Graduação

Realidade aumentada na Medicina: quais as funcionalidades dessa tendência na área saúde

Veja abaixo como a realidade aumentada já está sendo utilizada no curso de Medicina e na prática médica em benefícios dos pacientes.

3
minutos de leitura

A realidade aumentada (RA) está se tornando uma inovação revolucionária, que adiciona camadas de informações digitais ao nosso ambiente físico. Isto é, ela nos permite interagir com dados virtuais enquanto permanecemos no mundo real, ampliando o nosso conhecimento sobre o ambiente em que estamos inseridos.

Recentemente, o Apple Vision Pro chamou a atenção ao trazer a RA para o uso cotidiano através de óculos que permitem às pessoas visualizarem informações, vídeos e aplicativos diretamente sobre o que estão vendo. Assim, suas rotinas podem ser integradas à tecnologia de uma forma super prática.

Mas  o alcance da realidade aumentada já chegou à Medicina, sendo ainda mais significativos os seus benefícios. Veja abaixo quais as funcionalidades desta tecnologia na prática médica para ter uma ideia de como será o futuro da sua profissão.

Visualização de dados e imagens médicas

Esse recurso tecnológico permite que imagens médicas, como tomografias e ressonâncias magnéticas, sejam sobrepostas ao corpo do paciente em tempo real. Isso ajuda os profissionais a visualizarem estruturas internas enquanto realizam procedimentos.

Outra funcionalidade é avaliar feridas e revisar as informações do paciente, o que pode acontecer durante um atendimento. Além disso, a modelagem 3D possibilita a criação de modelos tridimensionais de órgãos e áreas anatômicas que podem ser visualizados e manipulados com maior precisão.

Guias e assistência em procedimentos

A realidade aumentada aplicada na Medicina contribui para o avanço da saúde na orientação de cirurgias. Por meio do fornecimento de informações e guias em tempo real, essa tecnologia ajuda a orientar os cirurgiões com dados sobre estruturas anatômicas e possíveis complicações do procedimento.

Há também a funcionalidade de simulação de procedimentos que é muito útil para o treinamento de médicos em um ambiente virtual. É como se houvesse uma réplica do cenário real, onde a possibilidades podem ser testadas sem que qualquer erro coloque em risco a vida do paciente.  

Educação médica e treinamento

As aulas de anatomia e fisiologia tornaram-se muito mais ricas depois que a realidade aumentada foi levada para a sala de aula. Por meio da utilização de modelos tridimensionais interativos, os estudantes que têm acesso a este recurso, como é o caso de todos os alunos da Afya, aprendem de uma forma muito mais envolvente e compreensível.

Da mesma forma que médicos formados, residentes e até já especializados podem usar esta tecnologia para treinar suas habilidades, você também poderá ainda na faculdade. Esse processo fará com que a sedimentação do seu conhecimento e o refinamento da sua técnica seja bem melhor.  

Planejamento e diagnóstico

A RA pode ser aplicada do início ao fim da prática médica. Se já citamos o procedimento cirúrgico em si, vale lembrar que há todo um planejamento técnico pré-operatório que pode ser aprimorado por meio da visualização detalhada e da simulação de cenários.  

Os diagnósticos que precedem a indicação de uma intervenção cirúrgica também são beneficiados por essa tecnologia. Toda e qualquer informação adicional, captada e traduzida por sensores junto ao histórico médico, coloca o profissional mais próximo da solução ideal para cada caso.  

Gostou deste conteúdo? Navegue pelo nosso blog e descubra outras novidades inovadoras que você pode esperar para a sua graduação em Medicina na Afya.