Graduação e cursos

Como é o curso de Agronomia?

Se você ama a vida no campo e sonha em transformar seu amor pela agricultura em uma profissão de sucesso, o curso de Agronomia é para você! Saiba mais em nosso artigo!

5
minutos de leitura

O curso de Agronomia atrai estudantes de todo o país, e não é difícil entender por quê. Muitos se interessam pela oportunidade de aprender sobre o cultivo de plantas, o manejo do solo, a criação de animais e tudo que envolve a produção agrícola.

Além disso, os profissionais formados nessa área estão encontrando um mercado de atuação em agronomia aquecido e repleto de oportunidades. Eles podem contribuir para a nutrição e a segurança alimentar, desenvolver novas tecnologias agrícolas, entre outras atividades.

As possibilidades são infinitas! Então, se você se interessa por questões relacionadas à agricultura, à produção sustentável de alimentos e ao manejo dos recursos naturais, continue a leitura e conheça tudo sobre a faculdade de Agronomia.

O que é o curso de Agronomia e como funciona?

O curso de bacharelado em Agronomia é uma graduação na área das Ciências Agrárias que prepara profissionais para atuarem no planejamento, execução e gerenciamento de atividades relacionadas à produção agrícola, agroindustrial e agropecuária.

Os engenheiros agrônomos são responsáveis por desenvolver técnicas e práticas para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas, bem como promover o uso sustentável dos recursos naturais.

Quer saber mais? Confira as principais informações sobre esse curso logo abaixo.

Duração do curso

Segundo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), a carga horária do curso de Agronomia é de 3.600 horas, distribuídas ao longo de dez semestres de estudo, o que corresponde a 5 anos de formação acadêmica.

Grade curricular

A grade curricular do curso de Agronomia é composta por matérias teóricas e práticas que tratam de diferentes aspectos das ciências agronômicas. Entre as matérias oferecidas, destacam-se aquelas que abordam assuntos como:

  • Botânica;
  • Química agrícola;
  • Fisiologia vegetal;
  • Genética;
  • Mecanização agrícola;
  • Fitopatologia; e
  • Economia rural.

Modalidades de ensino

O curso de Agronomia pode ser oferecido tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância (EAD). Nas unidades Afya que oferecem o curso, você encontra os dois formados para escolher o melhor para sua rotina.

Nas aulas presenciais, os estudantes têm acesso a laboratórios, experimentos práticos e atividades de campo. Já na modalidade a distância, o conteúdo é disponibilizado por meio da plataforma online da faculdade, com encontros presenciais esporádicos para atividades práticas e avaliações.

Rotina do estudante

A rotina do estudante de Agronomia pode variar de acordo com a instituição de ensino e o período do curso. Geralmente, os alunos têm aulas teóricas durante a manhã e atividades práticas à tarde, como visitas técnicas e trabalhos de campo.

Além disso, é comum que os estudantes realizem projetos de pesquisa e extensão, participem de eventos e congressos relacionados à área agrícola e estejam envolvidos em atividades extracurriculares, como monitorias e grupos de estudo.

A carga horária do curso também inclui estágios obrigatórios em propriedades rurais e empresas do setor agrícola, para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Por que seguir carreira na Agronomia?

Você já conhece o curso de Agronomia, mas ainda está em dúvida sobre as vantagens dessa formação para o seu futuro? Não se preocupe! Abaixo, listamos algumas razões pelas quais fazer Agronomia pode ser uma escolha promissora. Confira!

Boas remunerações

Segundo uma pesquisa realizada pelo portal Salario com dados de 5.860 profissionais, um Engenheiro Agrônomo ganha em média R$ 8.131,73 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Além disso, a remuneração na área pode chegar a um teto salarial de até R$ 18.302,58, o que demonstra as possibilidades de crescimento e valorização profissional que a carreira de Agronomia pode proporcionar.

Área em crescimento no país

O setor agropecuário brasileiro é responsável por uma fatia grande do Produto Interno Bruto (PIB) nacional: representa cerca de 23,8% do PIB total do país, de acordo com relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA).

Esse índice reflete a relevância do setor para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, além de evidenciar as amplas possibilidades de crescimento e inovação que permeiam a área.

Oportunidades diversificadas de atuação

O Brasil, com uma extensa área cultivável e diversidade climática, tem inúmeras oportunidades no agronegócio, desde a produção de grãos e fibras até a fruticultura e a pecuária. A diversidade desse cenário proporciona um vasto campo de atuação para os profissionais da Agronomia.

Seja na região Sul, com as extensas plantações de grãos e o clima temperado propício para a produção agrícola, seja na região Nordeste, com as características semiáridas e a diversidade de culturas adaptadas ao clima, as oportunidades são abundantes.

Qual o papel de uma boa faculdade na formação em Agronomia?

Uma boa faculdade pode ser o diferencial para uma carreira bem-sucedida. Confira abaixo os motivos que mostram o papel de uma excelente instituição na formação em Agronomia.

Currículo atualizado

Fazer uma boa faculdade de Agronomia traz uma série de vantagens, e uma das mais importantes é a atualização constante da grade curricular. Isso significa que os alunos estão sempre aprendendo sobre as práticas mais recentes e relevantes na área.

No curso de Agronomia na Afya, por exemplo, a produção sustentável de alimentos é um dos focos principais. Os alunos aprendem não só a cultivar alimentos, mas também a fazê-lo de maneira sustentável, ou seja, que seja boa para o meio-ambiente e para as pessoas.

Durante o curso, você estudará desde a agricultura familiar, que é aquela praticada em pequenas propriedades, até as grandes redes agroindustriais, que são responsáveis por produzir alimentos em larga escala.

Infraestrutura de qualidade

Já pensou em ter acesso a laboratórios de ponta e a fazendas durante o curso? Essa é a realidade em uma boa faculdade de Agronomia como as unidades da Afya, onde você pode colocar em prática tudo o que aprende em sala de aula.

Em uma faculdade bem equipada, os alunos também têm acesso a laboratórios modernos e bibliotecas para acessar livros, periódicos, artigos científicos e outras fontes de informação.

Networking e oportunidades de carreira

Uma faculdade de Agronomia reconhecida oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de relacionamentos profissionais.

Com eventos, palestras, seminários e feiras de emprego promovidas pela instituição, os alunos têm a oportunidade de fazer networking e interagir com profissionais do setor, pesquisadores e empresários, expandindo sua rede de contatos e aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho após a formatura.

O curso de Agronomia é o caminho de quem se interessa pelo mundo agrícola e quer fazer a diferença no setor

Como vimos até aqui, o curso de Agronomia oferece oportunidades para aqueles que desejam ingressar no setor agropecuário. E para garantir uma preparação adequada para o mercado, o primeiro passo é escolher uma boa faculdade.

Para receber nossas dicas e estudos, aproveite para assinar a newsletter da Afya. Assim, você receberá nossas novidades em primeira mão por e-mail!