Carreira e Mercado

Conheça as especialidades médicas mais promissoras no mercado

Genética, Emergência, Cirurgia... Qual é a nova cara da Medicina? Conheça algumas das especialidades médicas promissoras e que serão tendência no futuro!

12
minutos de leitura

A Medicina está sempre mudando. Esta é uma área em que a pesquisa é constante e a busca por novos métodos, medicamentos e estratégias para curar e diagnosticar doenças nunca termina.

Sendo assim, é normal que especialidades da Medicina fiquem mais em alta de tempos em tempos, considerando as particularidades da sociedade em cada período. E é claro que estamos passando por isso agora mesmo!

E então, quais são as especialidades médicas promissoras e que serão tendência? Pensando nessa dúvida, preparamos um conteúdo que será útil para futuros profissionais da Medicina ou para quem já atua na área e gostaria de investir em uma especialização. Continue a leitura e saiba mais!

O que são especialidades médicas?

Especialidades médicas são áreas específicas da prática da Medicina, que se concentram em determinados sistemas do corpo, grupos de órgãos ou doenças particulares.

Os médicos, após concluírem a faculdade de Medicina, têm a opção de se especializar em uma dessas áreas, realizando uma pós graduação para aprofundar seus conhecimentos e habilidades e atenderem melhor os seus pacientes.

Como funciona a carreira de Medicina?

A carreira de Medicina é um processo longo e exigente, composto por várias etapas. A primeira delas é o vestibular, fase em que você provavelmente está vivendo no momento. Este é um período bem desafiador, que demanda muita preparação física, psicológica e emocional.

Quando a pessoa é aprovada, começa a etapa da graduação. O curso tem duração de 6 anos e inclui tanto aulas teóricas quanto práticas em hospitais e clínicas.

Durante esse tempo, os estudantes aprendem sobre Anatomia, Fisiologia, Patologia, Farmacologia e outras disciplinas. Há, também, ao final do curso, o internato, um período de aulas práticas.

Se formou? Parabéns, agora você é um médico generalista! Este profissional pode dar plantões ou atuar diretamente no atendimento básico da população, diagnosticando e tratando algumas das doenças mais simples e realizando encaminhamentos para especialistas, quando necessário.

Os especialistas se aprofundam em alguma área, podendo trabalhar sob o título de alguma especialidade.

Essa especialização pode ser feita por meio de uma residência médica, na qual o estudante trabalha em um hospital e recebe uma bolsa-auxílio, ou na pós-graduação médica. Neste último caso, é necessário fazer uma prova após a conclusão do curso (a prova de título de especialista), mas o médico tem mais liberdade para trabalhar e, consequentemente, uma renda maior enquanto se especializa.

Depois de tudo isso, ainda há mais um pouquinho de estudos. A Medicina é uma área em constante evolução, com novas pesquisas e avanços acontecendo regularmente. Assim, você vai continuar sua educação ao longo da carreira, participando de cursos de atualização, conferências e outras atividades.

Quais fatores podem influenciar as especialidades médicas promissoras?

Antes de falarmos sobre as especialidades em alta no momento, que tal explicarmos alguns fatores relevantes? Confira!

Envelhecimento da sociedade

O aumento da expectativa de vida em muitos países leva ao envelhecimento da população. Isso pode resultar em maior incidência de enfermidades crônicas e condições relacionadas à idade, impulsionando especialidades como Geriatria, cuidados paliativos e várias outras.

No momento, o Brasil passa justamente por esse período de inversão da pirâmide etária. Sendo assim, a tendência é que a quantidade de idosos aumente, fazendo com que políticas públicas e profissionais preparados sejam cada vez mais solicitados para atender a esse público.

Desigualdade no acesso à saúde

A desigualdade no acesso à saúde é um fator que pode influenciar as especialidades médicas promissoras em determinados momentos e regiões. Por exemplo: em regiões como o sul e o sudeste ou grandes centros, a presença de especialistas é muito maior do que nas regiões norte e nordeste ou no interior do Brasil.

Essa desigualdade pode criar demandas específicas em certas especialidades médicas do futuro, refletindo as necessidades da população e as condições de saúde em cada região. Além disso, há doenças endêmicas, que podem interferir em todo esse contexto.

Tendências sociais

Mudanças nos hábitos de vida da população, como aumento da obesidade, sedentarismo ou uso de tecnologia, podem impactar a prevalência de certas doenças, influenciando as áreas em destaque na Medicina.

Além disso, o próprio comportamento do paciente pode influenciar. Um bom exemplo é o aumento da busca de profissionais da Cirurgia Plástica ou da Estética em geral, assim como a Medicina Preventiva.

Surgimento de tecnologias

O desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas médicas é capaz de impulsionar o crescimento de áreas especializadas. Ou seja: o surgimento de novos equipamentos de imagem, cirurgias minimamente invasivas ou terapias direcionadas pode criar demanda por especialistas nessas áreas.

A Cirurgia Robótica e áreas como a Radioterapia são bons exemplos disso. Nesse sentido, utilizam-se conceitos cada vez mais modernos para tratar pacientes com diversos tipos de problemas de saúde.

Contexto histórico

Existem momentos na história que podem interferir nas especialidades médicas promissoras, favorecendo algumas áreas em detrimento de outras.

Um bom exemplo são as epidemias ou pandemias, como ocorreu com a COVID-19. Isso pode aumentar a necessidade de especialistas em doenças infecciosas, epidemiologistas e profissionais de saúde pública.

Quais são as especialidades médicas promissoras atualmente?

Agora, é hora de você saber mais sobre as especialidades médicas do futuro! Para ajudar em nossa lista, utilizaremos os dados do último levantamento da Demografia Médica, de 2023. Nele, temos informações importantes sobre as áreas que têm menos profissionais e mais demanda no Brasil.

Além disso, devemos considerar também as áreas que, apesar de contarem com muitos profissionais cadastrados, têm uma demanda altíssima por conta de características da sociedade. Então, falaremos também sobre algumas áreas bem conhecidas, mas que se mantêm em alta ano após ano.

Genética Médica

A Genética Médica é uma especialidade que se concentra no estudo e diagnóstico de doenças hereditárias, ou que afetam os genes de maneira geral.

Os médicos geneticistas trabalham com pacientes de todas as idades, desde o diagnóstico pré-natal até o cuidado de adultos com doenças genéticas hereditárias.

Eles utilizam técnicas avançadas de análise genética para identificar alterações no DNA e sindromes cromossomicas estudando como essas mutações podem afetar a saúde dos indivíduos e suas famílias.

Oportunidades de carreira na Genética Médica

As oportunidades de carreira em Genética Médica são diversas. Por exemplo, é possível atuar em hospitais, clínicas especializadas ou em consultórios, fornecendo diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético a pacientes. Outra possibilidade é a realização de pesquisas acadêmicas e clínicas para avançar o conhecimento sobre o assunto.

Razões para alta procura no futuro

A procura por especialistas em Genética Médica tende a aumentar por diversas razões, como:

  • desenvolvimento de técnicas de sequenciamento genético e terapias promissoras;
  • novas oportunidades de diagnóstico e tratamento.
  • preocupações com saúde preventiva;
  • aumento da expectativa de vida;
  • evolução para uma Medicina mais personalizada.

Medicina de Emergência

Esta é uma especialidade médica que se dedica ao atendimento emergencial de pacientes. Os especialistas trabalham em unidades pronto-socorro ou no SAMU, onde lidam com uma ampla variedade de condições médicas urgentes e críticas.

São treinados para fornecer atendimento imediato a pacientes em situações de risco de vida, como paradas cardíacas, acidentes graves, traumas e intoxicações. Esses médicos devem ser rápidos em avaliar os pacientes, diagnosticar os problemas e iniciar o tratamento necessário à estabilização dos sinais vitais.

Oportunidades de carreira em Medicina de Emergência

Sendo uma das áreas com menos médicos no Brasil, a Medicina de Emergência possibilita a atuação em:

  • hospitais;
  • setores de toxicologia;
  • ambulâncias e serviços médicos de emergência;
  • centros de trauma.

Por que será procurada no futuro

A Medicina de emergência está entre as especialidades médicas promissoras, pois as emergências nunca vão parar de acontecer e alguns fatores podem fazer com que essa profissão seja ainda mais valorizada. Veja alguns deles:

  • crescimento da população;
  • avanços tecnológicos, melhorando os recursos para atendimento;
  • eventos de grande escala, como desastres naturais, acidentes em massa ou emergências de saúde pública;
  • envelhecimento da população.

Radioterapia

A Radioterapia é uma especialidade que utiliza radiação para tratar e controlar o crescimento de tumores cancerígenos e outras condições médicas.

Ela desempenha um papel importante no tratamento do câncer, sendo frequentemente utilizada em conjunto com outras modalidades terapêuticas, como cirurgia e quimioterapia.

A radiação é administrada diretamente na área do tumor ou tecido afetado. Pode ser feita por meio de máquinas externas, chamada de radioterapia externa, ou com fontes radioativas colocadas temporariamente ou permanentemente dentro do corpo, chamada de braquiterapia.

Oportunidades de carreira na Radioterapia

As oportunidades em Radioterapia incluem:

  • trabalho em centros especializados em Radioterapia, atendendo pacientes com câncer e outras condições;
  • participação em pesquisas acadêmicas e clínicas para desenvolver novos protocolos de tratamento;
  • ensino.

Razões para alta procura no futuro

A Radioterapia será procurada por razões como:

  • aumento da incidência de câncer;
  • envelhecimento da população;
  • ênfase na terapia personalizada;
  • importância da preservação da qualidade de vida, mesmo em casos paliativos, nos quais a cura completa não é possível.

Medicina Física e Reabilitação

A Medicina Física e a Reabilitação são focadas na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à limitação de movimentos e dificuldade de locomoção, como lesões e outras questões.

O objetivo é ajudar os pacientes a recuperar a funcionalidade, melhorando sua qualidade de vida após eventos traumáticos, lesões ou condições médicas que afetam o sistema musculoesquelético, neurológico, ou outras funções do corpo.

Oportunidades de carreira na Medicina Física e a Reabilitação

Veja algumas das possibilidades de atuação para quem se especializar na Medicina de Reabilitação:

  • trabalhar em hospitais, clínicas especializadas ou consultórios privados;
  • reabilitação neurológica de pacientes com lesões ou condições neurológicas, como AVC, lesão medular e esclerose múltipla;
  • reabilitação pediátrica;
  • Medicina Esportiva.

Razões para alta procura no futuro

Há várias razões que podem influenciar a busca por esses profissionais. Confira algumas das principais:

  • envelhecimento da população;
  • foco na reabilitação, com priorização da qualidade de vida dos pacientes;
  • ênfase na prevenção, permitindo que médico e paciente evitem lesões variadas em atletas e profissionais de diversas áreas;
  • aumento de lesões relacionadas ao trabalho e esportes.

Medicina Nuclear

A Medicina Nuclear é uma especialidade que utiliza substâncias radioativas (radiofármacos) para diagnosticar e tratar enfermidades. Alguns dos exames envolvidos são a cintilografia e o PET SCAN. Vale ainda destacar que há tratamentos com esses medicamentos.

Ela é uma disciplina única, pois combina técnicas de diagnóstico por imagem, como a Radiologia, com abordagens terapêuticas específicas, unindo tecnologia aos protocolos já conhecidos para o tratamento de diversas doenças.

Oportunidades de carreira na Medicina Nuclear

Confira algumas das oportunidades em potencial para quem se especializar nesta área, que é uma das que mais carece de profissionais no Brasil:

  • trabalhar em hospitais ou clínicas especializadas em Medicina Nuclear, realizando exames de diagnóstico e tratamentos terapêuticos.
  • participar de pesquisas acadêmicas e clínicas para desenvolver novos radiofármacos e aprimorar as técnicas que já existem;
  • atuar em conjunto com empresas farmacêuticas que desenvolvem tais medicamentos.

Razões para alta procura no futuro

Veja alguns motivos que fazem da Medicina Nuclear uma das especialidades médicas promissoras:

  • avanços tecnológicos;
  • foco no diagnóstico precoce;
  • envelhecimento progressivo da população;
  • crescimento da busca por terapias personalizadas.

Cirurgia de Mão

A Cirurgia de Mão é outra área que conta com poucos profissionais na área médica. Ela se dedica, como o nome indica, ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões e doenças que afetam a mão e o punho.

Os profissionais da área possuem treinamento específico para lidar com problemas complexos da região, incluindo fraturas, lesões de nervos e tendões, deformidades congênitas e doenças como a síndrome do túnel do carpo. Sua função é reparar as estruturas e evitar a perda de função e movimento na área.

Oportunidades de carreira em Cirurgia de Mão

Confira as oportunidades que são vivenciadas por esses profissionais:

  • trabalhar em consultórios particulares ou clínicas especializadas em Cirurgia de Mão;
  • atuar em hospitais e centros de trauma, onde lidam com casos mais complexos;
  • participar de pesquisas acadêmicas e clínicas.

Razões para alta procura no futuro

Veja, agora, alguns dos motivos pelos quais investir nessa carreira é uma boa opção:

  • envelhecimento da população, que aumenta a demanda por conta de problemas como a artrose;
  • aumento da busca para tratamento de lesões ocupacionais, ou seja, que acontecem no ambiente de trabalho, por conta de movimentos repetitivos.

Cirurgia Torácica

A Cirurgia Torácica se concentra no tratamento cirúrgico de doenças e condições que afetam o tórax (região do peito).

Ou seja: aqui, são tratados problemas diversos que afetam estruturas como pulmões, esôfago, mediastino (espaço entre os pulmões), pleura (membrana que reveste os pulmões), diafragma, entre outras estruturas do tórax.

Oportunidades de carreira em Cirurgia Torácica

Confira algumas das possibilidades de atuação para esses profissionais:

  • cirurgia torácica geral;
  • cirurgia torácica oncológica, tratando problemas relacionados ao câncer;
  • cirurgia torácica pediátrica, com o tratamento exclusivo de crianças.

Razões para alta procura no futuro

Afinal, quais são os motivos que vão levar a uma alta procura pelos cirurgiões torácicos? Veja algumas delas:

  • aumento das doenças respiratórias, como o câncer de pulmão;
  • envelhecimento da população, que está associado a um aumento da incidência de problemas torácicos;
  • abordagem multidisciplinar para os problemas acima, fazendo com que as cirurgias (cada vez mais tecnológicas) sejam uma possibilidade de tratamento viável e interessante de várias doenças.

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Você já ouviu falar sobre a Cirurgia de Cabeça e Pescoço? Ela também está entre as especialidades com menor número de profissionais no Brasil. Seu foco está no diagnóstico, tratamento cirúrgico e reabilitação de doenças que afetam essa região.

Alguns exemplos são cânceres de cabeça e pescoço, tumores benignos, doenças da glândula tireóide, distúrbios da voz e da deglutição, entre outras condições relacionadas.

Oportunidades de carreira em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

As possibilidades de trabalho em Cirurgia de Cabeça e Pescoço incluem:

  • cirurgia oncológica de cabeça e pescoço, com a especialização no tratamento do câncer;
  • cirurgia da tireoide e paratireoide;
  • cirurgia reconstrutiva de cabeça e pescoço, focada em uma abordagem da cirurgia plástica visando a reconstrução dessas áreas após lesões.

Razões para alta procura no futuro

Alguns dos motivos que a tornam uma das especialidades médicas promissoras são:

  • aumento da incidência de cânceres de cabeça e pescoço;
  • o envelhecimento da população, novamente, é um fator que predispõe o aumento da busca por esses profissionais;
  • avanços tecnológicos, como cirurgia assistida por robô e técnicas minimamente invasivas, que aumentam a busca dos pacientes por esses tratamentos.

Patologia Clínica

Também conhecida com o nome de Medicina Laboratorial ou Análises Clínicas, a Patologia Clínica é uma área que se dedica ao estudo e diagnóstico das doenças por meio da análise de amostras biológicas, como sangue, urina e fezes.

Assim, são profissionais indispensáveis, pois ajudam no diagnóstico de problemas variados, contribuindo para tratamentos cada vez mais direcionados. Esse profissional não costuma ter muito contato com os pacientes, ficando bastante restrito ao ambiente laboratorial.

Oportunidades de carreira em Patologia Clínica

Algumas formas de atuação em Patologia Clínica são:

  • trabalhar em laboratórios clínicos, realizando uma variedade de exames e testes;
  • especialização em alguma área, como hematologia, microbiologia, imunologia ou genética;
  • ser gestor ou diretor de laboratório clínico, supervisionando equipes e cuidando da parte funcional do trabalho.

Razões para alta procura no futuro

Veja algumas das possíveis causas da alta demanda por patologistas:

  • importância do diagnóstico preciso e rápido;
  • ele de novo, o envelhecimento populacional, que contribui para a urgência de diagnósticos precisos;
  • Medicina de Precisão, uma das maiores tendências atuais no segmento;
  • aumento da consciência sobre saúde e foco na prevenção.

Geriatria

A Geriatria é uma especialidade médica que se dedica ao cuidado e tratamento de idosos, abordando os aspectos da saúde física, mental e social dessa população.

Com o envelhecimento ocorrendo em muitos países, incluindo no Brasil, a Geriatria se tornou uma especialidade cada vez mais relevante e necessária na garantia de uma boa qualidade de vida dos idosos.

O médico geriatra realizam uma avaliação detalhada dos idosos, considerando não apenas suas condições médicas, mas também suas necessidades emocionais, sociais e funcionais.

Oportunidades de carreira na Geriatria

As oportunidades em Geriatria incluem:

  • atuar em hospitais ou clínicas, sejam elas especializadas ou não;
  • trabalhar em casas de repouso e instituições de cuidados de longa permanência;
  • ensino e pesquisa, contribuindo na formação de novos profissionais, ou ainda, a pesquisa de novas formas para ajudar a população idosa.

Razões para alta procura no futuro

A Geriatria será procurada em breve por muitas razões, como veremos a seguir:

  • o envelhecimento da população, que é uma tendência global, levando a uma maior demanda por cuidados especializados para os idosos;
  • aumento da expectativa de vida;
  • aumento da prevalência de doenças crônicas associadas ao envelhecimento;
  • ênfase na qualidade de vida;
  • priorização da prevenção.

Cardiologia e Cirurgia Cardíaca

A Cardiologia é uma especialidade que se concentra no diagnóstico e tratamento de enfermidades e condições relacionadas ao sistema cardiovascular.

Aqui, são cuidados os pacientes com problemas cardíacos, incluindo doenças coronárias, insuficiência cardíaca, arritmias, valvulopatias e outras condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos.

Além disso, há o segmento da Cirurgia Cardíaca, que trabalha com a cardiologia a partir de uma abordagem cirúrgica, tratando problemas que precisam de intervenções para serem abordados.

Oportunidades de carreira em Cardiologia

Algumas das principais são:

  • cardiologia clínica, com a atuação em hospitais e clínicas para o atendimento de pacientes em geral;
  • cardiologia pediátrica;
  • cirurgia cardíaca, focada nas intervenções cirúrgicas do coração e vasos sanguíneos.

Razões para alta procura no futuro

Tanto a Cardiologia quanto a Cirurgia Cardíaca serão especialidades extremamente em alta. Os motivos? Veja a seguir:

  • envelhecimento da população;
  • aumento da incidência de doenças cardiovasculares;
  • estilo de vida moderno, com hábitos pouco saudáveis;
  • sedentarismo e tabagismo em alta na população;
  • foco nos cuidados preventivos.

Como escolher a melhor especialidade médica para seguir?

Escolher uma das especialidades médicas promissoras é uma decisão pessoal e complexa que envolve diversos fatores. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer essa escolha:

  • conheça seus interesses, habilidades e valores pessoais;
  • busque oportunidades para ter experiências práticas em diferentes especialidades, como estágios e afins;
  • faça uma pesquisa detalhada sobre as áreas e suas características, visando de entender quais combinam mais com seus gostos e objetivos;
  • considere o estilo de vida que cada especialidade proporciona e, claro, o que você deseja para o seu futuro;
  • estude o mercado de trabalho e entenda questões como a demanda futura, a faixa de salário e outros detalhes importantes;
  • reflita sobre em qual área você se sentiria mais satisfeito e motivado;
  • converse com professores e outros profissionais da saúde.

E mais importante: entenda que a escolha não é necessariamente definitiva. Com as pós-graduações, você pode mudar de área caso assim deseje e, claro, se manter atualizado ao longo de toda a carreira.


Gostou de conhecer mais sobre as especialidades médicas promissoras nos dias atuais?

Esperamos que sim! Além destas, há várias outras áreas que podem ser seguidas. Tenha em mente que quem faz o sucesso é o seu esforço e a capacidade de buscar as melhores oportunidades, independentemente do segmento escolhido.

Aproveite para seguir a Afya nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Instagram, YouTube, LinkedIn e Facebook e ficar por dentro das dicas, novidades e informações que passamos por lá!