Estágio e carreira

Como montar um planejamento de carreira

Para não sofrer com surpresas, o ideal é começar um planejamento de carreira logo no primeiro semestre da graduação. Aprenda aqui como fazer o seu!

5
minutos de leitura

Desde a escolha do curso superior, as palavras renda, perspectivas e emprego já começam a aparecer em nosso radar. A intensidade varia com o passar do tempo, tornando-se mais frequente à medida que a graduação vai se aproximando do fim. Por precaução, o melhor é sempre adiantar-se e começar um planejamento de carreira logo no primeiro semestre.

Não sabe como fazer ou sequer entende o que estamos falando? Então, continue a leitura!

O que é planejamento de carreira?

Muita gente confunde planejamento com plano de carreira, que é o caminho que as organizações estruturam para que seus colaboradores possam se desenvolver profissionalmente, almejando melhores posições. Tal política interna tem várias serventias, como atrair e reter talentos.

Mesmo empresas muito diferentes podem oferecer e usufruir desse benefício. Afinal, existem vários tipos:

  • Plano de carreira em Y: ideal para áreas de pesquisa e inovação;
  • Plano de carreira em W: ideal para formação de gestores de projetos;
  • Plano de carreira em Linha: ideal para companhias tradicionais, como o setor público;
  • Plano de carreira Horizontal: ideal para empresas que não possuem hierarquia;
  • Plano de carreira Paralelo: ideal para companhias com programas de trainee;
  • Plano de carreira em Rede: ideal para instituições que desejam oferecer um leque de opções aos seus funcionários.

Na prática, um plano de carreira não é pessoal, desenhado a partir de ambições individuais. O nome disso é planejamento de carreira.

Planejar é escrever um roteiro, com programações específicas dentro de um determinado prazo, para conquistar objetivos. E tudo que você idealiza e projeta para o seu futuro é sua meta como profissional no mercado.

Correr atrás de um sonho fica bem mais fácil quando se tem em mente quais etapas precisam ser percorridas para alcançá-lo. É para isso que serve o planejamento de carreira, com o bônus de te auxiliar na identificação de qual empresa possui o plano ideal para você.

Como planejar sua carreira

Analisar sua posição atual e estipular prazos são dois importantes passos do planejamento de carreira.

1) Analise sua posição atual

Alguma vez você já colocou um destino no Google Maps e estabeleceu uma rota de chegada sem saber o seu ponto inicial? Meio inimaginável fazer isso, certo? Dessa mesma forma funciona o planejamento de carreira.

Primeiramente, você precisa analisar sua posição atual, onde você está em termos profissionais? Essa é a posição Junior ou o ponto inicial para crescer na área com a qual sempre sonhou em trabalhar ou não?

Quais são suas tarefas e o que você mais gosta de realizar? O que não é tanto a sua praia e como isso poderia deixar de ser função? Você está satisfeito com o seu desempenho e a empresa na qual trabalha?

Todas essas informações lhe darão direcionamentos certeiros para o ponto de partida do seu planejamento. Um quadro branco, um aplicativo para criação de mapas mentais ou uma simples folha de papel podem ser muito úteis para anotar suas ideias à medida que elas surgirem, sem censuras.

2) Defina sua meta final com contraprovas

Basicamente, esta dica se refere a fazer um planejamento com os pés no chão, embora sua cabeça esteja nas nuvens. Concordamos que sonhar é fundamental para nos manter vivos e esperançosos. Mas traçar metas irreais pode lhe afastar de seu objetivo, por causar frustrações.

Desse modo, encontrar comprovações para suas expectativas salariais, estilo de vida almejado e rotina de trabalho a ser desempenhada são fundamentais para sua escolha ser assertiva. São elas que lhe darão tanto a segurança de estar no caminho certo quanto o incentivo para continuar quando os dias ficarem difíceis.

3) Divida sua rota em etapas com prazos

Estipular datas para cada etapa do seu desenvolvimento profissional é uma forma de manter-se fiel à sua meta. Isso não significa, porém, que, se você precisar estender um prazo ou dois, tudo está perdido.

Até porque quase sempre sua evolução não vai depender somente do seu esforço, mas do reconhecimento de outras pessoas. Ou seja: essas datas sobre as quais estamos falando não são o mês ou o ano em que você vai receber uma promoção.

Na verdade, são datas relacionadas com o que está sob o seu controle. Conquistou as habilidades que esperava até aqui? Sente que está pronto para receber mais responsabilidades, liderar projetos e equipes? Então, pode dar "check" que a etapa está concluída.

Caso esse crescimento não resulte em uma mudança de cargo na direção esperada, não quer dizer que você fracassou. Talvez seja a hora de enviar currículos e buscar uma empresa que possa lhe oferecer a posição que merece.

4) Busque novos desafios

A graduação é o período mais profícuo para aprender novas habilidades, explorar áreas de atuação e, enfim, descobrir o que realmente quer para si mesmo. Portanto, não fique apegado à sua primeira oportunidade de estágio.

Muitas vezes, nossas expectativas não correspondem à realidade, pois partem de uma romantização da carreira ambicionada. Somente vivendo uma experiência na pele ou observando de perto seus superiores, aprendemos sobre a rotina diária de um trabalho.

Caso a dedicação exigida não corresponda ao seu perfil, está na hora de buscar novos desafios. Aproveitar o momento de aprendizado também pode ser bom para se inscrever em cursos, projetos de extensão e monitorias, e aprender mais sobre sua própria vocação.

5) Estude na Afya e tenha vantagem com a Workalove

Esta é nossa mais nova parceria, com total foco na empregabilidade de nossos estudantes egressos. A Workalove é uma plataforma que promete revolucionar a educação superior e o mercado de trabalho, promovendo match entre profissionais recém-formados e empresas em busca de talentos.

Sua tecnologia também auxilia a promover flexibilizações nos planos pedagógicos das universidades, para que suas disciplinas estejam alinhadas às demandas do mercado. Incrível não é mesmo?

Basta de aprender conteúdos dissociados da realidade! Quem investe em uma formação superior o faz por reconhecer a importância de um diploma para exercer profissões melhor remuneradas e de crescer profissionalmente.

Além disso, a Workalove também oferece encontros on-line ao vivo, com convidados atuantes no mercado de trabalho atual. Entre os temas debatidos estão:

  • Elaboração de currículos matadores;
  • Preparação para entrevistas de emprego;
  • Autoconhecimento;
  • Networking.
  • E muito mais.

Lembra-se do primeiro passo para começar um planejamento de carreira? Bom, se a sua posição atual é de vestibulando, agora, você já sabe qual é o ponto de partida ideal!

Escreva o início da sua história com a Afya. Nossas unidades estão com processos seletivos abertos. Escolha a mais próxima de você e inscreva-se!