Graduação

Dia Nacional da Saúde: 5 dicas para os estudantes de Medicina cuidarem do bem-estar

No Dia Nacional da Saúde, veja algumas dicas que podem ajudar você, estudante de Medicina, a cuidar melhor do seu bem estar Confira!

5
minutos de leitura

Se você faz parte da imensa base de estudantes de Medicina do Brasil,  provavelmente já ouviu falar sobre o dia 5 de agosto, em que é celebrado o Dia Nacional da Saúde. Instituída em 1967, a data foi escolhida como uma homenagem ao nascimento de Oswaldo Cruz, um dos mais importantes médicos e sanitaristas de nossa história.

Oswaldo Cruz foi personagem central no combate e erradicação de pandemias, como a da febre amarela, peste bubônica e varíola. No ano de 1900, fundou o Instituto Soroterápico Federal, rebatizado, em 1908, como Fundação Oswaldo Cruz.

Provavelmente você ouviu falar muito nos últimos meses desta fundação, geralmente  chamada pela sua sigla: Fiocruz. Pois é, ela foi a responsável por produzir as vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 no Brasil.

Voltando ao Dia Nacional da Saúde, a data  foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de um estilo de vida mais saudável. Pensando nisso, hoje vamos celebrar trazendo 5 dicas para os estudantes de Medicina cuidarem melhor do seu bem-estar - não só no dia 5 de agosto, mas no ano inteiro. Vem ver!

1 - Cuidados com a alimentação e sono

Uma vida com bem-estar começa pela alimentação e descanso. Provavelmente você já ouviu o ditado “você é o que você come”. Não que ele seja literal, mas a alimentação influencia em todos os aspectos cotidianos, desde a disposição e concentração até o humor e a capacidade cognitiva. Por isso, manter uma dieta saudável é fundamental, assim como beber bastante água durante o dia.

Da mesma forma, uma boa noite de sono também tem seu valor. É dormindo que recuperamos nossas energias e consolidamos nossas memórias e aprendizados, por exemplo. Por isso, tente sempre dormir de 7 a 9 horas por noite.

Pode interessar você: Rotina dos estudantes de Medicina: saiba como é

2 - Pratique atividades físicas

Corpo e mente precisam de cuidados na mesma medida. Uma rotina de atividades físicas pode trazer muitos benefícios para seus estudos, como a melhora na concentração e no aprendizado. Além disso, manter o corpo ativo ajuda a prevenir uma série de doenças causadas pelo sedentarismo e obesidade, e contribui para uma vida mais feliz e harmoniosa.

E se engana quem pensa que, para ter esses resultados, é necessário ir a uma academia ou dedicar horas e horas se exercitando: alguns minutos de atividade física em casa já fazem toda a diferença. Comece aos poucos!

3 - Fuja da rotina

Um erro muito comum entre os estudantes de Medicina é o de passar horas a fio estudando todos os dias, abdicando de momentos de lazer e diversão. Até por este motivo, temos casos de burnout, ansiedade, depressão e queda de desempenho entre os vestibulandos. Mas a boa notícia é que tudo isso pode ser prevenido.

Junto com as outras dicas já mencionadas, separar momentos para fugir da rotina é fundamental para manter a qualidade do aprendizado. E essa “fuga” pode significar muitas coisas, a depender de cada estudante: assistir a um filme ou série, sair com os amigos, curtir com a família e escutar música - a lista de possibilidades é grande.

4 - Organize seu tempo

Só consegue fugir da rotina quem tem uma rotina estabelecida. Quantas horas você estuda por dia? Quantas você dorme e quantas se diverte? Colocar tudo isso na ponta do lápis vai lhe ajudar a definir metas e entender os próximos passos rumo ao seu objetivo. Os estudantes de Medicina precisam lidar com uma grande carga de matérias, e só é possível lidar com elas de maneira saudável a partir de uma rotina definida.

Um dia tem apenas 24 horas, e muitas vezes elas parecem não ser suficientes. Por isso mesmo, planejamento é fundamental. Mantenha uma planilha ou uma agenda com seus afazeres e procure segui-los à risca, incluindo os momentos de lazer e descanso. Equilíbrio é tudo!

Leia também: 5 conselhos para o estudante de Medicina iniciante

5 - Procure um psicólogo

Mesmo tomando todos os cuidados para se ter uma boa  qualidade de vida, a verdade é que em alguns momentos precisamos de ajuda externa. Quando se trata de saúde mental, o apoio terapêutico é capaz de ajudar no autoconhecimento para lidar com questões que podem causar ansiedade, depressão e outros distúrbios.

Caso você sinta que algum problema psicológico está interferindo em seus estudos, não hesite em procurar ajuda especializada. Já foi-se o tempo em que as pessoas desconfiavam de terapeutas e achavam que Psicologia não era uma ciência séria.

Gostou das dicas? Então, compartilhe com seus amigos. Quer ficar por dentro de mais conteúdos do universo da Medicina? Clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre o curso no nosso blog!