Como faço para entrar em uma faculdade pelo Enem?
Todo ano o ENEM é a porta de entrada de milhares de estudantes para o ensino superior. Saiba como utilizar sua nota para ingressar em uma faculdade.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é organizado pelo INEP, ocorrendo anualmente em dois finais de semana. Qualquer pessoa pode se inscrever para fazer a prova, que serve como vestibular para faculdades públicas e privadas de todo o país.
Cada uma dessas opções, porém, requer um processo diferente. Neste artigo, vamos apresentar as principais formas de acesso ao Ensino Superior disponíveis para você utilizando a nota que obteve no Enem. Confira!
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa que, em 2024, voltou a ter inscrições somente uma vez por ano para selecionar os estudantes que vão preencher as vagas da maioria das Federais do país. Para participar, é preciso ter feito o ENEM do ano anterior e não ter zerado na redação.
Um dos lados positivos do SISU é que dá para concorrer a uma vaga em uma universidade de outro estado. Se mudar de cidade para estudar é uma opção para você, não deixe de pesquisar onde o seu curso está disponível por uma nota menor antes de se candidatar.
PREPARE-SE: 5 temas em alta que podem cair na redação do Enem 2023
Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma política do Ministério da Educação (MEC) para estudantes de baixa renda. Por meio dele, quem não consegue arcar com os custos da própria formação recebe uma bolsa para estudar em uma instituição de ensino superior particular.
Este auxílio do Governo pode ser parcial ou integral, a depender da condição financeira da família do candidato. Além disso, existem várias outras exigências para participar, sobre as quais você precisa estar ciente.
São elas:
- Não possuir diploma de curso superior;
- Ter feito pelo menos 450 pontos no Enem mais recente;
- Não ter zerado a redação da prova.
Caso você não seja selecionado de primeira, ainda terá outra chance, pois o Prouni conta com duas edições anuais. Esta seleção é muito parecida com a do SISU, já que você deve escolher dois cursos e/ou duas universidades diferentes.
Para garantir a sua vaga na Afya - o maior hub de educação médica do Brasil - selecione a unidade e o curso em que você consegue passar com a nota que obteve no Enem.
Acesso direto pelo ENEM
Muitas faculdades particulares do Brasil já estão aceitando a nota do ENEM como único requisito para conseguir uma vaga, ainda que estabeleçam seus próprios critérios. “Como assim?”, você deve estar se perguntando.
Bom, por exemplo, a faculdade privada pode estabelecer uma nota mínima para a redação. Ou pode exigir uma pontuação específica no caderno de Matemática e suas Tecnologias para candidatos dos cursos de Exatas.
No caso dos estudantes que desejam fazer Medicina, normalmente é necessário ter alcançado uma nota alta no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. E por aí vai.
Em suma, você precisará tirar uma nota alta no Enem se quiser uma vaga em um curso muito concorrido. A diferença desse processo para o SISU é que as faculdades privadas têm liberdade para aceitar notas de edições anteriores do Enem e não apenas a mais recente.
LEIA TAMBÉM: Como estudar Matemática e outras matérias de exatas
ENEM complementando a nota do Vestibular
Algumas universidades preferem misturar os dois métodos de ingresso. Assim, existe um vestibular tradicional a ser prestado e o candidato pode usar a pontuação no ENEM para complementar seu resultado.
Como é feita esta soma e suas regras depende de cada instituição. Portanto, é fundamental consultar com detalhes quais são os requisitos exigidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) escolhida
Agora que você já sabe todas as formas de aproveitar a sua nota do ENEM, confira as dicas que deixamos no nosso Blog para você mandar bem na prova.