Carreira e Mercado

Especialização médica: por que você deve pensar desde o início da graduação?

3
minutos de leitura

Muitas pessoas se sentem confusas na hora de prestar o vestibular por não terem muita certeza sobre a graduação que irão fazer. Alguns podem se sentir indecisos porque, afinal, gostam de muitas profissões e não sabem qual escolher. Outros, ao contrário, não se identificam com nenhuma ou têm uma certa dificuldade em se enxergarem fazendo a mesma coisa por toda a vida.

Com a escolha da especialização em Medicina pode acontecer algo parecido. Também, pudera: atualmente, no Brasil, são reconhecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB) 53 especialidades.

Por isso é tão importante pensar sobre o assunto desde o início do curso. Assim, é possível ter tempo de refletir e se preparar para a escolha de fato, tendo em vista que ao longo dos anos de faculdade o aluno tem a oportunidade de conhecer e experimentar o vasto e complexo universo de todas as áreas médicas.

O contato se dá especialmente durante o internato, última etapa do curso, quando ocorre uma maior proximidade com os professores que vivem o dia a dia da profissão. É quando a teoria dá lugar à prática e, por consequência, quando o estudante pode tirar suas últimas dúvidas para firmar ainda mais sua confiança na especialização escolhida.

Pode interessar você: Estudar Medicina e vida pessoal: veja 6 dicas para o equilíbrio

Pós-graduação médica

Diferentemente do período de residência, o curso de pós-graduação tem uma carga horária de, no mínimo, 360 horas e oferece uma grande bagagem técnica e teórica sobre a especialidade escolhida. Por esse motivo, a pós-graduação é um caminho que facilita também a vida acadêmica para quem quiser seguir pelo caminho de compartilhar conhecimento.

Alguns cursos de especialização precisam de pré-requisitos e outros não, confira quais são eles:

Especialidades sem pré-requisitos

Podem ser cursadas logo após a graduação:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Neurocirurgia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia, dentre outras.

Especialidades com pré-requisitos

Exigem um certo nível de conhecimento prévio, adquirido por meio de residência anterior:

  • Cirurgia Pediátrica;
  • Angiologia e Cirurgia Vascular;
  • Coloproctologia;
  • Mastologia;
  • Urologia, dentre outras.

Leia também: Cursa Medicina? Saiba como fazer um bom plano de carreira desde a faculdade

Como se preparar para escolher a especialização médica

Agora que você já sabe quais são algumas das opções de pós-graduação e a importância da escolha no início do curso, confira algumas dicas de como se preparar para essa escolha:

Estabeleça seu foco

Busque oportunidades em áreas da Medicina que você demonstra interesse ou já possui certa aptidão e foque em instituições de referência, bem conceituadas no mercado de trabalho. Atente-se durante o curso sobre quais são as matérias que mais chamam sua atenção, quais ações lhe deixam mais realizado ao finalizá-las e quais combinam mais com suas habilidades.

Alinhe seus sonhos

Você prefere trabalhar por um ideal ou prefere uma área que dê mais reconhecimento financeiro? Quer ter finais de semana livres ou nasceu para dar aula? Investir em autoconhecimento é ótimo para alinhar seus sonhos pessoais e profissionais antes de definir uma especialização que irá exigir muita dedicação a longo prazo.

Participe de tudo

Desde o início da graduação, busque realizar trabalhos extracurriculares, atividades científicas, projetos de extensão, bem como participação em palestras, eventos médicos e acadêmicos que estejam relacionados às especializações desejadas para, assim, poder tirar suas dúvidas e saber mais sobre cada uma delas.

Expectativa de mercado

Quais são as áreas do futuro? Quais precisam de mais profissionais especializados? Pense também na expectativa dessa especialização em relação às demandas do mercado, seja em empresas, faculdades, hospitais ou consultórios médicos.

Gostou deste artigo? Então, acesse facamedicina.afya.com.br e veja como podemos ajudar você a se tornar um profissional da Medicina bem qualificado!