Meia retrospectiva: o que aconteceu em 2024 até aqui e pode cair no Enem
Prepare-se melhor para o Enem e demais vestibulares com a meia retrospectiva que fizemos com os principais acontecimentos de 2024 até a metade do ano.
Apenas seis meses se passaram, mas centenas de eventos passíveis de cair em questões de prova aconteceram ao redor do mundo. Por esse motivo, decidimos fazer esta meia retrospectiva de 2024 com os principais fatos para você se preparar melhor tanto para o Enem quanto para os demais vestibulares que esteja pensando em prestar. Confira!
Janeiro
Temperaturas extremas
Bastaram oito dias para 2024 ter o janeiro mais quente da história. Segundo um levantamento do observatório Copernicus Climate Change Service, a temperatura média mundial ficou 0,70ºC acima dos períodos mais quentes que haviam sido registrados em 1991 e 2020 até então. Um sintoma claro do aquecimento global.
Outro sintoma, ilusoriamente contraditório, desse mesmo problema aconteceu em vários países do hemisfério norte. Houve frio extremo nos Estados Unidos, com dezenas de mortes por hipotermia e acidentes de trânsito.
A queda extrema da temperatura, com neve e gelo, acompanhada de ventos fortes, também provocou caos na Alemanha, na Suécia e na Dinamarca. Aulas foram suspensas, serviços públicos, como o transporte rodoviário e metroviário, foram paralisados e houve o cancelamento de voos durante esse período.
O que é importante perceber aqui? Que o frio extremo também é uma resposta do planeta ao aquecimento global, sendo um sinal de falta de conhecimento usar este acontecimento como um argumento de que a comunidade científica está errada quanto às mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa.
Descoberta histórica
Cientistas encontraram em Ilsenhöhle, na Alemanha, vestígios de humanos modernos na Europa Central que datam de 45 mil anos atrás. Tal descoberta trouxe à tona dois fatos interessantes e que podem ser cobrados em prova: primeiramente, que os Homo Sapiens coexistiram com os Neandertais e, em segundo lugar, que ambas as espécies sobreviviam a um clima médio de 7ºC a 15ºC.
Manifestações populares
Houve muitos protestos ao redor do mundo logo no primeiro mês do ano. Pela pauta ecológica, ativistas do clima atiraram sopa contra o quadro mais famoso do mundo: Mona Lisa.
Após o ato, as mulheres questionaram “O que é mais importante? A arte ou o direito a alimentos saudáveis e sustentáveis?” Talvez seja possível usar esse gancho na sua redação e alcançar a nota 1.000 a depender do tema escolhido para o Enem este ano, quem sabe?
Pela democracia, os alemães foram às ruas várias vezes, em protestos que totalizaram 1,4 milhão de pessoas em mais de 100 cidades. A pauta principal no país atualmente é o avanço de políticas anti-imigração, que visam, inclusive, deportar estrangeiros já bem estabelecidos na Alemanha.
Fevereiro
Surto de dengue no Brasil
Mais de meio milhão de casos suspeitos de dengue foram registrados em fevereiro de 2024 - número quase quatro vezes maior do que foi contabilizado para o mesmo período no ano anterior. À época, segundo o Ministério da Saúde, mais de 75 pessoas haviam morrido pela doença, mas esse total chegou a mil óbitos até o mês de abril.
Incêndios geraram recorde de emissões de carbono da América Latina
Aconteceram queimadas florestais em diversos países da América Latina, como Brasil, Venezuela e Bolívia. Ao todo, foram liberadas aproximadamente 10 toneladas de gás carbônico na atmosfera, e é interessante você entender quais são os agentes por trás dessas tragédias. De acordo com especialistas, os incêndios foram motivados pela seca e pelo El Niño e também pelo agronegócio.
Casamento homossexual passa a ser legal na Grécia
Sim, apesar de tudo que remonta à história das primeiras sociedades gregas, onde as relações homossexuais eram comuns e até incentivadas, a formação do Estado independente como cristão-ortodoxo modificou a sua cultura. Por esse motivo, até fevereiro de 2024, casais LGBTQIAPN+ do mesmo gênero não tinham o direito por lei de se casarem nem de adotarem crianças e adolescentes menores de idade.
Março
Chuvas intensas no RJ
Após as ondas de calor em janeiro, no mês de março, as chuvas também causaram desastres naturais, deixando mortos e feridos em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Uma criança de quatro anos foi resgatada com vida depois de passar cerca de 15 horas embaixo dos escombros.
Mas essa não é a primeira nem a segunda vez que a cidade imperial ocupa as manchetes com tragédias envolvendo deslizamentos. É bom que você saiba que há uma série de fatores por trás desses acontecimentos, incluindo a ocupação inadequada da região e o desmatamento.
Atentado terrorista em Moscou
Atentados terroristas sempre são motivo de alerta, sendo também comumente cobrados nos vestibulares. Dessa vez, o ataque foi promovido por um grupo de atiradores que abriu fogo contra o público de uma sala de concertos na região metropolitana de Moscou, na Rússia. Além disso, também houve duas explosões que incendiaram toda a estrutura do local. A autoria do atentado foi reivindicada pelo Estado Islâmico (EI).
Suécia se torna o 32º Estado-membro da Otan
Geopolítica é sempre pauta de questões tanto no Enem quanto em outros vestibulares. Esse acontecimento especificamente diz muito sobre as mudanças pelas quais a Suécia tem passado nos últimos anos, pois aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) derrubou sua posição de neutralidade, adotada desde o término da Segunda Guerra Mundial.
Abril
Eclipse solar total
Um pouco de Ciências da natureza e suas tecnologias, por favor. A lua se posicionou entre o Sol e a Terra em abril de 2024, criando um eclipse solar total que pôde ser admirado por quase 32 milhões de pessoas que estavam na América do Norte. Esse fenômeno acontecerá de novo no dia 2 de outubro, podendo ser visto também do Brasil. A diferença é que em vez de total, o próximo eclipse será do tipo anular, ou seja, quando o satélite natural da Terra bloqueia apenas parte do Sol.
Morre o cartunista Ziraldo
Um mês de despedida. O escritor e cartunista Ziraldo, reconhecido como um dos maiores nomes da literatura infantojuvenil brasileira morreu aos 91 anos. Um de seus projetos mais famosos, que se tornou desenho animado, é o Menino Maluquinho. O autor também exerceu importante papel no movimento resistência contra a Ditadura Militar, iniciada com o golpe de 1964. É possível que suas obras sejam usadas em questões do caderno de Linguagens, códigos e suas tecnologias com mais ênfase neste ano.
Maio
Novos países reconhecem o Estado Palestino
Em maio, foi a vez de Noruega, Irlanda e Espanha reconhecerem oficialmente a Palestina como Estado, com base nas fronteiras estabelecidas antes da guerra de 1967, quando Jerusalém dividia-se também como capital de Israel. A intenção dos três países é que essa resolução incentive outras nações a seguirem pelo mesmo caminho. Vale lembrar que a guerra continua acontecendo na região, matando civis, militares e voluntários.
Desastre natural no Rio Grande do Sul
Quase 75% dos municípios gaúchos ficaram inundados por enchentes em maio de 2024. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mais de 850 mil pessoas foram atingidas pela tragédia à medida em que o nível do Rio Guaíba se elevava com as chuvas, registrando recorde histórico.
Mas por que as águas se acumularam tanto em Porto Alegre? Essa pode ser uma questão de prova, contemplando a disciplina de Geografia do caderno de Humanidades e suas tecnologias. A resposta está no relevo da região, que é uma planície, com altitude bem próxima ao nível do mar – apenas 10 metros.
Além de sua baixa topografia, a capital também é rodeada de um lado por 40 morros e pela orla fluvial do lago Guaíba do outro. Quando a chuva cai sobre seus cursos hidrográficos, a água escoa do Guaíba para a Lagoa dos Patos, de onde segue para o Oceano Atlântico. No entanto, a velocidade com que isso acontece não se altera com mais ou menos água, e isso fez com que a cota de inundação fosse ultrapassada.
Junho
Aborto em pauta
Desde 1940, o Código Penal brasileiro não estabelece prazo para a realização do procedimento em casos de abuso sexual. Muito porque a maior parte dos estupros, principalmente contra menores de idade, são cometidos por parentes próximos, o que acaba dificultando a denúncia e, consequentemente, atrasando o processo.
No entanto, a Câmara dos Deputados o regime de urgência para o Projeto de Lei 1904/24, que, na pática, impõe o limite de 22 semanas de gestação, prevendo pena de homicídio simples às pessoas que ultrapassarem esse prazo. Uma condenação maior do que a que é imputada aos estupradores: de seis a 10 anos.
Eleita 1ª presidente mulher do México
Claudia Sheinbaum será a nova presidente do México, a primeira mulher a ocupar o cargo. Sua vitória foi muito significativa, em especial, pela esmagadora quantidade de votos a mais em relação ao seu oponente. Sheinbaum é cientista climática e foi eleita prefeita da capital do país em 2018. A presença da mulher na política mundial e a equidade de gênero são dois assuntos que podem ser tema da redação do Enem em 2024. Então, fique ligado nas notícias!
Veja mais dicas sobre como se preparar para qualquer prova em outros artigos do nosso blog. A seção Enem e vestibular é dedicada exclusivamente para isso!