ENEM e Vestibular

Entenda como funciona a nota de corte do vestibular

Deseja saber de quais formas a nota de corte do vestibular pode variar dependendo da instituição? Leia o nosso post!

5
minutos de leitura

Quando a temporada dos vestibulares chega, os estudantes ficam ansiosos para saber se irão passar. A prova pode parecer desafiadora, mas, estudando, tudo fica mais fácil. No entanto, não basta saber o local onde será realizado o exame, é preciso também atentar-se como será considerada a nota de corte do vestibular.

Caso nunca tenha ouvido falar deste termo, não se preocupe, pois neste post abordaremos o assunto. Assim, é possível saber como é feito o cálculo da pontuação mínima exigida pelos cursos das universidades e conseguir verificar se a sua pontuação tem chances maiores ou menores de garantira a sua aprovação antes que a sua nota seja oficialmente divulgada.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

Como é o funcionamento dos vestibulares?

O vestibular nada mais é que um processo seletivo realizado pelas instituições de ensino superior. Universidades, centros universitários e faculdades aplicam essa técnica de avaliação.

O maior objetivo é selecionar os candidatos mais preparados para ingressarem em cursos de graduação do tipo bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. O formato deste processo seletivo depende de cada instituição: há vestibulares online e vestibulares presenciais e as provas podem ser aplicadas em apenas um dia ou dois – como no caso do ENEM.

Nas etapas, os vestibulandos podem ter que fazer avaliações de redação e responder a questões dissertativas (também chamadas de "abertas") ou questões de múltipla escolha, como escolher a resposta correta ou incorreta, selecionar verdadeiro ou falso etc.

As matérias cobradas podem variar conforme o curso escolhido e, na maioria das vezes, incluem conteúdos das disciplinas aprendidas durante o Ensino Médio. Geralmente, as provas são divididas por temas. No ENEM, por exemplo, as questões são divididas da seguinte forma:

  • redação;
  • linguagens;
  • ciências da natureza;
  • ciências humanas;
  • matemática.

No ENEM a prova é a mesma para todos os candidatos, já nos vestibulares de certas universidades, pode acontecer das questões serem divididas entre conhecimentos gerais e específicos, conforme a grande área do curso pretendido (Exatas, Humanas ou Biológicas). Assim, há questões de conhecimento amplo e atualidades que são iguais para todos os candidatos e questões de matemática e física para os candidatos de exatas, história e geografia para os de humanas e biologia e química para os de saúde, por exemplo.

O que é a nota de corte do vestibular e porque ela é utilizada?

A nota de corte nada mais é do que uma pontuação mínima que precisa ser atingida para que o candidato seja aprovado na prova. Em outras palavras, consiste na última nota de pessoas classificadas, a mais baixa dentro do número de vagas que estão disponíveis para um curso.

Se existem 50 vagas disponíveis em Medicina, e 50 candidatos foram classificados, a nota do 50º candidato será a de corte.

Como a nota de corte é calculada pelas instituições de ensino?

Os vestibulandos podem buscar, nos anos anteriores, informações sobre as pontuações mínimas exigidas pelos cursos e universidades pretendidas.

Vale salientar que esse histórico serve apenas para ter uma base, não sendo uma pontuação exata do vestibular que será prestado. Isso porque as notas de corte tendem a variar segundo o grau de dificuldade das provas e o desempenho dos candidatos.

Sendo assim, as pontuações podem mudar de um ano para o outro. Além de se informar sobre o histórico de notas de corte de cada um dos vestibulares, os estudantes também precisam ter o entendimento sobre como elas podem ser calculadas.

O cálculo não é apenas uma média geral, mas considera outros fatores, como:

  • o fato do candidato concorrer por cotas ou não;
  • número de candidatos;
  • regras da instituição;
  • e de acordo com o curso escolhido.

Como a nota de corte varia conforme o curso?

Bem, além do próprio desempenho dos candidatos, que faz com que um número maior de notas mais elevadas aumentem a nota de corte, caso a prova seja a mesma para todos os candidatos e não haja diferenciação por área, há outra possibilidade de se contabilizar o desempenho do candidato na área específica do curso que ele pretende estudar. É o caso dos "pesos" dados às questões daquela área, pelo qual se faz uma média ponderada. Vamos a um exemplo:

Se você está prestando vestibular para o curso de Direito, que é um curso de humanas, a redação e as questões de humanas terão um peso maior, valendo mais para a sua nota final. Se o peso delas for considerado 2 enquanto as demais 1, você receberá 2 pontos para cada questão de humanas acertada, 1 ponto para cada questão de outras áreas acertada e a nota da redação também valerá o dobro. Ao final, para a média ponderada, somam-se as notas e divide-se o valor pela soma dos pesos.

Isso ocorre porque, em determinadas instituições, entende-se que alguns tipos de conhecimentos têm peso maior do que outros. Mas isso não significa que você deve focar só no que tem mais peso na hora de fazer a prova. É preciso estudar para todas as áreas.

De quais formas ela pode variar dependendo da instituição e concorrência do curso escolhido?

Agora que você já entendeu como é feita a aplicação da nota de corte do vestibular, veja abaixo de que forma ela se aplica nos maiores processos seletivos nacionais que utilizam a nota do ENEM.

ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado a principal prova para ingressar na faculdade. Todas as pessoas que estiverem cursando o ensino médio estão aptas a fazer essa prova.

No entanto, apenas as que já tiverem concluído os estudos poderão usar a nota para ingressar em faculdades públicas, ou se candidatar a vagas de estudos em instituições privadas que aceitem a pontuação do ENEM para o ingresso e obtenção de bolsas.

Como a prova é a mesma para todos os candidatos, a forma mais comum de pontuação é com a utilização dos pesos para cada uma das áreas conforme o curso pretendido. Assim, a nota de corte do ENEM varia conforme a instituição de ensino, o curso e, claro, o desempenho daqueles candidatos.

SISU

O SISU (Sistema de Seleção Unificado) é o principal programa usado para o ingresso nas universidades públicas brasileiras. Basta escolher o curso e acompanhar as notas de corte que vão sendo definidas conforme os estudantes vão se candidatando e inserindo suas notas no sistema. A participação no SISU exige a realização do ENEM recentemente e não ter zerado a redação.

Prouni

No Prouni (Programa Universidade para Todos), são concedidas bolsas de 50% ou 100% dos estudos para cursos superiores em instituições públicas e privadas. Contudo, é preciso:

  • ter feito a última prova do Enem;
  • obter pelo menos 450 pontos na média geral e não ter tirado zero na redação;
  • ser portador de alguma necessidade especial;
  • ter feito o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa.

É importante lembrar que também há critérios de renda, que deve ser inferior a 1,5 salário-mínimo para ganhar 100% da bolsa.

Uma das peculiaridades do Prouni é a oferta de bolsas para professores da rede pública nos cursos de licenciatura ou Pedagogia, sem a necessidade de comprovar renda.

FIES

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é um programa do governo que oferece financiamento parcial ou integral, de acordo com a renda do candidato, para cursos superiores em instituições privadas.

A nota mínima para permitir ao candidato adquirir o financiamento estudantil vai depender do desempenho no ENEM dos indivíduos inscritos para as vagas em questão.

O FIES tem um número fechado de vagas que podem ser distribuídas, e a quantidade de candidatos interessados é bem maior. Sendo assim, apenas os melhores alunos serão selecionados por meio da nota de corte do FIES.

Como funciona o critério de nota de corte na Afya?

Cabe ainda destacar que as pontuações de corte estão presentes também em vestibulares para além do ENEM, especialmente de universidades privadas. Nesse sentido, na Afya não é diferente, bastando se inscrever e participar dos processos de seleção.

Como oferecemos diversas formas de ingresso e temos mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil que ofertam diversos cursos, a nota de corte na Afya vai variar conforme cada um destes fatores. Ou seja, conforme o curso escolhido, a unidade e, ainda, a forma de ingresso. Assim, no processo seletivo para o mesmo curso em uma mesma unidade, a nota de corte do vestibular pode ser diferente da nota de corte do ENEM ou da Transferência Externa, por exemplo.


Gostou do artigo?

Então, agora que você já sabe o que é a nota de corte do vestibular e entende como ela é calculada, se esforce ao máximo para ir bem na prova. Dessa forma, não será preciso se preocupar com essa questão.

Para ficar atualizado sobre nossas postagens, siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!