Graduação e cursos

A importância dos cursos de licenciatura no Brasil

Já ouviu falar sobre os cursos de Licenciatura? Veja como esse tipo de formação pode ser vantajosa!

6
minutos de leitura

Ter uma boa formação é fundamental para o seu crescimento profissional. Por isso, é indicado comparar diferentes cursos, pensar no tipo de carreira que você busca e encontrar a graduação que melhor atende suas expectativas. E uma das opções mais promissoras hoje é buscar os cursos de licenciatura.

Se você está avaliando suas alternativas para começar o ensino superior ou está em busca de uma segunda formação, é importante levar esse caminho em conta. Se o seu objetivo é uma carreira estável, mas com boas oportunidades de crescimento profissional e financeiro, esse é um dos melhores investimentos disponíveis.

Acompanhe e entenda como funcionam os cursos de licenciatura e seus benefícios para sua carreira.

O que são os cursos de licenciatura?

A maioria das graduações vem em duas modalidades: bacharelado ou licenciatura.

O bacharelado é uma formação voltada para a atuação mais direta no mercado de trabalho, incluindo uma diversidade de segmentos. Já os cursos de licenciatura são voltados para a formação de professores. Ou seja, você adquire outras habilidades para atuar em sala de aula.

Por exemplo, se você fizer um curso de matemática na categoria licenciatura, além dos seus estudos normais, também terá matérias sobre pedagogia, didática, gestão de sala de aula, entre outras. Competências fundamentais para transmitir seus conhecimentos para novos estudantes.

Alguns cursos exigem que você escolha entre um desses dois modelos logo no início, enquanto outros te dão a opção após alguns períodos. Uma boa alternativa para quem busca uma opção segura de carreira. Mesmo que você tenha se formado sem fazer licenciatura, ainda é possível voltar e complementar essa formação.

Quais são as vantagens desse tipo de curso?

Escolher um dos cursos de licenciatura disponíveis também traz suas próprias vantagens. Veja a seguir algumas das principais.

Poder atuar como professor

Como mencionamos, o principal objetivo da licenciatura é formar tanto um profissional quanto um potencial professor. Afinal, há uma grande diferença entre dominar um campo de estudos e conseguir transmitir esse conhecimento para outras pessoas de forma clara. Especialmente quando se trata de turmas mais jovens, de ensino fundamental ou médio.

Durante os semestres desses cursos, o estudante tem acesso a muitos materiais e aulas sobre teorias pedagógicas, metodologias de ensino e avaliação, entre outros tópicos relevantes. Algo que vai além do entendimento teórico sobre a matéria, focando principalmente na forma como a informação é transmitida. Um nível a mais de especialização que abre portas em sua carreira.

Experiência prática na área de educação

Um dos principais pontos que são desenvolvidos dentro dos cursos de licenciatura é a experiência da sala de aula. Absorver o conteúdo através da leitura é uma coisa boa em seu desempenho acadêmico. Porém, estar presente em uma sala com dezenas de estudantes e ter que comunicar todo esse material em algumas horas é uma questão completamente diferente.

Por esse motivo, uma parte indispensável desse curso é o contato com o ambiente de ensino, principalmente por meio do estágio. Você deve aproveitar a oportunidade de observar o trabalho de outros professores, além de adquirir alguma prática por conta própria. Desde o preparo do material até a correção de provas.

Alto nível de especialização

Profissionais mais especializados tendem a ser mais valorizados no mercado de trabalho. Isso inclui também a carreira de professor, que é uma especialização considerável. Além do tempo e estudos extras necessários para desenvolver as competências relevantes, professores experientes fazem uma grande diferença no potencial de aprendizado de todos os estudantes.

Os cursos de licenciatura são focados em desenvolver tanto a competência teórica quanto a prática, o que é um diferencial para sua vida profissional. Por ser uma opção de carreira bem definida, você normalmente tem um caminho claro para crescer, se aprimorar e aumentar seu reconhecimento no mercado a longo prazo.

Desenvolvimento das habilidades de comunicação e liderança

Um bom professor não é necessariamente aquele que tem o conhecimento mais aprofundado do seu campo de estudos, mas sim aquele capaz de interagir melhor com a sala de aula. Para isso, é importante desenvolver boas habilidades de comunicação, relação interpessoal, empatia e liderança. Fatores que são relevantes tanto para ensinar crianças quanto adultos.

Ao contrário do que muitos pensam, comunicação e empatia são habilidades que podem ser trabalhadas com a prática, não simplesmente talentos natos. Por esse motivo, os cursos de licenciatura quase sempre incluem aulas teóricas e práticas voltadas para o desenvolvimento dessas competências. E, quem sabe, você possa transmitir essas lições aos seus estudantes no futuro.

Oportunidade para uma carreira estável

Um ponto a favor da licenciatura é ter uma carreira bem mais clara e definida. Ser professor é um trabalho já bem conhecido, que possui alguns caminhos à sua disposição. Além de estar presente na sala de aula, você também pode atuar na coordenação de ensino da instituição.

Um dos principais exemplos é a atuação em instituições públicas, de escolas até faculdades. Nesse caso, cada instituição normalmente possui um plano de carreira e remuneração, o qual corresponde ao seu nível de formação. Também há muitas oportunidades para atuar em escolas e faculdades privadas. Nesse caso, o seu planejamento estará sujeito às especificações da instituição.

Qual é a importância dos cursos de licenciatura no Brasil hoje?

No momento atual do país, os cursos de licenciatura estão ganhando cada vez mais valor no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) publicada em outubro de 2022, a expectativa é que, até 2040, haja um déficit de 235 mil professores.

Isso significa que o mercado de trabalho deve ter uma demanda crescente por professores em todas as áreas de ensino. Especialmente aqueles mais experientes e com algum nível de especialização. Um chamado para incentivar a formação de professores no país.

Os cursos de licenciatura devem continuar ganhando destaque nos próximos anos. Além de serem boas opções para quem busca uma carreira sólida, também é provável que o país venha a precisar ainda mais de professores qualificados em um futuro próximo.

Como foi entender mais sobre a licenciatura no Brasil? Quer ver mais novidades acerca do mundo acadêmico? Assine nossa newsletter!