Vestibular

Nota do Enem para Medicina: entenda a concorrência e como se preparar para passar

Descubra estratégias para usar sua nota do ENEM e passar em Medicina. Ao seguir nossas dicas, você sairá na frente da concorrência. 

6
minutos de leitura

São poucas as pessoas que conseguem uma vaga para estudar Medicina de primeira. Via de regra, os candidatos passam pelo menos um ano no cursinho pré-vestibular e muitos precisam desistir para assumir outras responsabilidades da vida adulta. Mas o sonho de ser médico nunca se apaga, e é aí que a nota do Enem se torna uma carta na manga.

Uma vez que a nota de corte de qualquer faculdade varia de acordo com o desempenho dos candidatos a cada novo vestibular, é possível ser aprovado reaproveitando um bom resultado obtido em outro ano. Na Afya, por exemplo, essa opção está disponível para quem fez o Enem nos últimos 10 anos.  

Mas essa opção também é muito útil se o seu objetivo aqui é fazer apenas um vestibular agora no final do ano. Em vez de se dedicar a vários vestibulares tradicionais de várias faculdades diferentes, basta ter um excelente desempenho no Enem.  

A seguir, vamos elucidar quais caminhos existem – Sisu, Prouni, Fies –, e te mostrar como trilhá-los com sucesso. Assim, você estará muitos passos à frente da concorrência para conquistar sua vaga em 2025.  

Entendendo a concorrência em Medicina

O primeiro passo para vencer uma batalha é conhecer o terreno e o inimigo. No caso do vestibular de Medicina, o "terreno" é o sistema de seleção e o "inimigo" é a altíssima concorrência.

Em geral, é necessário alcançar pelo menos 800 pontos para entrar no páreo, dependendo da universidade e da localização. Isso mesmo em faculdades privadas que usam a nota do Enem, portanto, esqueça o conceito genérico de "boa nota". Para ser médico, você precisa de uma nota excepcional.

Como saber qual nota você precisa? A resposta está na pesquisa. O próprio site do Sisu disponibiliza os boletins de notas de corte de edições anteriores. Acesse a página do sistema, selecione a modalidade de concorrência e filtre por "Medicina".

Analise as notas das universidades que você tem interesse. Essa é a única maneira de fazer uma autoavaliação realista. Se sua nota atual está 50 pontos abaixo da última nota de corte do seu curso dos sonhos, você já sabe qual é a meta a ser batida.

Além do SISU: explorando todas as possibilidades

O Sisu é a porta de entrada mais conhecida, mas não é a única, e explorar alternativas pode ser a chave para sua aprovação. Uma delas é o Programa Universidade para Todos (Prouni) que oferece bolsas integrais (100%) e bolsas parciais (50%) para quem deseja estudar na rede particular.  

Além de ter um excelente desempenho no Enem, é fundamental se enquadrar nos critérios. São eles:

  • Renda familiar de até 1,5 ou 3 salários-mínimos por pessoa;
  • Ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada

Você também tem a possibilidade de "caçar" a IES onde sua nota é mais competitiva. Se sua pontuação não foi suficiente em uma capital, ela pode ser excelente para uma unidade de igual qualidade no interior ou em outra região do país. Essa flexibilidade é um diferencial estratégico poderoso.

Muitos colocam todas suas fichas em uma única universidade superconcorrida. Mas um candidato estratégico sempre tem um "Plano B". Sem falar que, os valores das mensalidades e do custo de vida no interior são menores, tornando-se uma boa opção também optar pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

A qualidade do ensino em muitas dessas instituições é excelente, e o diploma de Medicina tem o mesmo valor. Ter essa mente aberta para diferentes localidades aumenta drasticamente suas chances de aprovação.

Estratégia de preparação para passar em Medicina

Conhecendo os caminhos, é hora de traçar a rota. Sua preparação precisa ser inteligente e focada. Para Medicina, um texto abaixo de 900 pontos pode eliminar suas chances de ser aprovado mesmo que seu desempenho na prova objetiva seja altíssimo. Sua meta deve ser a redação nota mil.

Então, domine a norma culta, pois erros gramaticais são imperdoáveis neste nível. Leia jornais e estudos científicos para oferecer propostas de intervenção inteligentes e detalhadas, sendo inovador e respeitando os direitos humanos. E, claro, tenha um bom repertório sociocultural para fazer citações e utilizar conceitos de forma orgânica.

Visto que muitas faculdades utilizam um sistema de pesos para calcular o resultado das provas objetivas, dedique a maior parte do seu tempo a estudar Biologia, Química e Física. Não basta entender a teoria; é necessário fazer exercícios de alto nível de complexidade, similares aos que caem no exame.

Genética, fisiologia humana e ecologia são temas frequentes e complexos. Assim como: estequiometria, termoquímica e eletroquímica, que exigem cálculos precisos e raciocínio lógico, além de mecânica, ondulatória e eletricidade.

Por fim, a prática leva à perfeição. Faça simulados que utilizem a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – a mesma lógica do Enem. Isso te ajudará a entender como a prova "pensa": acertar questões fáceis consistentemente e chutar com inteligência nas difíceis é a chave para uma nota alta.

Após cada simulado, faça uma análise minuciosa dos erros para identificar seus pontos fracos e direcionar seus estudos. Desse modo, sua vaga no curso de Medicina com a nota do Enem já está praticamente encaminhada.

Usando a minha nota do Enem na Afya

Quem já dominou essa teoria em edições anteriores já pode partir para a ação. Se você decidiu usar sua nota do Enem para ingressar em uma das faculdades de Medicina da Afya, o processo é simples e totalmente online. Siga este passo a passo:

  1. Acesse o portal e clique em “Iniciar inscrição com minha nota do Enem”;  
  1. Selecione a unidade Afya onde você deseja estudar e seja redirecionado;
  1. Preencha seus dados pessoais corretamente no formulário de inscrição;
  1. Informe o seu número de Inscrição do Enem e o ano da prova que será utilizada - enquanto os demais campos já estarão preenchidos automaticamente;
  1. Adicione informações como CPF, RG, Nacionalidade, CEP e Endereço Completo e responda também às questões sobre se é treineiro, se deseja usar nome social e se necessita de tratamento especial.
  1. Leia e aceite os termos de inscrição, clique em "Finalizar" e confirme sua inscrição quando a janela pop-up aparecer.
  1. Pronto! Sua inscrição foi efetuada com sucesso.

Agora que você conhece as estratégias e o passo a passo para começar sua jornada na Medicina em 2026, que tal descobrir qual unidade Afya pode ser a parceira ideal? Conheça a infraestrutura pensada para formar os melhores profissionais da saúde.

Afya Abaetetuba

Afya Araguaína

Afya Bragança

Afya Contagem

Afya Cruzeiro do Sul

Afya Garanhuns

Afya Guanambi

Afya Ipatinga

Afya Itabuna

Afya Itacoatiara

Afya Itajubá

Afya Itaperuna

Afya Jaboatão

Afya Ji-Paraná

Afya Maceió

Afya Manacapuru

Afya Marabá

Afya Montes Claros

Afya Palmas

Afya Paraíba

Afya Parnaíba

Afya Pato Branco

Afya Porto Nacional

Afya Porto Velho

Afya Redenção

Afya Salvador

Afya Santa Inês

Afya São João del-Rei

Afya Teresina

Afya Unigranrio Barra da Tijuca

Afya Unigranrio Duque de Caxias

Afya Vitória da Conquista