Graduação

Saiba como funciona o Internato de Medicina

Estágio obrigatório ou residência médica? Entenda o que é de fato o Internato do curso de Medicina para não se confundir nunca mais.

4
minutos de leitura

A faculdade de Medicina, que tem duração de seis anos, é dividida em etapas teóricas e práticas, sendo seus últimos semestres ocupados por uma fase chamada “Internato”. Você provavelmente já ouviu falar sobre ele, mas talvez não saiba como funciona sua dinâmica, que faz parte da formação de todo futuro médico.

Simplificando, o Internato corresponde ao estágio obrigatório do curso de Medicina e seu funcionamento é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). No artigo de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas para você saber o que esperar quando chegar a sua vez!

Como funciona o Internato de Medicina?

É durante o Internato que os estudantes realizam atividades supervisionadas pelos professores da faculdade em hospitais ou clínicas próprias da Instituição de Ensino Superior (IES), onde estão matriculados, ou na rede conveniada.

Qual é a carga horária?

Pelo menos 35% da carga horária total do curso de Medicina deve ser dedicado ao Internato. Em geral, os cursos organizam sua grade curricular para que ele aconteça durante os dois últimos anos da graduação.  

Chega de provas e trabalhos! Seu tempo durante o Internato será totalmente ocupado pela prática da vida médica.

Assim, seus estudos seguirão muitas vezes as rédeas do que foi visto durante o estágio. Ou seja, muitas vezes, os casos que você acompanhou pessoalmente serão a bússola dos artigos que você lerá ao chegar em casa.

Atividades realizadas durante o Internato de Medicina

As diretrizes são todas organizadas pelo MEC. Até hoje, a distribuição da força de trabalho estudantil fica dividida da seguinte forma:

  • 30% totalmente dedicado ao atendimento na Atenção Básica e em Serviço de Urgência e Emergência do SUS. Nessas áreas, as atividades são voltadas à especialidade de Medicina de Família e Comunidade.
  • 70% direcionados a atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Como é a rotina do interno

Os estudantes são chamados de internos durante essa fase e recebem várias incumbências. Faz parte da sua rotina, por exemplo, realizar plantões que poderão atingir até 12 horas diárias, com limite de 40 horas semanais.

Onde o internato acontece?

O MEC prevê que o colegiado do curso de Medicina autorize o estudante a realizar até 25% do Internato num estado diferente de onde está localizada a IES onde ele está fazendo a graduação.

Como funciona o Internato na Afya

Com o objetivo de ajudar nossos alunos a desenvolverem habilidades, atitudes e conhecimentos essenciais às suas futuras carreiras, oferecemos acesso exclusivo à plataforma Whitebook. A ferramenta é recheada de conteúdos ricos, como casos clínicos recentes.

Além disso, aliados ao acompanhamento do seu preceptor no dia a dia, você terá à sua disposição um psicopedagogo e um tutor para orientarem os seus estudos.

Leia também: As soft skills mais importantes para o estudante de Medicina

Dicas para aproveitar bem seu internato

Esse período do curso de Medicina é uma oportunidade riquíssima para praticar seus conhecimentos e se tornar um bom profissional. Esteja sempre atento à conduta dos médicos mais experientes. A observação é um ótimo caminho para o aprendizado.

A dica de observação vale também para os pacientes. Procure conversar com eles e ser delicado e empático. Você vai lidar com pessoas de várias origens, culturas e personalidades, e em situações extremamente sensíveis. Sua atenção pode ser tudo que eles têm.

Nunca tome qualquer decisão sozinho se não tiver 100% de certeza e não resolva qualquer caso grave sem auxílio. Lembre-se de que você está no Internato para aprender e ainda não é um médico formado.

Não se atrase para chegar aos seus plantões. Seus colegas já estão há 12 horas trabalhando e provavelmente estão bastante cansados.

Leve sempre um lanchinho para seu plantão. Muitas vezes, você não vai conseguir fazer uma refeição reforçada com calma, como o almoço ou o jantar, portanto, é bom estar prevenido.

Por fim, se você está quase no final do curso de Medicina e vai fazer Internato em breve, chegou a hora de começar a pensar em qual especialização deseja fazer após a formatura.  São mais de 50 opções, com várias possibilidades para você transformar a vida das pessoas por meio do acesso à saúde e ao bem-estar.  

Gostou deste conteúdo? Navegue pelo Blog Graduação e conheça mais sobre a estrutura completa da Afya, que possui unidades do Norte ao Sul do Brasil. Você vai amar estudar aqui!