Engenharia de produção EAD: entenda melhor essa formação!
Quer saber como fazer Engenharia de Produção e quais são as vantagens de optar pela modalidade EaD? Clique no post e confira!
Funcionando como uma ponte entre o setor técnico e a parte administrativa das indústrias, a Engenharia de Produção tem uma visão holística sobre os processos industriais, com o objetivo de otimizar o uso de recursos e maximizar os lucros.
Para isso une conhecimentos das engenharias com matérias mais voltadas para a administração e economia, o que torna o engenheiro de produção um profissional indispensável a indústrias de diversos setores.
No post de hoje você vai descobrir um pouco mais sobre o que faz o engenheiro de produção, quais as vantagens de uma graduação em Engenharia de Produção EaD e quais são as oportunidades de mercado para esse profissional. Continue a leitura!
O que é Engenharia de Produção?
A Engenharia de Produção é o curso que prepara profissionais para atuar na maximização do emprego dos recursos de uma empresa — sejam eles humanos, materiais ou financeiros — a fim de aumentar a sua eficiência e lucratividade.
Dessa forma, o profissional de engenharia de produção pode atuar no planejamento e controle da linha de produção, garantindo que os recursos serão usados da melhor forma para gerar produtos que mantenham um nível de qualidade que agrade ao consumidor.
Mas a área de atuação desse profissional não se limita à indústria. Ele ainda pode atuar maximizando o uso de recursos em hospitais, bancos e agroindústria, por exemplo.
O que se estuda nessa graduação?
Com duração de 5 anos, a graduação em Engenharia de Produção aborda as disciplinas básicas das engenharias nos primeiros anos, como Cálculo e Física, abordando posteriormente matérias mais específicas, como Processos de Fabricação, Controle de Qualidade, Pesquisa Operacional, Logística e Ergonomia.
O aluno ainda recebe uma base em ciências sociais aplicadas, como Administração e Economia, tornando-se um profissional com uma visão mais ampla e especializada sobre o funcionamento de empresas nos diversos setores.
É possível um curso de Engenharia de Produção EaD?
A educação a distância, ou EaD, é um curso em que o aluno estuda por meio da internet, tendo acesso a materiais digitais exclusivos, videoaulas e acompanhamento de professores on-line para tirar dúvidas, além de acesso a laboratórios virtuais para disciplinas com conteúdos prático.
Uma graduação em Engenharia de Produção EaD tem a vantagem de facilitar a vida do aluno oferecendo uma maior flexibilidade de horários, já que o graduando pode assistir às aulas quando dispor de tempo em seu dia. Assim, fica mais fácil conciliar trabalho e estudos, por exemplo.
Além disso, um diploma EaD tem um valor igual a um presencial, é reconhecido pelo MEC igualmente justo porque a densidade de conteúdo é a mesma, o que muda apenas é a forma como é passado o conhecimento.
Quais são as oportunidades para os engenheiros de produção?
O mercado da Engenharia de Produção está em alta atualmente, com uma empregabilidade que chega quase a 100%. Isso porque o engenheiro de produção procura maneiras de otimizar a produção, diminuir desperdícios e maximizar os lucros, sendo indispensável até mesmo em cenários de crise.
A remuneração reflete essa valorização: a média salarial fica em R$ 6.091, podendo chegar a 22 mil no auge da carreira.
No post de hoje você descobriu o que faz o engenheiro de produção, quais são as vantagens da graduação em Engenharia de Produção EaD e como o profissional dessa área é visto no mercado de trabalho.
Quer continuar a saber mais sobre esse curso? Confira mais informações no site da Unigranrio!
Leia também: Como identificar a melhor faculdade a distância para você