Especialidades

Hemorroida: o que é, como surge e como tratar

Deseja saber mais sobre os tratamentos da hemorroida externa e interna? Leia o nosso artigo!

6
minutos de leitura

As hemorroidas são um problema comum que afeta uma grande parte da população mundial. Elas podem causar um desconforto enorme e em alguns casos interferem significativamente na qualidade de vida.

Apesar de serem confundidas com outras condições, como o câncer colorretal, as hemorroidas têm causas, sintomas e tratamentos específicos. Entender o que elas são, como surgem, seus sintomas e as formas de tratamento é fundamental para lidar adequadamente com essa condição.

Quer saber mais sobre as hemorroidas? Continue a sua leitura!

Quais são os dados e fatos relevantes sobre a hemorroida?

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que cerca de 50% da população mundial será afetada por hemorroidas em algum momento da vida.

As hemorroidas são mais comuns em adultos entre 45 e 65 anos, embora possam ocorrer em qualquer faixa etária. Ambos os sexos são igualmente afetados, mas as mulheres grávidas têm um risco maior devido a mudanças hormonais e aumento da pressão sobre a área pélvica.

O que é a hemorroida?

A hemorroida é uma estrutura vascular localizada no reto e no ânus, composta por veias, artérias e tecido que ajudam no controle da evacuação. Essas estruturas fazem parte do sistema venoso anal, ajudando a manter a continência fecal.

Quando as hemorroidas se inflamam, elas podem causar sintomas como dor, sangramento, coceira e desconforto. As hemorroidas podem ser classificadas em dois tipos. Veja abaixo quais são eles!

Hemorroidas internas

Esse tipo de problema está localizado dentro do reto, geralmente não são visíveis, mas podem causar sangramento e dor especialmente durante a evacuação. Em alguns casos, as pessoas podem sentir desconforto depois.

Hemorroidas externas

Esse tipo de hemorroida fica situada fora do ânus e pode ser sentida como um nódulo. Por ficar na parte externa, elas são mais propensas a causar dores, principalmente quando trombos e coágulos se formam.

Quais são as suas principais causas?

As causas das hemorroidas estão frequentemente relacionadas a fatores que aumentam a pressão na região anal e retal. Alguns dos principais fatores incluem:

  • constipação e esforço excessivo durante a evacuação;
  • aumento do volume sanguíneo e da pressão sobre a região retal, que pode provocar o desenvolvimento de hemorroidas na gravidez;
  • excesso de peso, que pode contribuir para a pressão nas veias do reto no caso da obesidade;
  • falta de atividade física, que pode favorecer a constipação e dificultar o retorno venoso;
  • alimentação com baixo teor de fibras, que contribui para a constipação, agravando as hemorroidas;
  • envelhecimento, pois as paredes das veias podem enfraquecer, aumentando o risco de inflamação.

Quais são os sintomas das hemorroidas?

Os sintomas das hemorroidas incluem sangramento ao evacuar, mas esse sangue é vermelho vivo. O que a pessoa pode sentir também é dor e desconforto, especialmente ao sentar-se ou evacuar.

Outra situação que pode acontecer é coceira ou irritação na região anal. Além disso, pode ser sentida e visualizada uma projeção de um nódulo ou massa no ânus, principalmente em casos de hemorroidas externas.

Quais são as diferenças das hemorroidas e do câncer colorretal?

O sangramento nas hemorroidas é tipicamente vermelho brilhante e ocorre ao evacuar, enquanto o câncer colorretal pode causar sangramentos mais escuros ou misturados nas fezes.

O câncer colorretal também pode ser acompanhado de sintomas como perda de peso inexplicada, fadiga, alterações no hábito intestinal (que podem causar diarreia ou prisão de ventre) e sensação de evacuação incompleta, o que geralmente não ocorre com as hemorroidas.

Como a hemorroida pode ser evitada?

A prevenção das hemorroidas envolve mudanças no estilo de vida, com foco em hábitos saudáveis. Assim, algumas das medidas que podem ser tomadas são:

  • manter uma dieta rica em fibras, para evitar a constipação;
  • beber bastante água, para manter as fezes macias;
  • evitar o esforço excessivo durante a evacuação;
  • fazer exercícios físicos regulares, para melhorar a circulação e o trânsito intestinal;
  • evitar ficar sentado por longos períodos.

Portanto, é importante ter uma vida o mais saudável possível e ingerir bons alimentos. Dessa forma, será mais fácil manter o bem-estar e evitar o desenvolvimento de hemorroidas.

Como é o tratamento das hemorroidas?

O tratamento das hemorroidas varia conforme a gravidade e o tipo da condição. Por isso, as opções de tratamento podem ser divididas conforme a necessidade do paciente. Veja abaixo as principais abordagens que podem ser encontradas!

Tratamentos caseiros e medicamentosos

Pomadas ou supositórios anti-inflamatórios são indicados para aliviar a inflamação e a dor, além de ajudar na cicatrização da área afetada.

Banhos de assento com água morna também podem ser úteis. A imersão da região anal por 15 a 20 minutos, várias vezes ao dia, alivia a dor e a coceira.

Cremes e pomadas para dor e inchaço são produtos que contêm anestésicos locais ou corticosteroides. Desse modo, reduzem a dor, a coceira e a inflamação.

Mudanças no estilo de vida

O aumento do consumo de alimentos ricos em fibras ajuda a prevenir a constipação e facilita a evacuação, reduzindo a pressão nas hemorroidas. Entre os alimentos mais utilizados, podemos destacar:

  • frutas;
  • vegetais;
  • grãos integrais.

Manter-se bem hidratado facilita a evacuação e evita o endurecimento das fezes. Por outro lado, praticar atividades físicas regulares melhora a circulação sanguínea e ajuda a prevenir a constipação.

Procedimentos médicos

Existe um procedimento simples por meio do qual um elástico é colocado pelo médico ao redor da base da hemorroida. Em seguida, corta-se o seu suprimento sanguíneo, fazendo com que ela se resseque e caia.

Tal procedimento chama-se ligadura elástica. Já a escleroterapia consiste na injeção de uma substância química que causa a redução e o endurecimento da hemorroida.

Cirurgia

Em casos mais graves ou quando as outras opções não funcionam, pode ser necessária a remoção cirúrgica das hemorroidas. O procedimento cirúrgico é chamado de hemorroidectomia.

Em todos os casos, é importante procurar um médico proctologista para avaliar a gravidade e indicar o tratamento mais adequado.

Agora que você já sabe que as hemorroidas são uma condição comum, mas tratável e que pode afetar qualquer pessoa, não deixe de se especializar na área para poder auxiliar seus pacientes. Indique a prevenção por meio de hábitos saudáveis e, quando necessário, forneça outro tratamento.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada mais informações relevantes!

Tags
Nenhuma TAG relacionada.