boa pontuação. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post: Como faço para entrar em uma faculdade pelo Enem?