Como funciona a nota da corte do vestibular?
Quer saber como a nota de corte do vestibular pode variar dependendo da instituição? Confira o post!

Se a temporada de vestibulares fosse um filme, sabemos quem seria a vilã que impede o estudante de alcançar a tão sonhada vaga no ensino superior no último minuto. Às vezes, a nota de corte de um curso ou processo seletivo para bolsas de estudo tem esse efeito, e é por isso que entender como funciona a nota de corte do vestibular é tão importante.
Assim, você vai conseguir usá-la a seu favor e mudar o rumo da sua história. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura!
O que é a nota de corte do vestibular e por que ela é utilizada?
A nota de corte nada mais é do que a pontuação que reflete a concorrência em qualquer processo seletivo. Diferentemente da nota mínima, que é fixa, a nota de corte é dinâmica, mudando de acordo com o número de candidatos disputando uma mesma vaga.
Em outras palavras, consiste na última nota entre as pessoas classificadas, sendo a mais baixa dentro de cada modalidade. Ou seja, se existem 50 vagas disponíveis em Medicina, e 50 candidatos foram classificados, a nota do 50º candidato será a de corte.
Embora pareça ser igual à nota mínima, as duas não são a mesma coisa. No Enem, por exemplo, a nota mínima para que o candidato possa concorrer a uma bolsa no Prouni ou um financiamento pelo Fies é 450 pontos. Mas, por exemplo, a menor nota de corte do Sisu em 2023 foi do curso do curso de Filosofia: 323,18 na modalidade de ampla concorrência.
Como a nota de corte é calculada?
Como vestibulando, você pode pesquisar as notas de corte exigidas em anos anteriores pelos cursos e universidades onde gostaria de estudar para usar como norte. Mas não se apegue a esse histórico, pois não se trata de uma pontuação exata para o vestibular que será prestado.
Isso porque as notas de corte tendem a variar segundo o grau de dificuldade das provas e o desempenho dos candidatos. Sendo assim, a nota do último candidato classificado costuma variar de um ano para o outro.
Mais importante do que se informar sobre isso é ter o entendimento sobre como elas podem ser calculadas em cada vestibular que pretende fazer. Afinal, o cálculo não é apenas uma média geral entre a soma dos resultados de cada cadernos.


Nota de corte por média ponderada
Algumas Instituições de Ensino Superior (IES) valorizam o número de acertos em cadernos específicos que correspondem aos conhecimentos essenciais para cada curso. Esse método de avaliação funciona por meio de "pesos", com os quais se faz uma média ponderada para calcular os resultados dos candidatos e, consequentemente, a nota de corte.
Vamos a um exemplo: se você está prestando vestibular para o curso de Fisioterapia, que é um curso de Saúde, a redação e as questões do caderno de Ciências da Natureza terão um peso maior, valendo mais para a sua nota final.
Logo, se o peso delas for considerado 2, enquanto as demais 1, você receberá 2 pontos para cada questão de biologia, química ou física acertada e 1 ponto para cada questão acertada de outras áreas. Além disso, sua nota da redação também valerá o dobro.
Ao final, para a média ponderada, soma-se as notas e divide-se o valor pela soma dos pesos. Isso ocorre porque, em determinadas instituições, entende-se que alguns tipos de conhecimentos têm peso maior do que outros. Assim, estude todas as disciplinas, mas dê mais atenção àquelas que podem valer mais no vestibular que for prestar.
Como funciona a nota de corte no Sisu?
No Sistema de Seleção Unificado (Sisu), as notas de corte variam diariamente, refletindo a concorrência em tempo real. Como principal programa de ingresso em universidades públicas brasileiras, o volume de candidatos por vaga é muito alto, carecendo de um período de inscrições mais longo. Assim, conforme as inscrições avançam, as notas são atualizadas no sistema.
Uma estratégia eficaz é monitorar as notas parciais e ajustar as opções (1ª e 2ª) antes do fechamento do prazo de inscrição. Essa dinâmica também ocorre no Prouni, exigindo atenção redobrada dos vestibulandos para maximizar suas chances de conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade particular.
Como funciona o critério de nota de corte na Afya?
A Afya é o maior hub de educação e soluções médicas do Brasil, com mais de 30 unidades espalhadas pelo país. Cada uma pode ter o seu próprio critério para calcular as notas de corte, que variam de acordo com o curso escolhido e a forma de ingresso.
Assim, em um processo seletivo para o mesmo curso em uma mesma unidade, a nota de corte do vestibular pode ser diferente entre quem usou o resultado do Enem, quem fez o vestibular on-line e quem pediu transferência externa, por exemplo.
Saiba mais sobre como estudar na Afya aqui!
Agora que já sabe o que é uma nota de corte e entende como ela é calculada, está na hora de se esforçar ao máximo para ir bem no vestibular. Quanto melhor for o seu desempenho nos simulados que fizer ao longo do ano, menos você vai precisar se preocupar com essa questão.
Para ficar atualizado sobre nossas postagens, siga a gente no Instagram.

