ENEM e Vestibular

Aplicativos para estudar: 12 opções para aumentar o foco

Problemas na hora de se organizar para estudar para o vestibular? Conheça agora os 12 melhores aplicativos para te ajudar na rotina de estudos.

15
minutos de leitura

Embora estudar seja encarado por alguns como uma tarefa prazerosa, não é raro vermos pessoas que têm dificuldade na hora de se organizar e entender os conteúdos importantes para uma prova ou vestibular.

Para ajudar a superar essas dificuldades, existem inúmeros aplicativos para estudar que facilitam a vida de quem está se preparando para vestibulares e semelhantes, seja na hora de encontrar vários materiais relevantes em um único lugar ou planejar com eficiência o momento de estudo e até a hora de descansar um pouco.

Neste post, você vai descobrir os benefícios de usar aplicativos para estudar e também quais são as 12 melhores opções para alcançar os seus objetivos! Vamos lá?

As vantagens dos aplicativos de estudos

Quando o assunto envolve métodos de aprender e memorizar, não faltam respostas e tutoriais para atingir esse resultado. De maneira geral, existem muitos métodos porque cada estudante funciona de um jeito, e pode preferir formas de estudo que envolvam flashcards, que são pequenos blocos de texto que ajudam na memorização, estudos com livros e materiais mais densos, ou ainda vídeos mais curtos e objetivos.

Tudo isso tem a ver com o perfil do estudante e a forma como ele prefere aprender. Como sugerem alguns especialistas, é possível dividir os estudantes entre aqueles que têm um aprendizado visual, que preferem métodos como vídeos e fluxogramas, os auditivos, que se dão melhor com áudios e podcasts, e os sinestésicos, que aprendem quando fazem simulados ou outras atividades práticas.

Independentemente do seu método favorito, organização é fundamental, e é aí que a maioria dos aplicativos pode te ajudar. Confira agora as principais vantagens dessa ferramenta na hora dos estudos!

Montagem do plano de estudos

A maior vantagem de utilizar aplicativos para estudar é que você pode montar um plano de estudos de maneira muito mais fácil, prática e interativa. Dependendo das funcionalidades do aplicativo escolhido, o estudante ganha várias vantagens em relação a quem usa apenas papéis para se planejar, ou prefere estudar sem nenhuma forma de organização.

Com um plano de estudos feito em um aplicativo, você pode programar um alarme para te lembrar dos momentos em que você deve estudar um assunto específico, e também alarmes para as horas de descanso, lembrando que pouco sono e relaxamento são alguns dos grandes vilões da concentração.

Praticidade

Outra vantagem de usar aplicativos para estudar é que essa é uma ferramenta extremamente prática, considerando que a grande maioria das pessoas nos dias de hoje tem pelo menos um smartphone. Com poucos toques na tela, é possível armazenar uma infinidade de informações úteis para a sua rotina de estudos, como quantas horas de leitura você fez em um dia ou que matérias precisam ter uma prioridade em seu planejamento.

Sem um aplicativo para estudar, guardar essas mesmas informações gastaria muito mais tempo e, principalmente, bem mais espaço em cadernos ou agendas físicas.

Além do mais, os aplicativos oferecem opções para você reconfigurar e atualizar seus dados para otimizar o seu planejamento. Assim, se você perceber que sua rotina não está gerando resultados ou que está mais cansativa do que o esperado, é bem mais simples repensar a disposição dos conteúdos e começar tudo outra vez.

Facilidade para estudar em grupo

Para muitos estudantes que possuem dificuldades na hora de se programar, estudar em grupo pode ser uma ótima opção! Isso acontece porque um estudo em grupo pode juntar as facilidades de cada um e fortalecer o estudo de todos os que estão envolvidos.

Contudo, nem sempre é fácil encontrar pessoas interessadas nos mesmo conteúdos que você, ou então juntar todos em um mesmo lugar periodicamente para fazer revisões e responder às perguntas. Por isso, os aplicativos podem facilitar a vida dos estudantes.

Com eles é possível enviar tarefas específicas para membros de uma equipe e estipular um prazo. Por exemplo, se seu grupo está lendo um livro grande de exercícios, um bom aplicativo pode separar determinados capítulos para cada um dos membros, o que facilita bastante a assimilação dos conteúdos.

Armazenamento na nuvem

Ninguém está realmente a salvo de alguma falha nos smartphones, que podem cair ou dar defeito. Por isso, em vez de salvar suas anotações em blocos de notas simples, um aplicativo pode ser um bom investimento porque a grande maioria deles permite o salvamento na nuvem se você se registrar com login e senha.

De maneira geral, salvar dados na nuvem envolve armazenar informações importantes, como o seu progresso e simulados personalizados, em servidores externos ao seu próprio telefone. Eles costumam ficar armazenados nos computadores dos próprios desenvolvedores, o que costuma ser bem mais seguro.

Assim, se houver algum problema, você pode acessar a sua conta de qualquer outro dispositivo e continuar com as mesmas configurações de estudo que já dão certo para o seu ritmo de aprendizado, sem perder tempo ou ter nenhum outro prejuízo por conta de imprevistos.

Personalização

Muitos estudantes cometem o erro de pegar modelos fixos e prontos de estudo que funcionam para outras pessoas sem realmente pensar se eles fazem sentido para o próprio estilo de vida.

Mais uma das vantagens de utilizar aplicativos para estudar, a personalização garante que o seu modo de estudar realmente responda ao seu ritmo e também ao seu tipo de personalidade, que você pode descobrir por meio de testes e questionários especializados nesta área.

Se você trabalha muito tempo por dia e também tem outros compromissos inadiáveis, um plano de estudo que envolve horas e horas de estudo diários não vai ser muito útil, não é mesmo? Você pode personalizar o seu aplicativo para mandar lembretes diários sobre o horário dos estudos nos intervalos ou em pequenos momentos em que você tiver mais tempo livre.

Embora possa ser um fator negligenciado, até a aparência personalizável dos apps pode ajudar em suas tarefas. Alterando as cores e entre o modo claro e escuro, você garante um ambiente mais agradável e que proporcione momentos de estudo mais tranquilos e eficientes.

Os melhores aplicativos para estudar

Até aqui, você provavelmente já está convencido de que os aplicativos de estudos são ótimas opções para quem busca se organizar e assimilar os conteúdos de forma efetiva e bem prática.

Entretanto, existem inúmeros aplicativos que atendem a diferentes demandas. As mais comuns envolvem:

  • reunião de conteúdos;
  • banco de questões e simulados;
  • cronômetros e alarmes;
  • agendas para organização.

Seja qual for seu objetivo, confira agora quais são os melhores aplicativos para quem quer aumentar o foco e turbinar a rotina de estudos.

1. Pomodoro

Longe de ser apenas um simples aplicativo, o primeiro item da nossa lista é, na verdade, um método bem-sucedido de foco e organização. Criado pelo italiano Francesco Cirillo, o método se baseia em pequenos ciclos de trabalho e descanso que aumentam a produtividade. Interessado em criar uma forma de estudar que realmente funcionasse, o pesquisador italiano utilizou um simples timer de cozinha em formato de maçã que ele possuía.

O que o método Pomodoro faz é delimitar um espaço de 25 minutos em que o estudante deve fazer alguma tarefa previamente escolhida, como começar uma leitura ou responder a questionários. Após os 25 minutos, ele deve respeitar um intervalo de 5 minutos de descanso absoluto.

Após três ciclos completos (um ciclo possui 30 minutos, sendo 25 de estudo e 5 de descanso), o estudante pode descansar um pouco mais e se recuperar para recomeçar a contagem.

A técnica é um sucesso porque ajuda a focar em conteúdos por períodos curtos e objetivos, além de determinar uma etapa de descanso que costuma ser ignorada por muitas pessoas. Por estar mais associado a um método do que um aplicativo específico, as opções para download são muitas, envolvendo tanto o sistema Android quanto o iOS.

2. Trello

Desenhado principalmente para quem gosta de visualizar todas as tarefas que precisam ser feitas e reorganizar tudo com facilidade, o Trello é uma ótima opção de aplicativo para quem tem um perfil mais visual.

Utilizando a versão de aplicativo no Android, iOS ou na versão web, após criar a sua conta, você é apresentado a um dashboard no formato de "kanban", que separa as suas tarefas basicamente em três colunas: as que você precisa fazer, as que você está fazendo e as que já foram feitas.

Assim, você consegue organizar sua rotina de estudos e não se perder em nenhum compromisso, o que é ainda mais valioso no caso de estudos de grupo.

Além dessas funcionalidades, também é possível criar prazos para motivar entregas, fazer checklists, adicionar descrições para que você ou todos do grupo compreendam bem os motivos e passos necessários para terminar um determinado trabalho.

Para ter acesso a essas e outras funcionalidades do aplicativo, basta acessar o site do Trello, ou baixá-lo na Play Store ou na App Store.

3. Evernote

Você já passou pela situação de ter certeza de que anotou um determinado conteúdo importante, mas não faz a menor ideia de onde exatamente ele está? Hoje em dia, com a quantidade de tarefas e, principalmente, de lugares para anotar lembretes e outros materiais, essa não é uma situação incomum.

Um dos aplicativos que pode te ajudar nessas tarefas é o Evernote, que já é bem conhecido por muitos estudantes e até mesmo por outros profissionais que lidam com muitas informações de uma só vez.

Com o Evernote, você ganha um bloco de notas sincronizado, que salva as suas informações em sua conta, o que dá mais segurança caso você perca o aparelho ou tenha qualquer outro problema com o dispositivo.

Também é possível criar um sistema de "tags", que são etiquetas que servem para dividir conteúdos diferentes. Assim, você pode criar uma tag como "biologia" para salvar as anotações dessa matéria, e outras para "simulados", "assuntos mais cobrados do vestibular", dentre outras opções.

Se você se interessou pelo app, acesse o site do Evernote para baixar o app.

4. Gitmind

Outro queridinho dos estudantes que gostam da organização visual, Gitmind é um recurso de mapa mental, que estrutura seus pensamentos e aprendizados em um fluxograma intuitivo e que auxilia na memorização de conteúdo.

Um mapa mental é uma técnica de aprendizado que envolve interligar diversos elementos que estão relacionados. Usando o aplicativo para estudar, você pode montar uma linha do tempo para ajudar nos conteúdos de história ou para relacionar a matéria de biologia com as táticas de memorização que são mais comuns.

Por meio das variadas opções para ligar caixas de texto, além das cores e formatos, você pode personalizar um mapa mental bonito e eficiente. Outra vantagem do aplicativo é que ele pode ser um bom aliado para ilustrar apresentações em slides, se o seu grupo de estudos gostar de seminários para memorizar e tirar dúvidas.

Além das vantagens já citadas, o Gitmind também pode ser usado nos dois principais sistemas operacionais, estando presente na Play Store e na App Store.

5. Appblock

Se a organização não é exatamente o seu problema, mas não é raro você começar um dia de estudos e se distrair com outros aplicativos ou com as redes sociais, o Appblock é uma ótima ferramenta para bloquear as distrações e te dar mais foco.

Depois de criar uma conta, o Appblock mostra uma lista com os outros aplicativos que estão instalados em seu telefone, e você tem a opção de deixá-los bloqueados por um tempo determinado para evitar que você se distraia de seus estudos.

Os pontos positivos do app incluem a criação de múltiplos perfis com configurações diferentes dentro de uma mesma conta. Assim, você pode escolher por quanto tempo os aplicativos ficam bloqueados durante a semana, mas escolher uma outra configuração para os sábados e domingos em que você está descansando.

Para acessar o app, baixe na Play Store ou na App Store.

6. Calm

Seguindo uma proposta um pouco diferente dos aplicativos de estudos que listamos até aqui, o Calm está focado em relaxar de descansar, utilizando programas de meditação guiada, músicas e imagens relaxantes, além de outros recursos para te ajudar a manter o foco.

Embora não seja um aplicativo voltado exclusivamente para estudantes, ele é uma ferramenta muito útil para relaxar periodicamente, aumentando assim a fixação e a memorização dos conteúdos.

Um estudo divulgado pelo hospital Albert Einstein comprovou que qualquer sessão de estudos pode ser mais eficiente quando é seguido de um período de sono. Por isso, lembre-se de valorizar o seu tempo dormindo.

Com o Calm, você também tem acesso a pacotes de meditação com diferentes durações, histórias relaxantes para pegar no sono e alguns conteúdos educativos que explicam mais sobre meditação para o caso de iniciantes.

Para acessar a versão para Android disponível, clique aqui.

7. Plantie

Para quem está procurando um incentivo a mais para conseguir focar por um bom tempo em uma leitura ou revisão, o Plantie traz uma proposta diferente e bem simpática.

Longe de ser um cronômetro simples, Plantie deixa uma contagem regressiva de, pelo menos, 10 minutos enquanto ele planta uma árvore em sua tela. Ao final da sua tarefa, como recompensa por não ter saído da tela e entrado em outros apps, você ganha uma plantinha que simboliza seu esforço.

Muitas vezes, não conseguimos nos organizar e cumprir nossas tarefas porque não vemos concretamente os benefícios. É por essa razão que Plantie é uma ótima opção de app para estudar, gerando pequenas recompensas visíveis e que liberam dopamina o suficiente para você continuar!

O app Plantie só está disponível para o sistema iOS, e você pode acessá-lo clicando aqui.

8. Forest

Se você achou boa a proposta de recompensas visuais do aplicativo anterior, mas costuma utilizar o sistema operacional Android, também existe uma boa opção para manter o foco de maneira bem semelhante.

Assim como o Plantie, o aplicativo Forest é útil para focar em um período de tempo estabelecido enquanto uma pequena árvore cresce em sua tela. Ao final, com sua tarefa já concluída, você pode se recompensar com a imagem completa de sua plantinha.

Uma das vantagens do Forest é que você pode ativar e desativar o modo "foco total". Dessa forma, com o modo desativado, você pode sair do app sem que tenha que recomeçar o processo, o que é ideal se você costuma usar o celular como material de consulta para textos e outras mídias.

Além disso, o app está disponível tanto para IOS na App Store quanto para Android na Play Store. Contudo, o aplicativo não é gratuito para os usuários da Apple, custando R$ 22,90 para fazer o download.

9. Be Focused

Outro timer inspirado na técnica Pomodoro que envolve ciclos de 25 minutos de estudo e 5 minutos de descanso, o app Be Focused, focado nos usuários de IOS, tem como diferenciais o design e as inúmeras possibilidades configuração.

Em sua versão para Macbook, é possível configurar o aplicativo para iniciar assim que o computador estiver ligado, deixando seu funcionamento em segundo plano. Na barra de tarefas, é possível configurar o timer, que por padrão fica em 25 minutos, para um tempo maior para se adequar às suas necessidades.

Todos os intervalos também são customizáveis, incluindo uma opção para pular intervalos caso você sinta que se distraiu demais durante o tempo da tarefa.

Abordando de novo a importância de um design calmo e aconchegante para este tipo de app, Be Ffocused é apresentado em tons de vermelho claro e conta com uma tipografia clara e fácil de ler, inclusive nas configurações, que também são bastante intuitivas.

Para acessar o aplicativo de estudos na App Store, basta clicar aqui.

10. Qconcursos

Se na sua procura por aplicativos para estudar você precisa de um app que reúna questões e simulados para te ajudar a treinar para o vestibular, a Qconcursos é uma das melhores ferramentas para isso.

Segundo o próprio site, a Qconcursos possui um banco com mais de 1 milhão de questões para você treinar! Após efetuar o seu login e especificar seu objetivo (vestibular, concursos etc) você pode utilizar os filtros para achar questões do seu interesse.

Assim, mesmo que o app esteja focado em concursos, você pode usar filtros como "disciplina" para focar em questões de vestibular, além de alterar o nível de dificuldade e o tipo de questões que quer resolver.

No perfil, também é possível acessar seu progresso, que é medido em gráficos bem simples e intuitivos, que mostram quantos dias você estudou, qual a porcentagem de questões acertadas e que áreas e assuntos devem receber uma atenção especial.

Embora, na versão grátis, exista um número limitado de questões que podem ser respondidas diariamente, a versão premium do aplicativo garante novas métricas para acompanhar o seu estudo, além de acesso ilimitado ao banco de questões.

Além do site, você pode baixar o app pela App Store e pela Play Store.

11. Passei Direto

Bem conhecido por vestibulandos e estudantes em geral, o Passei Direto é um banco de dados que junta todos os tipos de materiais. Lá você encontra alguns livros, resoluções de questões e artigos científicos para ajudar a organizar os estudos.

Aplicativos de estudos desse tipo também ajudam indiretamente a manter o foco, porque evitam que você precise pesquisar conteúdos diferentes em vários sites, o que faz passar bastante tempo no histórico do navegador para achar algo interessante.

Com o Passei Direto, você pode configurar o algoritmo para sugerir materiais que tenham a ver com sua área de interesse, como humanas, exatas ou redação.

Na versão premium do aplicativo, você também pode fazer o download dos materiais e imprimir, se você preferir os conteúdos no formato físico. Também é possível interagir mais com a comunidade do app, fazendo perguntas específicas e descobrindo dicas espalhadas pelo fórum.

Para ter acesso a esses recursos, acesse o site ou baixe o aplicativo pela App Store ou Play Store.

12. RevisApp

Focado em quem está estudando para o vestibular, a vantagem principal do aplicativo é a quantidade de resumos e questões que podem te auxiliar a manter o foco. Isso acontece porque, muitas vezes, os estudantes dispersam com conteúdos muito extensos, o que não acontece com resumos menores.

No app, você encontra resumos divididos por matérias como matemática e português, e após a leitura, pode responder questionários sobre o que acabou de ler. Também é possível acompanhar o seu progresso na página principal com a porcentagem de desempenho.

Outro app inspirado na tendência de gameficação, ou seja, na incorporação de recursos de jogos como pontos e desafios, o RevisApp tem um sistema de conquistas, e quanto mais resumos lidos e questionários respondidos, mais conquistas e recompensas você pode ganhar.

Para baixar o app, acesse a sua página na App Store ou na Play Store.

Neste post, você conheceu os 12 melhores aplicativos para estudar, descobrindo suas vantagens e como podem ajudar a manter o foco e a organização, que são vitais para uma rotina de estudos saudável e eficiente. Isso tudo levando em conta momentos de concentração e também pausas produtivas ou de descanso.

Se você gostou deste post, vai adorar acompanhar o nosso blog, que é repleto de conteúdos de qualidade sobre vestibular e graduação! Então não deixe de visitar todos os posts do blog e não perca nenhum assunto importante para seus estudos!