ENEM e Vestibular

Como diminuir a ansiedade para estudar em 7 passos

O processo de estudos para o vestibular é permeado de uma série de anseios que podem desencadear quadros ansiosos. Afinal, como controlar a ansiedade neste momento? Confira aqui!

4
minutos de leitura

O momento do pré-vestibular é marcado por uma série de anseios. Será que o curso desejado é realmente o melhor para você? Ou será que a aprovação será em outra cidade? Tudo isso pode impactar na sua rotina! Portanto, fica a dúvida: como diminuir a ansiedade para estudar?

O processo de aprendizado envolve uma série de aspectos que, caso não estejam bem alinhados, podem prejudicar na aprovação. Por mais que organização e disciplina sejam necessários, é preciso ter um cuidado especial com a saúde mental.

Nessa perspectiva, existem alguns pontos importantes. O primeiro deles é diferenciar a ansiedade natural daquela patológica. Já em um segundo momento, é interessante detectar maneiras para controlar as sensações. Continue a leitura!

Entenda a importância de controlar a ansiedade

Há quem diga que a ansiedade representa o “excesso de futuro”. Assim, toda e qualquer pessoa pode se flagrar com pensamentos ansiosos frente a determinada situação. Diante do vestibular, com seu futuro em jogo, isso não é diferente.

Portanto, trata-se de um processo natural e, quiçá, esperado durante os estudos para o ENEM ou outras provas. Porém, por mais que não seja algo totalmente surpreendente, requer alguns cuidados. Isso porque o excesso dessa sensação pode prejudicar sua qualidade de vida.

Vale ressaltar que não estamos falando apenas dos prejuízos acadêmicos. Sem dúvidas, é um problema que acaba se alastrando para outras áreas da vida e, por isso, é tão importante buscar medidas de controle.

Saiba quando procurar ajuda

Como dito, a ansiedade é uma sensação completamente inerente dos seres humanos. Contudo, caso não seja bem controlada, os prejuízos podem atingir diferentes esferas da vida. Mas como deve ser a abordagem para cada pessoa?

Bem, a partir do momento que ela prejudica as atividades da vida diária, já pode ser um alerta sobre a condição. Nestes casos, não deve ser descartada a possibilidade de um transtorno de ansiedade generalizada.

Isso pode causar impactos importantes na saúde mental e bem-estar do indivíduo. Logo, a melhor saída é buscar ajuda psicoterápica e psiquiátrica a fim de estabelecerem as melhores condutas para o caso.

Descubra como diminuir a ansiedade para estudar

Agora, vamos conferir algumas dicas que ajudam a diminuir a ansiedade durante os estudos. Porém, nunca se esqueça: elas não substituem a orientação de um profissional especializado! No mais, confira abaixo!

1. Estabeleça metas

O primeiro passo consiste em saber onde você quer chegar. Quando uma pessoa segue seus estudos sem objetivos, a ansiedade tende a falar mais alto, afinal, qual o destino de todo aquele esforço? Porém, você precisa definir além da meta final!

Isso quer dizer que cada pequena etapa vencida até alcançar o objetivo será de grande importância. Por isso, estabeleça pequenas metas que, ao serem cumpridas, vão ajudar a controlar a ansiedade frente aos novos desafios.

2. Capriche na organização

Uma vez definidas as metas, é preciso seguir com uma boa organização. Nesse sentido, estamos falando de diferentes aspectos, como o melhor uso do tempo e, ainda, um bom plano de estudos.

Isso faz com que seu aproveitamento seja bem melhor, diminuindo o risco de acumular matérias e, consequentemente, anulando um dos principais gatilhos de ansiedade. Entender o que precisa ser feito e quando precisa ser concluído ajuda a manter o foco bem direcionado para a meta.

3. Estude em ambiente adequado

Vale reforçar que a organização vai muito além de um bom cronograma e do aproveitamento de tempo ideal. Envolve, ainda, a arrumação do espaço físico, sobretudo com a escolha de um ambiente adequado de estudos.

Um local silencioso, arejado e confortável representa o abrigo ideal para o processo de aprendizado. Por outro lado, um local com intenso fluxo de pessoas e diversas distrações pode ser o gatilho para momentos de maior ansiedade.

4. Faça atividades físicas

Agora, entramos em um tópico importante: os bons hábitos de vida que vão contribuir para diminuir a ansiedade. Engana-se quem pensa que a ansiedade para estudar só pode ser controlada com ações associadas aos estudos em si.

Ter hábitos saudáveis , como praticar atividades físicas impactam em todos os aspectos da vida, incluindo os estudos. Na verdade, as atividades físicas também se mostram grandes aliadas da saúde mental. Isso porque promovem a liberação de uma série de moléculas associadas diretamente com a felicidade e o prazer, como a endorfina.

5. Tenha uma alimentação balanceada

Assim como os exercícios físicos são importantes, a alimentação balanceada também é. Muitas vezes, as pessoas optam por aquilo que é mais prático e, em grande parte das vezes, não significa que seria também o mais saudável.

Vale reforçar o alerta contra substâncias estimulantes, como café, chá e refrigerantes. Essas bebidas podem levar a quadros mais ansiosos e, portanto, devem ser evitadas ou consumidas com moderação.

6. Pratique meditação

A meditação é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. E não poderia ser diferente com vestibulandos! Diante de uma rotina tão corrida e movida ao estresse, vale a pena buscar esse tipo de conhecimento.

Uma das maneiras de aprender as técnicas é por meio do YouTube. Lá, existe uma série de pessoas capacitadas e que gravam vídeos a fim de tornar tudo mais palpável e de fácil compreensão.

7. Faça terapia

Por último — e não menos importante — encontra-se a terapia. Sem sombras de dúvidas, é uma das práticas mais necessárias para todo e qualquer ser humano. Isso mesmo, não só os vestibulandos serão beneficiados por esse recurso!

O processo de fala e escuta com o especialista não é uma simples conversa ou desabafo. Na verdade, conduz a uma série de reflexões, as quais podem clarear e acalmar a mente do vestibulando. Se você tem dúvida se é realmente uma boa ferramenta, experimente fazer uma sessão e depois avalie a continuidade. Você também pode tentar experimentar diferentes profissionais e técnicas, até entender qual combina mais com o seu perfil.

Vimos, então, alguns passos importantes de como diminuir a ansiedade para estudar. Sabemos que existe um frio na barriga só de pensar em toda matéria acumulada ou mesmo em todo o cronograma pela frente. Respire fundo! Inspire e expire lentamente quantas vezes forem necessárias! Lembre-se que para chegar no futuro, é preciso dar um passo de cada vez no presente. Utilize essas dicas valiosas para isso!

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!