Especialidades

Conheça os 5 melhores cirurgiões plásticos do mundo

Em dúvida de qual especialização seguir quando terminar o curso de Medicina? Conheça 5 dos mais renomados cirurgiões plásticos do mundo e inspire-se!

4
minutos de leitura

O culto à beleza é mencionado desde as civilizações antigas, a exemplo da Rainha Cleópatra, que usava as cores de raízes e frutos para colorir os lábios e os olhos.

Mas se antes a beleza era vista como algo trivial, hoje já se sabe que a melhora da autoestima pode colaborar para a saúde mental e qualidade de vida. É nesse ponto que entram os cirurgiões plásticos e sua incrível habilidade em melhorar a aparência de uma pessoa.

Entretanto, vale mencionar que muitas das cirurgias plásticas não visam apenas a estética, mas também a funcionalidade de alguns membros do corpo, como as cirurgias de reconstrução facial, por exemplo. Além disso, a cirurgia plástica também pode ajudar a combater a cultura da estética padrão.

Neste texto, apresentamos os 5 melhores cirurgiões plásticos do mundo, mas antes, veja os números atuais desse tipo de procedimento cirúrgico, e no final as vantagens de escolher esta especialidade. Confira!

Quando a cirurgia plástica surgiu e os dados atuais?

A cirurgia plástica remete ao século VI, onde, atualmente, encontramos a Índia. Entretanto, foi depois da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), que os procedimentos cirúrgicos envolvendo a beleza foram aperfeiçoados e popularizados.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), os países com maior número de cirurgias plásticas e tratamentos estéticos sem cirurgia em 2019 foram, nesta ordem: Estados Unidos, Brasil, Japão, México, Itália, Alemanha, Turquia, França, Índia e Rússia.

Ainda de acordo com a pesquisa, as cirurgias mais procuradas são a abdominoplastia, aumento e levantamento de glúteos, otoplastia e rinoplastia. Já no Brasil, especificamente, as cirurgias mais procuradas em 2020 foram:

  1. Lipoaspiração.
  2. Aumento de mama.
  3. Cirurgia de pálpebra.
  4. Abdominoplastia.
  5. Lifting de mama.
  6. Rinoplastia.

Quais são os melhores cirurgiões plásticos do mundo?

Para tornar-se cirurgião plástico são necessários os anos de estudo relacionados abaixo totalizando 12 anos:

  • 6 anos de graduação em Medicina;
  • 3 anos de residência em Cirurgia Geral: visando desenvolver técnicas cirúrgicas;
  • 3 anos de residência em Cirurgia Plástica: feito em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Entre os nomes citados abaixo figuram alguns brasileiros renomados e outros de outros países. Inspire-se neles!

1. Dr. Alfredo Hoyos - Colômbia

Este cirurgião plástico colombiano é conhecido por suas habilidades artísticas para esculpir curvas incomparáveis e definir músculos, graças à técnica inventada por ele: o Vaser High Definition Lipoplasty (VHD). O procedimento que introduziu a técnica que mistura a extração de gordura superficial, intermediária e profunda combinadas ao enxerto de gordura, ajudando a produzir alta definição muscular em homens e mulheres.

Além disso, ele inventou várias tecnologias avançadas para o contorno do corpo, como a Lipoescultura de Alta Definição (HDL) e a Lipoplastia de Definição Dinâmica (4D), revolucionando a lipoaspiração mundial. Este médico é um visionário e, sem dúvidas, revolucionou a cirurgia plástica contemporânea.

2. Dr. Garth Fisher - EUA

Reconhecido como um dos melhores cirurgiões plásticos dos EUA, o Dr. Garth Fisher estrelou a série de TV, “Extreme Makeover”, um fenômeno mundial. Entre seus pacientes estão as maiores celebridades do mundo todo. Seu foco é a cirurgia plástica estética facial, nariz, seios e corpo.

Foi ele quem criou o "lifting facial Pinnacle" — uma combinação de avanços cirúrgicos que atingiu o patamar da estética facial para alcançar resultados impressionantes. Seu projeto mais recente, DOC Block, reúne cuidados com o sol para ajudar a preservar e proteger a pele dos raios UV.

3. Dr. Woffles Wu – Ásia

Nomeado o Guru da Beleza da Ásia, o Dr. Wu consegue chegar com perfeição ao equilíbrio entre harmonia e beleza. Foi ele o inventor do "The Woffles Lift" — técnica capaz de minimizar inchaços (edemas) e hematomas em alguns de seus procedimentos menos invasivos, permitindo uma recuperação recorde em 24 horas.

O conceito de Rejuvenescimento Facial Não Cirúrgico (NSFR) se deve a ele, além de ter criado os cinco pilares do rejuvenescimento facial não cirúrgico (cinco R's):

  1. Relaxar (com Botox);
  2. Restaurar (com preenchedores);
  3. Ressurgir (IPL, laser e peelings químicos);
  4. Rejuvenescer (técnica não cirúrgica de pálpebra dupla);
  5. Redefinir (Woffles Lift e/ou o APTOS Feather Lift).

4. Dr. Raj Kanodia

O Dr. Raj Kanodia é um cirurgião plástico que se destaca pela técnica de Rinoplastia Fechada sem Cicatriz e no rejuvenescimento facial. Morando em Beverly Hills, Los Angeles, o cirurgião é chamado de "Rei do Nariz" por fazer cirurgias nasais muitíssimo habilidosas com incisões realizadas dentro do nariz (fechada).

Tal procedimento não somente aprimora a aparência estética como também melhora as vias aéreas nasais, favorecendo a respiração. Outras vantagens são aumentar a resistência, melhorar o olfato e o paladar.

5. Dr. Ivo Pitanguy – Brasil

Não poderíamos terminar nossa lista sem citar Ivo Pitanguy, falecido em 2016, conhecido como a maior referência mundial em cirurgia plástica em sua época, colocando o Brasil no mapa dos procedimentos estéticos e influenciando muitos médicos a seguirem seu caminho como cirurgião plástico. Em 2008, o New York Magazine o chamou de "rei da cirurgia plástica".

Nascido em Minas Gerais, mas atuando no Rio de Janeiro, Pitanguy criou diversas técnicas cirúrgicas para procedimentos estéticos e reparadores.

Sinônimo de grande habilidade cirúrgica, este brilhante profissional teve mais de 900 trabalhos científicos publicados e operou grandes celebridades como a atriz italiana Sophia Loren e Niki Lauda (piloto que sofreu um acidente gravíssimo na Fórmula 1, tendo o rosto deformado pela queimadura).

Quais são as vantagens de escolher esta especialidade?

O fato de a cirurgia plástica estar mundialmente em evidência já é um ótimo motivo para escolher essa especialidade. Isso porque, além de contar com profissionais renomados, a procura por cirurgias plásticas não para de crescer.

Além disso, são muitas as possibilidades a serem exploradas pelos profissionais que podem pender para o lado da cirurgia estética (que ainda podem ser mais ou menos invasivas, bem como os procedimentos tais quais o Botox) ou reparadora.

Neste texto, você conferiu um panorama sobre a cirurgia plástica no Brasil e no mundo e que o país ocupa a segunda posição em números de procedimentos anuais. Depois, você conheceu os cinco melhores cirurgiões plásticos do mundo. Por fim, mostramos os benefícios de escolher essa especialidade.

Agora, aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro das nossas novidades. Estamos no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook.